Os elevadores residenciais, antes vistos como um item de luxo, estão se tornando cada vez mais importantes nas residências que buscam oferecer mais comodidade aos moradores.
Também conhecido como elevador residencial, esse tipo de
elevador costuma ser muito requisitado pelos engenheiros para instalação, pois
facilita a movimentação entre os andares de uma casa. É adequado
para casas de vários pisos ou habitações para pessoas com mobilidade reduzida,
sejam pessoas com necessidades especiais ou idosos.
Em alguns casos, pode até ser necessário instalar um elevador residencial para transportar a carga. Isso geralmente acontece quando se tem uma loja no andar de baixo e uma casa no andar de cima.
Outro fator que muitos moradores consideram ao decidir instalar um elevador residencial é agregar mais valor ao imóvel. Muitos engenheiros acabam recomendando um elevador residencial porque pode ser um produto importante nas futuras vendas de imóveis.
No entanto, ainda existem muitas dúvidas, sobre o que considerar na hora de escolher.
Não deixe de pensar nas
medidas
As dimensões mínimas para instalar uma pequena cabine para uma ou duas pessoas são 1,15 x 1,15 m. Agora, se um elevador tem que caber em uma cadeira de rodas, as dimensões mínimas necessárias são 1,35 x 1,45 m.
Em termos de altura, o último pé direito precisa ter pelo menos 2,70 metros. A profundidade do poço irá variar dependendo do tipo de elevador selecionado.
O peso que um elevador residencial pode suportar depende do tipo de elevador. Por exemplo, um elevador para três pessoas normalmente requer uma capacidade de 225 kg.
Portanto, o peso médio dos elevadores residenciais é de 225 kg, pois qualquer um deles pode ser considerado elevador de passageiros - mais utilizado em locais públicos e prédios comerciais com alto volume de tráfego.
Estes elevadores têm capacidade para subir e descer a uma distância de até 12 metros, o que equivale a cerca de 4 pisos. Essa é a norma, mas nada impede a instalação de elevadores de maior capacidade e construção mais robusta para atender residências com 5 andares ou mais.
A capacidade estrutural da habitação teve que ser ajustada pelo engenheiro responsável pelo projeto de acordo com as necessidades e desejos de cada proprietário.
Existem vários tipos de elevadores residenciais, cada um com características específicas. Os mais comuns são os elevadores hidráulicos e elétricos.
Também é possível considerar a instalação de um elevador de tamanho suficiente para cadeiras de rodas, o que é visto como um grande diferencial. O ideal é sempre optar por um elevador residencial moderno para que ele não fique obsoleto com o tempo.
Os preços podem variar muito dependendo do modelo selecionado e das características do elevador, como material, sistema operacional, dimensões, tecnologia, design, etc.
Tudo isso afeta, então quanto mais moderno e eficiente for o elevador escolhido, mais caro será o produto.
Fatores como portas automáticas, grandes espelhos, vistas panorâmicas, altas velocidades por minuto, sinais sonoros e maior capacidade de passageiros também contribuem para o custo final de um elevador.
Portanto, o custo de investir em um elevador residencial depende inteiramente da necessidade de cada cliente e do orçamento disponível.