Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

COMO DESPERTAR O ALUNO COM AS EXPERIÊNCIAS DA QUARENTENA?

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Viotifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
COMO DESPERTAR O ALUNO COM AS EXPERIÊNCIAS DA QUARENTENA?
Criado em 03 ABR. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

Olá caros professores(as), antes de começarmos queremos saber:

  1. Tem planejado atividade com seus alunos para quando retornarem as aulas, à respeito do período de isolamento social? Quais atividades?
  2. Tem conhecimento dos problemas que seus alunos estão enfrentando neste período de férias antecipadas e isolamento?  

É um momento ainda mais significativo para grandes mudanças em todos os meios, assim como nas escolas; e percebemos que podemos buscar nas dificuldades, as novas soluções.

Tudo mudou, principalmente, o dia a dia dos estudantes. Precisamos reinventar a maneira que trabalhamos com nossos alunos, pois acredito que eles desejam participar do processo e das novas soluções que virão. Além, de ser uma maneira de envolve-los, muito positiva. 

Mas, como podemos fazer isso acontecer?

Despertar no aluno a vontade de pensar de forma empreendedora, é uma maneira de estimular a pensar em mais possibilidades de soluções para (problemas.) Quando relacionado ao que está estudando em sala de aula ou para um problema relacionado a sua vida pessoal. E esta é uma maneira muito importante para incentivar o aluno a buscar soluções de forma criativa e inovadora nas duas situações. Isso leva o estudante a mudar a cultura de pensar de forma empreendedora e como ação para o seu desenvolvimento pessoal.

Quero resgatar aqui uma característica predominante no estudante de modo geral, que é, a sede de aprender de forma criativa e construtiva, estão mais abertos a criar soluções. Isso nos mostra, o quanto pensar de forma empreendedora, já existe porém, precisamos trabalhar sempre com estímulos para despertar a cultura (empreendedora).   

Um método bastante utilizado por nós professores, o qual chamo de Método - PROBLEMA? OBA!

Toda época de grandes dificuldades, grandes inventos e soluções surgem. Já reconhecemos que o problema, é sempre uma excelente oportunidade para criar algo novo.

Mas, é interessante observamos algumas sugestões ao trabalho do professor:  

  1. Criar um ambiente de acolhida, favorável a dinâmica com os alunos, quando forem relacionar os problemas, dificuldades e desafios que enfrentaram durante o período de quarentena. Pode direcionar o objetivo, de acordo com suas necessidades.
  2. A cada problema ou desafio, incentivar aos estudantes a melhor criatividade nas suas ideias, detalhando-as. Isso nos faz, conhecer a nova maneira de pensar dos alunos.    
  3. Com um ambiente acolhedor, abordar positivamente todas as ideias e de forma criativa, também trabalhar as soluções em dinâmicas alinhadas a visão de empreender com os alunos.

Os Resultados:

Era um problema, que virou uma ideia criativa e que pode solucionar muitas dificuldades vivenciadas pelos alunos, suas famílias e professores.  Por isso, que bom um PROBLEMA, pois OBA, construímos uma boa solução com a PARTICIPAÇÃO DOS AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO, os estudantes! 

O PROFESSOR como EMPREENDEDOR TRANSFORMADOR. Em cada etapa criativa do trabalho, o professor deve ser inspiração para os alunos, estimulando a melhor criação de ideias, trabalhando a mudança da percepção e compreensão dos problemas para que estes, passem a ser oportunidades para novas soluções.

Construir um pensamento empreendedor desde os primeiros anos da escola, mudará as percepções do futuro do aluno.

Esta dinâmica pode ser aplicada em: qualquer tema ou disciplina que o professor estiver trabalhando, de forma remota ou dentro da sala de aula, em qualquer idade ou fase do aluno, em escola pública ou privada.   

O Diagnóstico:

O professor, também poderá obter um raio xis das percepções e necessidades de seus alunos no decorrer deste período de quarentena e isolamento social, servirão para futuros trabalhos no desenvolvimento de uma cultura mais empreendedora dos seus alunos.  

Trazer esta dinâmica para o cotidiano das aulas, é uma forma de despertar a visão empreendedora dos estudantes e torná-los pessoas mais resilientes e preparadas.

Trabalhar o mindset de forma construtiva dos estudantes através de uma educação mais positiva e empreendedora, é plantar sementes para as novas gerações colherem bons resultados como profissionais e como pessoas.

Desejamos sucesso na experimentação. Nos conte aqui se você já aplicou essa ferramenta ou o que você achou? Fale pelo e-mail da Juliana - jsouza@pr.sebrae.com.br.

 

Quer mais dicas?

 

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administrao Estratgica de Negcios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas reas: Estratgia empresarial, sustentabilidade, inovao e storytelling empresarial.favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 2002 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos