O setor alimentício tem sofrido muito com a pandemia de covid-19, principalmente o bares e restaurantes que tiveram que ficarem totalmente fechados por um grande período em 2020, sem mesmo com a opção de retirada no balcão, apenas com entregas delivery. De acordo com dados da Abrasel, na pandemia, 300 mil empresas do setor de bares e restaurantes fecharam as portas.
Em 2021 as restrições foram diminuídas por um curto período, isso porque se iniciou um colapso no sistema de saúde no país e com isso novas medidas restritivas tiveram que serem adotadas. No mesmo momento em que se pode ter mesas com número reduzido e clientes podem consumir no local, já logo não pode, porque as restrições mudam a cada semana e nessa situação fica difícil se manter a renda. Para se manter esse setor teve que se inventar.
Como o setor alimentício pode se adaptar a pandemia?
Já passamos um ano em meio a essa pandemia e não é de agora que o setor alimentício começou se adaptar para sobreviver ao abre e fecha.
Podemos notar a grande quantidade de bares e restaurantes que antes não tinham serviço delivery e que agora estão usando.
Somente a adaptação ao delivery é suficiente? Não, grande parte das pessoas não se sentem seguras em pedir comida delivery, pelo medo de se contaminar, outras nem sabem que determinados locais tem essa opção, ou talvez achem que seja mais caro.
Dicas para melhorar esse cenário
- Anúncios
É muito importante que a empresa faça anúncios constantes sobre seus serviços principalmente através de redes sociais, que hoje é o meio mais utilizado pelo público, mas, que a empresa não se apegue somente a esse tipo de anúncios e que busquem também outras formas, tais como: rádio, TV, panfletos entre outros.
- Higiene
Com a preocupação com a fácil transmissão do vírus é importante que a empresa demostre sua preocupação com a higienização constante dos produtos, até mesmo das embalagens onde esses produtos são transportados e higienização também de quem faz a entrega.
- Promoções
Como na maioria dos pedidos atualmente devem ser entregues por meio do delivery, recomenda-se que faça promoções especiais para este canal de venda.
- Opções diferenciadas
Adaptar seu cardápio com diferentes tipos de pratos, com opções mais saudáveis, por exemplo. Dar opções as pessoas de montarem seus pratos, entre outros.
Bares podem encontrar uma forma de entregar bebidas diferentes, não somente as enlatadas, se adaptar para entregar drinks, por exemplo, de maneira inovadora, criativa e prática.
- Produto bem apresentável
Com as entregas é mais difícil de se manter a qualidade e boa apresentação dos produtos, mas as empresas devem buscar sempre a melhor forma possível que deixe o produto apresentável, é bom que se faça testes de como seu produto chega em diferentes tipos de embalagem e se adaptar pelo melhor.
Outra estratégia possível é criar um cardápio especial para o delivery, com produtos que melhor se comportam na modalidade para entrega.
Acesse a nossa Comunidade de Bares e Restaurantes e acompanhe as dicas pro seu negócio:
- O meio ambiente e o seu negócio em alimentação;
- Happy Hour com o Empreendedor: Iris - Le Petit Chéri.
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