Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Como encontrar criatividade e inovação para o seu negócio.

avatar LARRISA CORTEZ
Larrisa Cortezfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como encontrar criatividade e inovação para o seu negócio.
Criado em 25 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Os conceitos de criatividade e inovação estão muito relacionados ao ineditismo, à originalidade e à proposição de ideias novas. A questão é que, na visão empreendedora, isso não é o bastante. De nada adianta ser inventivo se o produto originado não possui aplicabilidade útil.



Muitos empreendedores têm medo das consequências de uma mudança. No entanto, elas estão intimamente ligadas a criatividade e a inovação, por isso, é importante não hesitar em arriscar. Nunca esqueça que você só abriu sua empresa porque teve coragem um dia!



Veja agora as principais dicas para estimular a criatividade e a inovação dentro do seu negócio:



1. Deixe que a criatividade entre em sua empresa

Muitos empreendedores privilegiam a produtividade, o que é importante, porém a pressão excessiva tende a anular o surgimento de novidades. Uma solução é adotar a Teoria dos 15%, em que os colaboradores têm 15% do expediente cedidos para o estímulo de projetos de inovação e criatividade relacionados ao negócio da empresa. Se achar que é muito tempo, comece com pouco e aumente gradativamente, até que se torne um hábito.



2. Não restrinja as soluções criativas e inovadoras

Quando não há estímulo à criatividade e inovação na empresa, ocorre uma natural transferência de responsabilidade. Quem atua na produção acha que isso é dever do marketing, que por sua vez pode atribuir o compromisso ao RH e por aí vai. Para que isso não aconteça, o gestor deve deixar claro que não há restrições para propostas originais que sejam úteis e viáveis ao negócio, não importa de que setor elas venham.



Todos podem contribuir, afinal, a maneira como um setor soluciona determinada demanda pode inspirar outro. Essa é uma característica do benchmarking interno, uma técnica que consiste em olhar para a própria empresa. 



3. Crie desafios

Quando o funcionamento de uma empresa fica estagnado, não há muito espaço para ideias novas. É preciso sair da zona de conforto. Por isso, desafie seus colaboradores, eles têm muito mais a oferecer do que você imagina. 


Quando um colaborador é instigado a fazer algo novo, sua forma de trabalhar muda, seja pela relevância da demanda ou pelo pouco tempo que possui para tanto. Como consequência, há grandes chances de desenvolver mais criatividade e inovação. 


4. Conceda autonomia

Uma boa maneira de dar autonomia para seus colaboradores é definir uma meta e conceder independência para que a sua equipe desenvolva caminhos para alcançar o resultado desejado. Nesse processo, uma variável fundamental é a tolerância ao erro. Inovar sem errar é difícil, mas a forma como você lida com o erro faz toda a diferença. Transforme os pequenos fracassos em trampolins para recomeçar e qualificar a ação.



5. Monte equipes heterogêneas

Ao selecionar perfis distintos para compor o time, você alcança uma diversidade de visões que combinadas contribuem muito para alcançar soluções mais criativas e inovadoras. O encontro de pessoas diferentes tirará sua equipe da zona de conforto e os fará pensar fora da caixa.



6. Motive e valorize

Vários autores e estudos defendem que um colaborador motivado rende mais. De acordo com uma pesquisa da Right Management, o ganho em produtividade pode chegar a 50%.


E existem inúmeras formas de motivar um colaborador. Pode ser por seu salário, pela responsabilidade de seu cargo e de suas tarefas, pelo desafio do cumprimento de metas e por outras formas de reconhecimento e valorização do seu trabalho, como elogios e agradecimentos.


A criatividade e inovação exigem energia, dedicação e paixão por parte do colaborador. E se sentindo valorizado, ele tem mais motivação para viver o projeto com intensidade e ir além, oferecendo boas e novas ideias.


7. Aposte em uma nova cultura para a empresa

Colocando todas as dicas acima em prática com persistência e uma boa estratégia, não vai demorar para que a criatividade e a inovação façam parte da rotina da empresa. Partindo da constância proporcionada pelos novos hábitos, logo seu negócio terá uma cultura renovada e cheia de criatividade e inovação. 


Se a empresa efetivamente tomar esses aspectos como prioridades para a solução de demandas, os ganhos tendem a aparecer em frentes diversas: no engajamento, na produtividade e no faturamento, por exemplo. E se todos contribuem com isso, a começar pelos líderes, talvez o céu seja o limite.



O papel do gestor para que tudo se concretize

Por trás de toda empresa criativa e inovadora há um grande gestor. E para fazer jus a esse título, é preciso estudar e se manter atualizado, sempre buscando conhecimento e somando a capacidade de criação e inovação.


O gestor deve estar aberto a aprender com os colaboradores, mas também deve servir de inspiração para os mesmos. Isso acontece quando, além de estudar, ele se dispõe a estar próximo de suas equipes, interessado em ouvi-las e na troca de conhecimento gerada a partir daí.



Neste texto, apresentei dicas que ajudam a encontrar soluções criativas e inovadoras em seu negócio. A partir delas, é possível construir a sua estratégia e tirá-la do papel, atuando ao lado das equipes para que as metas sejam concretizadas. Muitas vezes, o gestor cobra muito por um ambiente produtivo e não se permite criar, como se isso levasse à perda de tempo. Isso é um equívoco, pois a maior contribuição de um processo criativo e inovador está justamente na maneira mais rápida e qualificada de realizar uma tarefa e chegar aos objetivos da empresa.


Reflita sobre isso, pense fora da caixa e permita-se criar e inovar.


avatar LARRISA CORTEZ
Larrisa Cortez
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1370 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios