Os conceitos de criatividade e inovação estão muito relacionados ao ineditismo, à originalidade e à proposição de ideias novas. A questão é que, na visão empreendedora, isso não é o bastante. De nada adianta ser inventivo se o produto originado não possui aplicabilidade útil.
Muitos empreendedores têm medo das consequências de uma mudança. No entanto, elas estão intimamente ligadas a criatividade e a inovação, por isso, é importante não hesitar em arriscar. Nunca esqueça que você só abriu sua empresa porque teve coragem um dia!
Veja agora as principais dicas para estimular a criatividade e a inovação dentro do seu negócio:
1. Deixe que a criatividade entre em sua empresa
Muitos empreendedores privilegiam a produtividade, o que é importante, porém a pressão excessiva tende a anular o surgimento de novidades. Uma solução é adotar a Teoria dos 15%, em que os colaboradores têm 15% do expediente cedidos para o estímulo de projetos de inovação e criatividade relacionados ao negócio da empresa. Se achar que é muito tempo, comece com pouco e aumente gradativamente, até que se torne um hábito.
2. Não restrinja as soluções criativas e inovadoras
Quando não há estímulo à criatividade e inovação na empresa, ocorre uma natural transferência de responsabilidade. Quem atua na produção acha que isso é dever do marketing, que por sua vez pode atribuir o compromisso ao RH e por aí vai. Para que isso não aconteça, o gestor deve deixar claro que não há restrições para propostas originais que sejam úteis e viáveis ao negócio, não importa de que setor elas venham.
Todos podem contribuir, afinal, a maneira como um setor soluciona determinada demanda pode inspirar outro. Essa é uma característica do benchmarking interno, uma técnica que consiste em olhar para a própria empresa.
3. Crie desafios
Quando o funcionamento de uma empresa fica estagnado, não há muito espaço para ideias novas. É preciso sair da zona de conforto. Por isso, desafie seus colaboradores, eles têm muito mais a oferecer do que você imagina.
Quando um colaborador é instigado a fazer algo novo, sua forma de trabalhar muda, seja pela relevância da demanda ou pelo pouco tempo que possui para tanto. Como consequência, há grandes chances de desenvolver mais criatividade e inovação.
4. Conceda autonomia
Uma boa maneira de dar autonomia para seus colaboradores é definir uma meta e conceder independência para que a sua equipe desenvolva caminhos para alcançar o resultado desejado. Nesse processo, uma variável fundamental é a tolerância ao erro. Inovar sem errar é difícil, mas a forma como você lida com o erro faz toda a diferença. Transforme os pequenos fracassos em trampolins para recomeçar e qualificar a ação.
5. Monte equipes heterogêneas
Ao selecionar perfis distintos para compor o time, você alcança uma diversidade de visões que combinadas contribuem muito para alcançar soluções mais criativas e inovadoras. O encontro de pessoas diferentes tirará sua equipe da zona de conforto e os fará pensar fora da caixa.
6. Motive e valorize
Vários autores e estudos defendem que um colaborador motivado rende mais. De acordo com uma pesquisa da Right Management, o ganho em produtividade pode chegar a 50%.
E existem inúmeras formas de motivar um colaborador. Pode ser por seu salário, pela responsabilidade de seu cargo e de suas tarefas, pelo desafio do cumprimento de metas e por outras formas de reconhecimento e valorização do seu trabalho, como elogios e agradecimentos.
A criatividade e inovação exigem energia, dedicação e paixão por parte do colaborador. E se sentindo valorizado, ele tem mais motivação para viver o projeto com intensidade e ir além, oferecendo boas e novas ideias.
7. Aposte em uma nova cultura para a empresa
Colocando todas as dicas acima em prática com persistência e uma boa estratégia, não vai demorar para que a criatividade e a inovação façam parte da rotina da empresa. Partindo da constância proporcionada pelos novos hábitos, logo seu negócio terá uma cultura renovada e cheia de criatividade e inovação.
Se a empresa efetivamente tomar esses aspectos como prioridades para a solução de demandas, os ganhos tendem a aparecer em frentes diversas: no engajamento, na produtividade e no faturamento, por exemplo. E se todos contribuem com isso, a começar pelos líderes, talvez o céu seja o limite.
O papel do gestor para que tudo se concretize
Por trás de toda empresa criativa e inovadora há um grande gestor. E para fazer jus a esse título, é preciso estudar e se manter atualizado, sempre buscando conhecimento e somando a capacidade de criação e inovação.
O gestor deve estar aberto a aprender com os colaboradores, mas também deve servir de inspiração para os mesmos. Isso acontece quando, além de estudar, ele se dispõe a estar próximo de suas equipes, interessado em ouvi-las e na troca de conhecimento gerada a partir daí.
Neste texto, apresentei dicas que ajudam a encontrar soluções criativas e inovadoras em seu negócio. A partir delas, é possível construir a sua estratégia e tirá-la do papel, atuando ao lado das equipes para que as metas sejam concretizadas. Muitas vezes, o gestor cobra muito por um ambiente produtivo e não se permite criar, como se isso levasse à perda de tempo. Isso é um equívoco, pois a maior contribuição de um processo criativo e inovador está justamente na maneira mais rápida e qualificada de realizar uma tarefa e chegar aos objetivos da empresa.
Reflita sobre isso, pense fora da caixa e permita-se criar e inovar.