E de um dia para o outro o mundo virou de ponta cabeça, fomos surpreendidos por uma pandemia que ninguém esperava e que mudou sobre maneira o nosso dia a dia, a nossa rotina pessoal e profissional. O medo, a insegurança invadiram nossas vidas, mas, não nos impediram de pensar, refletir em novas possibilidades e oportunidades.
Passado um pouco mais de 2 meses, o novo normal já é uma realidade no nosso comportamento, com impacto direto nas nossas relações e negócios. Quantas transformações em tão pouco tempo.
O que percebo é que os empreendedores com suas habilidades e motivação para a luta estão mostrando sua capacidade de superação, vejo empreendedores apurando seu olhar para novas oportunidades, diante do novo cenário e partindo para ação.
O que era só um projeto de transformação digital e caminhava devagar, agora virou realidade. O que acontecia principalmente nas startups descobrir uma oportunidade, prototipar, testar, deu certo? Lança no mercado. Não deu? Corrige rapidamente e lance de novo, agora é regra para quem quer sobreviver e se fortalecer nesse novo tempo.
Com o isolamento social, novos hábitos da sociedade, das nossas famílias, o fechamento de lojas, shopping centers, tudo ao que num primeiro olhar seria uma tragédia, nos traz reflexões e novas oportunidades sim.
Movimentos de união, generosidade e cooperação surgem nos pequenos negócios, nos bairros, um ajudando o outro a superar, um recomendando o outro. O olhar para o bem comum, fez com que deixássemos nosso egoísmo de lado, o de olhar apenas o seu negócio, a sua empresa e nos fez enxergarmos o entorno, um olhar coletivo para a sobrevivência e superação.
É momento de nos reconectarmos com o novo cenário e pensar em: como continuar sendo relevante na vida do meu cliente? Como poderei ajuda-lo a passar por essa fase? Quem souber responder essas questões levando produtos e serviços que farão a diferença na vida de seus clientes e que tenham um propósito claro, sairá com soluções inovadoras para o novo normal e sua marca ainda mais fortalecida.
Veja alguns exemplos e depoimentos de pequenas empresas com grandes empresárias que estão inovando e se reinventando nesse momento:
Nós do grupo Produtiva/Modella, tivemos nossas 11 lojas fechadas devido a pandemia, por estarem localizadas nos shoppings em Curitiba. Na primeira semana foi realmente um susto, pois tivemos que suspender praticamente 90% do quadro de funcionários. Estávamos com projeto começando do e-commerce, que com muito esforço, determinação foi implantado para nossas duas marcas. O Sebrae teve papel em destaque conosco nesse processo, pois, graças as consultorias e inúmeras palestras que fomos assistindo online, enquanto colocamos a mão na massa, tivemos um excelente suporte e apoio, pudemos colocar no ar e fazer nossos clientes já existentes poder ter acesso e ainda nos tornar mais conhecidos por novos clientes. As dicas dadas nas aulas e as mentorias, quando colocadas em prática, podem sim trazer um excelente resultado nesse processo! O preparo mental, o foco na solução e uma atitude proativa nesse processo é fundamental, pois o cliente também busca estar conectado com quem eleve sua autoestima, ou pelo menos, não o desanime mais ainda! E assim sucessivamente para nossos colaboradores, temos que estar concentrados que essa situação e passageira e o quanto mais plantarmos em atitudes positivas agora, mais colheremos! E na tempestade que aparece o comandante do navio! Empresária Rute Misleh Modella/Produtiva Modas
https://instagram.com/produtivamodas?igshid=vy0z2sr5pb57
Durante o período em que a loja esteve fechada e logo após o retorno das atividades, buscamos focar ainda mais no relacionamento com os clientes. Nos preocupamos em passar uma mensagem de confiança. Acreditamos que nos conectar emocionalmente com os clientes é mais importante agora do que simplesmente oferecer nossos produtos. Por isso retornamos às atividades enviando uma mensagem especial, depois fizemos um sorteio para a Páscoa em que os clientes mandavam uma mensagem positiva em nossas redes sociais. Também enviamos máscaras aos clientes que compraram conosco por delivery com uma mensagem de empatia e união. São gestos simples, mas que nos conectam ainda mais com cada cliente e fortalece o relacionamento. Queremos passar uma mensagem que faça sentido no mundo atual, com a responsabilidade que o momento exige. Liliana Passarela Modas Fidelizada Malwee
https://instagram.com/lojaapassarelarionegro?igshid=stmnlcn1usp9
Dentro da busca por um novo posicionamento nesse novo e louco mercado que está surgindo, fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance e dentro do nosso domínio de conhecimento. Abaixo compartilhamos algumas ações que realizamos:
fortalecimento da equipe com focos específicos nas áreas distintas de conhecimento;
produção de Live no Instagram- Sale online
participação de eventos online de vendas;
criação do e-commerce
criação catálogos virtuais
pareceria com revendedoras utilizando os catálogos visitais
ampliação das listas de transmissão via WhatsApp
potencialização das postagens e seguidores nas redes sociais;
delivery e atendimentos consultivos dentro da consultoria de Imagem presencial;
parceria com fornecedores estabelecendo fornecimento consignado de produtos;
fechamento de uma das nossas lojas visando redução da estrutura fixa;
e... muita oração!!!!!
Empresária Lu Brambila Confraria Store
https://instagram.com/confraria.store?igshid=t9qrut2g3fkx
E você? O que tem feito? Que tal participar desse movimento do bem compartilhando as suas ações e experiências inspirando outros empreendedores para juntos superarmos essa fase?