Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Como escolher o marketplace ideal para o seu negócio

avatar JAQUELLINY ANDRIA
Jaquelliny Andriafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como escolher o marketplace ideal para o seu negócio
Criado em 01 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A grande variedade de plataformas digitais de venda é muito vantajosa para os varejistas, que não precisam ficar limitados a poucas opções. Surge, porém, o desafio de encontrar, no meio de tantas possibilidades, a que melhor se encaixa em seu negócio. O que levar em conta na hora da seleção? Existem armadilhas a evitar? Confira nossas dicas na sequência! 



Quem indica?


Praticamente todos os marketplaces virtuais exibem o número de negócios que atendem, destacando seus clientes mais famosos. Embora não seja uma garantia absoluta de qualidade, esses dados ajudam a ter uma boa noção a respeito da plataforma - especialmente quando atende gigantes do mercado, que têm um nível de exigência especialmente grande.


Outro ponto a se observar é o tempo de vida da empresa. Há quantos anos o marketplace em questão está no mercado? Uma plataforma muito recente tende a apresentar mais instabilidades do que uma mais antiga, que já passou (teoricamente) por mais atualizações.



A importância da estabilidade



Correios, preços e estoques, cálculo de frete é muito comum que um marketplace conte com APIs diversas para abranger todo o processo de venda. Investigue (com base em depoimentos, por exemplo) se o serviço que pretende contratar é estável em relação às ferramentas agregadas.


No próprio site do marketplace vale a pena checar o tipo de suporte oferecido aos usuários. Tem chat? Qual o horário de atendimento? É 24h? Considere o fato de que, na Internet, as pessoas podem comprar em qualquer horário do dia, e nesse caso uma ampla cobertura de suporte é essencial para poder resolver (ou, ao menos, responder ao cliente) os problemas com agilidade.



Abrangência de serviço



Complementando o ponto anterior: quão bem a plataforma dialoga com serviços complementares (como Correios, ferramentas de gestão financeira, emissão de notas fiscais, transportadoras, marketing)?


É claro que não se trata simplesmente de encontrar o serviço mais amplo, mas aquele que melhor se ajusta às demandas do seu negócio. O processo de auto-análise é importante para isso.



Curva de aprendizagem



Algumas plataformas têm entre seus pontos fortes a simplicidade de uso. Para quem está começando e não conta com uma equipe especializada em TI, ferramentas mais fáceis de aprender são uma boa alternativa - afinal, a implementação tende a ser mais rápida, e a curva de aprendizagem, mais suave.


Se a plataforma oferece um período de teste gratuito, melhor ainda, pois você poderá ver se vale a pena assinar o contrato.



Conheça o seu negócio



Para encontrar a melhor solução, é importante que você tenha um bom entendimento da situação atual do seu negócio.


Por exemplo: você já possui uma loja física e está querendo expandir o negócio para os meios digitais? ou está começando justamente como e-commerce? Qual volume de vendas mensal você pretende atingir depois de adotar uma plataforma digital? e, se o seu negócio será phygital (loja física + loja virtual), qual a porcentagem de investimento a ser destinada para cada um?



Fique de olho nos dados



Da mesma forma que acontece com uma loja física, o lojista virtual precisa monitorar uma série de informações a respeito do seu negócio: dados de estoque, códigos de rastreio, prazos de envio, indicadores financeiros, comentários em páginas de produto, informações dos consumidores, estabilidade dos servidores, estoques... 


Se possível, analise o quanto a plataforma que você pretende contratar pode ajudar na coleta e no monitoramento dessas informações.


Em resumo, encontrar um bom marketplace para o seu negócio não é uma tarefa simples, e não se limita a escolher com base simplesmente em preço ou em funcionalidades, mas sim no quão adequado ele é para as necessidades específicas do seu negócio.


Gostou do conteúdo? Caso queira acessar mais dicas e experiências compartilhadas que podem te ajudar a trilhar sua jornada empreendedora e a explorar o universo do Varejo, participe da Comunidade de Varejo.




Até breve,



Jaquelliny




avatar JAQUELLINY ANDRIA
Jaquelliny Andria
Consultora de negócios do Sebrae Paranáfavorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3850 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?