Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Como escolher a melhor tributação para a sua empresa

avatar GABRIELI DALPIAZ CELIBERTI FERNANDES
Gabrieli Dalpiaz Celiberti Fernandesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como escolher a melhor tributação para a sua empresa
Criado em 15 JAN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Para falar sobre as principais formas de tributação para os pequenos negócios vamos assistir esse vídeo do Lucas Guerra, contador que há 12 anos vem ajudando centenas de empresários a escolher o melhor regime tributário para sua empresa.

O que é tributação?

  É a forma de como o governo encontra para tributar bens de consumo, mercadorias, serviços, e o patrimônio das empresas privadas e do cidadão comum. É através desses tributos que o governo promove o bem-estar social.

É muito importante que o empreendedor logo no início da abertura do seu negócio saiba escolher o melhor regime para aplicar dentro da sua empresa: o simples nacional, o lucro presumido ou lucro real. Esses três são os mais importantes e os mais utilizados hoje no nosso país.

Regimes Tributários:

Existem algumas coisas que vão além da escolha do regime, como a natureza jurídica, que é como uma empresa irá se constituir. Existem várias formas de formalizar a sua empresa: como empresário individual, como uma sociedade empresária, como uma Eireli(Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou como uma sociedade simples.

É muito importante a escolha do melhor regime tributário, pois eles se diferenciam muito sobre como você vai trabalhar dentro da sua empresa. Nessa hora, vale a orientação de um especialista. Pagando menos imposto, você diminui esse custo e consegue entregar um preço mais atrativo para o seu cliente.

Neste vídeo, foram destacados três regimes tributários: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

Simples Nacional: Engloba vários tributos, entre eles o Imposto de Renda, a Contribuição Social, PIS, Cofins, ISS, ICMS e IPI, além da Contribuição para Previdência. O governo criou o Simples Nacional com o intuito de unificar todos esses impostos em uma guia só, para facilitar o recolhimento desses impostos e distribuir para os entes da Federação. Dentro do Simples Nacional existem cinco anexos de acordo com a atividade que é desenvolvida dentro da empresa. É um ótimo regime tributário para se aderir devido à facilidade, mas é importante que se faça um planejamento tributário antes da escolha.

Lucro Presumido: Como próprio nome diz, presume-se que a empresa, em determinada atividade, tem uma certa margem de lucro sobre o seu faturamento. Se a empresa pratica o comércio, vai pagar tudo sobre essa presunção de faturamento o imposto de renda e a contribuição social. Se caracteriza como um regime tributário vantajoso, pelos baixos custos para contabilidade ou para o serviço prestado pelo seu contador, e também por conta da escrituração contábil ser simplificada. Porém, também existem desvantagens, como a não consolidação do prejuízo fiscal.

Lucro Real: Se caracteriza por ser um regime muito exigente. As empresas que optam por utilizar esse regime tributário tem controles muito bem elaborados para tomar decisões importantes, para que a empresa continue sólida no mercado. Configura-se um regime tributário com uma despesa operacional um pouco alta, já que os serviços e honorários contábeis são elevados por conta das exigências e por conta das altas multas que envolve esse regime.

avatar GABRIELI DALPIAZ CELIBERTI FERNANDES
Gabrieli Dalpiaz Celiberti Fernandes
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4578 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?