O impacto econômico provocado pela crise dos coronavírus pode ser grande sobre as pequenas empresas. Pensando em ajudar os empreendedores a diminuir a intensidade das dificuldades, separei algumas dicas que devem sempre estar sendo consideradas na gestão do seu negócio.
Presença digital
Use a tecnologia a seu favor! Redes sociais e plataformas de vendas podem ajudar a ampliar a receita nesse momento. Ofereça a possibilidade de atendimento remoto, por telefone, WhatsApp ou chamadas de vídeo.
Serviços de delivery
Se você ainda não possui o serviço, a hora de começar a pensar na possibilidade é agora! Expanda os seus canais de venda! Se já tem um delivery disponível, comece a intensificar a sua divulgação.
Qualidade do serviço
Mesmo em meio aos problemas, os empreendedores não devem diminuir a qualidade do seu produto ou serviço, e sim mantê-la.
Home office
Se possível, opte por trabalhar em casa e faça reuniões virtuais com seus funcionários.
Férias
Aproveite o pouco movimento durante o período de quarentena para liberar funcionários que estejam com férias a vencer.
Reduza os custos
Avalie os custos, veja os que não são agregadores reais de valor para o seu cliente e quais podem ser reduzidos nesse momento.
Economize recursos
Analise suas contas e desenvolva iniciativas para economizar água, energia, insumos etc. Não se esqueça de envolver a sua equipe na ação.
Fracione as compras
Evite comprar muitas coisas de uma vez. Isso reduz o investimento em estoque e minimiza perdas.
Negocie se for necessário
Em caso de dificuldade de caixa e capital de giro, tente fazer negociações com seus fornecedores.
Dou dicas todas as semanas para a sua empresa, aqui mesmo na comunidade, se quiser receber as notificações não deixe de me seguir.
Dúvidas, só deixar seu comentário abaixo