Nos últimos tempos, as mulheres têm conquistado espaço significativo no mercado de trabalho e começaram a alcançar melhores ocupações e fatias de poder no mundo todo.
Umas seguem carreiras profissionais outra ousam a empreender seus próprios negócios e criar seu espaço.
Mas num passado não muito remoto. O sistema familiar tradicional, era pautado por uma clara e rígida divisão de trabalho com papéis sociais e culturalmente estabelecidos; o pai como o único provedor e a mãe como a única responsável pelas tarefas domésticas.
O homem se voltava, para o mundo dos negócios, das realizações profissionais, se envolvia com o trabalho remunerado; enquanto à mulher era reservado o âmbito doméstico, onde se dedicava aos afazeres domésticos, incluindo a administração da casa e os cuidados com os filhos, Esse cenário representou por muitos séculos a estrutura familiar, e ainda podemos encontrar famílias com replicam essa configuração.
Porém na Modernidade temos encontrado novas configurações familiares, bem como a mulher passou a assumir outros papeis na sociedade.
Hoje temos um grande número de mulheres que deixaram de ser somente a mãe, a esposas ou donas de casa, e que deixando para trás barreiras seculares, passaram a contribuir para a economia nacional.
Isso permite destacar que, além da maternidade, a mulher passa a preocupar-se com a sua satisfação pessoal e o sucesso de sua carreira profissional buscando, por exemplo, o aperfeiçoamento por meio de estudos, a fim de garantir sua ascensão no mercado de trabalho ou o reconhecimento diante do seu negócio como empreendedora.
Mas aí vem o conflito: Como Equilibrar a vida pessoal e a profissional?
Ter equilibro entre a vida pessoal e profissional, parece difícil, ou as vezes até uma missão impossível.
Para não carregar um sentimento de culpa, por não conseguir manter esse equilíbrio, e para poder dosar seu tempo entre esses dois mundos, algumas dicas são importantes.
- Estabeleça objetivos e prioridades tente resolver na empresa (ou no horário estabelecido para essa atividade) o que diz respeito a sua vida profissional, e nos momentos com a família foque no relacionamento familiar.
- Tenha disciplina respeite os horários, e planeje suas atividades de forma que consiga concluir dentro do período estabelecido para sua vida profissional.
- Projeta suas emoções evite compartilhar com a família os problemas dos outros, não viva a história que não é sua.
- Gerencie seu tempo existe vida além do trabalho, e pessoas que te amam e esperam por você.
- Seja Flexível não se torne uma escrava do trabalho... saiba dosar seu tempo e sua atividades.
- Programe sua Empresa para funcionar mesmo na sua ausência nunca sabes quando precisara se ausentar. Portanto atribuía responsabilidades a sua equipe.
- Invista em relacionamentos saudáveis, torne a volta para seu lar e sua família um momento prazeroso.
- Acredite na relatividade momentos de crise não duram para sempre.
- E por fim conheça a si mesma, suas qualidades, suas limitações e se for necessário busque ajuda para superar suas dificuldades.
A sua qualidade de vida está intimamente ligada a este equilíbrio portanto priorizam isso.