Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Como enfrentar os desafios nesse momento?

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como enfrentar os desafios nesse momento?
Criado em 25 MAR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Nas últimas colunas, falamos bastante nos aspectos emocionais, pois em momentos difíceis é essencial nos fortalecermos emocionalmente e nos mantermos saudáveis para enfrentar as dificuldades. Ainda vamos falar mais sobre o assunto e trazer ferramentas práticas para te ajudar nesse processo, pois acreditamos muito que é essencial o autoconhecimento para o controle das nossas emoções.

Mas hoje vamos falar de alguns pontos práticos. O que imaginávamos ser apenas uma quarentena, se estende há mais de um ano e com sérios agravantes nos últimos dias. A pandemia pegou a todos de surpresa e as consequências tem sido devastadoras.

É nesse momento, que o empreendedor precisa buscar ajuda. Eu sempre digo e vou repetir que ninguém cresce sozinho. E esse é o momento em que mais precisamos apoiar uns aos outros. A experiência de um pode sim ajudar o outro a crescer em qualquer momento.

Por isso mesmo, diariamente, eu entrego conteúdo em minhas redes sociais falando de ferramentas práticas para te ajudar a vencer esse desafio.

Alguns setores foram mais afetados que outros e hoje vamos focar no mundo da beleza. Sabemos o quanto a prestação de serviços nessa área é importante para o brasileiro. Porém, o fechamento dos estabelecimentos desse mercado, traz sérias consequências aos empreendedores.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, tenho acompanhado vários salões de beleza aqui em São Paulo e muitos estão se reinventado. Vender kits de tratamento e ensinar suas clientes a cuidarem dos cabelos em casa, tem sido uma das saídas para manter o faturamento mínimo. Para isso, as estratégias de marketing digital passaram a ser utilizadas de forma massiva. As redes sociais se tornaram a mais forte ferramenta de comunicação com o cliente.

Alguns salões também venderam vouchers de tratamentos com descontos. A cliente comprava no período inicial da pandemia, teria um prazo para executar o serviço e recebia um desconto para isso. Essa estratégia é válida, pois mantém o faturamento no momento da proibição do atendimento. Porém, é necessário um estudo quanto aos valores. O preço praticado cobre todas as despesas e custos, mesmo com o desconto praticado? Essa venda irá manter o fluxo de caixa mesmo após o fim da pandemia?

Preparar a equipe para realizar atendimentos na casa do cliente é outra saída. Realizei alguns treinamentos em salões que proporcionaram aos clientes esse tipo de atendimento. Para preparar a equipe é necessário um alinhamento em todos os protocolos de segurança que devem ser reforçados no atendimento domiciliar. Os profissionais precisam estar uniformizados e seguir o mesmo padrão de atendimento do salão. Isso é perfeitamente possível quando realizamos o treinamento adequado. E mantém o faturamento da empresa.

Uma das grandes dificuldades nos períodos em que o atendimento é permitido, tem sido trazer o cliente de volta. O público ainda está com medo. Para vencer esse medo, a ferramenta que temos nas mãos é a informação. Quanto mais você informar o seu público que está preparado, usando todos os protocolos de proteção para atendê-lo com segurança, mais você irá reconquistar seu público. Durante esse período acompanhei diversos salões que estreitaram os laços com seus clientes. Enviando mensagens de apoio, perguntando como estão, e mostrando sempre a preparação e a utilização dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individuais) por todos os profissionais.

Mas uma das atitudes mais sensatas e que aconselho a todos nesse período é se preparar. Tanto para enfrentar esse momento, quanto para a volta. Aproveite esse período para estudar o seu negócio. Colocar a casa em ordem!

Eu tenho publicado dicas e ferramentas todos os dias em minhas redes sociais. Estou estudando muito pra isso. Hoje quero te apresentar um programa incrível que o Sebrae desenvolveu.

O Instituto Giovana Quini tem parceria com o Sebrae há muitos anos. Apoiamos os eventos pois sabemos da seriedade e do comprometimento com que são conduzidos.

De 29/03 a 08/04, será realizado o Programa Sebrae Enfrentar para o mercado da Beleza. Um programa desenvolvido para abordar assuntos essenciais nesse período para preparar o profissional da Beleza e Estética a enfrentar esse momento tão desafiador.

Assuntos como o comportamento empreendedor, finanças, como atrair e atender clientes e a correta utilização das redes sociais serão abordados por profissionais especialistas que dominam suas áreas de atuação.

O Programa Sebrae Enfrentar é totalmente online e gratuito. Basta se inscrever no link: http://bit.ly/38NW9jK. Se preferir, vá até a Bio do meu Instagram (https://www.instagram.com/giovanaquini.oficial) que o link está lá.

Em sua inscrição coloque a indicação do Instituto Giovana Quini como parceira.

Eu estarei lá e espero por você!

 

 

Profa. Ms. Giovana Quini

Especialista em Empreendedorismo Feminino

Mentora, Coach e Palestrante.

Professora Universitária na área de Administração de Empresas

www.giovanaquini.com.br

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3845 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?