Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Como enaltecer a identidade de uma região a partir de um produto ou serviço

avatar EVA PARZEWSKI BLASZCZYK
Eva Parzewski Blaszczykfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como enaltecer a identidade de uma região a partir de um produto ou serviço
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 26 JUL. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

As múltiplas abordagens podem estar contempladas na paisagem, seja ela urbana e rural, fazer parte da história, da prática cultural, das manifestações folclóricas, das formas de cultivo, beneficiamento ou fabricação, dos diferentes usos e aplicações, e este conjunto de características fazem com que uma dada região tenha uma identidade e seja procurada por turistas, viajantes e visitantes para conhecer e vivenciar determinados processos.


A erva-mate na região de São Matheus

  

Tornando este assunto mais prático, podemos citar como exemplo a erva-mate produzida na Região de São Matheus que contempla seis municípios São Mateus do Sul, Antônio Olinto, São João do Triunfo, Rebouças, Rio Azul e Mallet, todos localizados no Estado do Paraná.


A erva-mate faz parte do cotidiano da população naquela região, seja como hábito de consumo (principalmente do chimarrão), como elemento da paisagem urbana e rural (calçamento, construções ou distribuída de forma natural pelo ambiente rural) e também como uma das principais fontes de renda de quem vive naquela região.


Na cidade de São Mateus do Sul, por exemplo, a erva-mate está materializada no calçamento, há uma caixa dágua em formato de cuia, um espaço público denominado chimarródromo (onde há água quente disponível para o chimarrão) e na rua do Mathe, uma rua coberta semelhante a rua coberta de Gramado.


A erva-mate na região de São Matheus traz um legado histórico, cultural, arquitetônico, turístico e gastronômico, que estão contemplados na paisagem e que podem ser explorados com o turismo de experiência a partir de atividades histórico-culturais (como eventos que enaltecem a tipicidade local e apresentações artísticas), rurais (com vivências em propriedades rurais e caminhadas em plantações) e gastronômicas, na elaboração de pratos que utilizam o mate como matéria-prima. Tais atividades podem se tornar elementos chave para atrair cada vez mais pessoas para conhecer este produto e esta região.

avatar EVA PARZEWSKI BLASZCZYK
Eva Parzewski Blaszczyk
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1285 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?