
Localização, estrutura personalizada e planejamento estratégico: descubra o que pode impactar o sucesso da empresa Um espaço comercial é mais do que um endereço onde serão feitos negócios. O local no qual se decide instalar a empresa faz parte da estratégia e da identidade de marca, e, a depender do estilo da empresa, influencia também na melhora das operações e no aproveitamento dos colaboradores. Seja uma loja de varejo, um espaço para logística ou até mesmo um ponto destinado para serviços, cada metro quadrado do imóvel precisa se encaixar naquilo que a marca prega. Somadas a isso, as escolhas estruturais e a localização do ponto precisam atender tanto às necessidades operacionais quanto dos clientes. Para isso, é fundamental verificar diversos fatores considerados como essenciais antes de escolher o imóvel ideal para estruturar o negócio. Público-alvo e ramo de atividade são importantes Fazer uma análise tanto do ramo de atividade quanto do público-alvo são essenciais para escolher o ponto e o imóvel ideais. Cada tipo de negócio possui sua particularidade: lojas especializadas em roupas de grife, por exemplo, devem ficar em bairros que os compradores frequentam; já empresas especializadas em logística precisam de galpões maiores, e pode ser interessante manter o ponto fixo próximo a vias que facilitem o transporte da carga. Localização do espaço O endereço do espaço deve seguir alguns princípios básicos, seja para facilitar a experiência do cliente ou melhorar o trabalho operacional. Questionar se o ambiente está localizado em um lugar acessível, verificar o fluxo de pedestres (no caso de estabelecimentos comerciais) ou mesmo se há espaço para estacionamento são pontos essenciais na hora de encontrar o imóvel ideal para o negócio. Analise a estrutura do imóvel Cada tipo de imóvel demanda também um tipo diferente de estrutura. A depender do nicho do negócio, pode ser necessário buscar propriedades com características particulares. De modo geral, lojas varejistas precisam de espaços menores para funcionar. Inclusive, o estilo de arquitetura do imóvel também pode influenciar diretamente na experiência do cliente. Uma loja de antiguidades ou uma livraria, por exemplo, pode combinar com propriedades que seguem uma proposta arquitetônica mais histórica. Já um estabelecimento que oferece serviços para idosos, por exemplo, precisa de uma flexibilidade na adaptação de sua estrutura. Implementar rampas ou mesmo um elevador no espaço pode ser necessário para facilitar a acessibilidade dos clientes. O que considerar antes de fechar contrato? Antes da assinatura do acordo com o proprietário, é importante analisar com atenção todas as cláusulas e verificar a possibilidade de adequar a estrutura do espaço ao ramo de atividade. Além disso, recomenda-se também fazer uma análise do tamanho do terreno, caso haja necessidade de futura ampliação da estrutura. Devem ser analisados também o tempo de vigência desse contrato e as condições de pagamento do aluguel do espaço, exigindo cláusulas documentadas e detalhando todas as informações. Isso fará com que o empresário tenha respaldo judicial sobre o que está acordado. Além disso, algumas empresas podem funcionar apenas com espaços personalizados, seja por conta da operação logística, do layout de atendimento ou de demandas técnicas. Nesses casos, o modelo built to suit pode ser uma solução interessante, já que o imóvel é planejado desde o início conforme os requisitos do negócio. Esse modelo garante também flexibilização no tempo de contrato, possibilidade nas mudanças estruturais e economia, principalmente em longo prazo!


