Olá caros professores(as), antes de começarmos queremos saber:
- Tem planejado atividade com seus alunos para quando retornarem as aulas, à respeito do período de isolamento social? Quais atividades?
- Tem conhecimento dos problemas que seus alunos estão enfrentando neste período de férias antecipadas e isolamento?
É um momento ainda mais significativo para grandes mudanças em todos os meios, assim como nas escolas; e percebemos que podemos buscar nas dificuldades, as novas soluções.
Tudo mudou, principalmente, o dia a dia dos estudantes. Precisamos reinventar a maneira que trabalhamos com nossos alunos, pois acredito que eles desejam participar do processo e das novas soluções que virão. Além, de ser uma maneira de envolve-los, muito positiva.
Mas, como podemos fazer isso acontecer?
Despertar no aluno a vontade de pensar de forma empreendedora, é uma maneira de estimular a pensar em mais possibilidades de soluções para (problemas.) Quando relacionado ao que está estudando em sala de aula ou para um problema relacionado a sua vida pessoal. E esta é uma maneira muito importante para incentivar o aluno a buscar soluções de forma criativa e inovadora nas duas situações. Isso leva o estudante a mudar a cultura de pensar de forma empreendedora e como ação para o seu desenvolvimento pessoal.
Quero resgatar aqui uma característica predominante no estudante de modo geral, que é, a sede de aprender de forma criativa e construtiva, estão mais abertos a criar soluções. Isso nos mostra, o quanto pensar de forma empreendedora, já existe porém, precisamos trabalhar sempre com estímulos para despertar a cultura (empreendedora).
Um método bastante utilizado por nós professores, o qual chamo de Método - PROBLEMA? OBA!
Toda época de grandes dificuldades, grandes inventos e soluções surgem. Já reconhecemos que o problema, é sempre uma excelente oportunidade para criar algo novo.
Mas, é interessante observamos algumas sugestões ao trabalho do professor:
- Criar um ambiente de acolhida, favorável a dinâmica com os alunos, quando forem relacionar os problemas, dificuldades e desafios que enfrentaram durante o período de quarentena. Pode direcionar o objetivo, de acordo com suas necessidades.
- A cada problema ou desafio, incentivar aos estudantes a melhor criatividade nas suas ideias, detalhando-as. Isso nos faz, conhecer a nova maneira de pensar dos alunos.
- Com um ambiente acolhedor, abordar positivamente todas as ideias e de forma criativa, também trabalhar as soluções em dinâmicas alinhadas a visão de empreender com os alunos.
Os Resultados:
Era um problema, que virou uma ideia criativa e que pode solucionar muitas dificuldades vivenciadas pelos alunos, suas famílias e professores. Por isso, que bom um PROBLEMA, pois OBA, construímos uma boa solução com a PARTICIPAÇÃO DOS AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO, os estudantes!
O PROFESSOR como EMPREENDEDOR TRANSFORMADOR. Em cada etapa criativa do trabalho, o professor deve ser inspiração para os alunos, estimulando a melhor criação de ideias, trabalhando a mudança da percepção e compreensão dos problemas para que estes, passem a ser oportunidades para novas soluções.
Construir um pensamento empreendedor desde os primeiros anos da escola, mudará as percepções do futuro do aluno.
Esta dinâmica pode ser aplicada em: qualquer tema ou disciplina que o professor estiver trabalhando, de forma remota ou dentro da sala de aula, em qualquer idade ou fase do aluno, em escola pública ou privada.
O Diagnóstico:
O professor, também poderá obter um raio xis das percepções e necessidades de seus alunos no decorrer deste período de quarentena e isolamento social, servirão para futuros trabalhos no desenvolvimento de uma cultura mais empreendedora dos seus alunos.
Trazer esta dinâmica para o cotidiano das aulas, é uma forma de despertar a visão empreendedora dos estudantes e torná-los pessoas mais resilientes e preparadas.
Trabalhar o mindset de forma construtiva dos estudantes através de uma educação mais positiva e empreendedora, é plantar sementes para as novas gerações colherem bons resultados como profissionais e como pessoas.
Desejamos sucesso na experimentação. Nos conte aqui se você já aplicou essa ferramenta ou o que você achou? Fale pelo e-mail da Juliana - jsouza@pr.sebrae.com.br.
Quer mais dicas?
Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.