Quando se trata de ter sucesso na carreira profissional, possuir um diploma universitário já não é mais necessariamente suficiente, assim como possuir anos de experiência também não. Atualmente, as habilidades mais requisitadas pelos empregadores são as Soft Skills, que são aquelas habilidades que dizem muito sobre você no ambiente de trabalho, como colaboração, trabalho em equipe, foco, empatia, comunicação, criatividade. São características subjetivas e, muitas vezes, difíceis de avaliar. As Soft Skills são as qualidades que permitem que o profissional trabalhe e interaja com outras pessoas ao seu redor de forma eficaz.
As Soft Skills podem ser um diferencial na busca por trabalho. Sabemos que nem sempre a pessoa mais qualificada para uma determinada vaga é a escolhida para a posição. Se o profissional não consegue se comunicar de forma eficaz, por exemplo, pode ser desclassificado em função disso.
A boa notícia é que suas Soft Skills podem ser aprimoradas com um pouco de tempo e comprometimento. Existem muitas coisas que você pode fazer para desenvolver suas habilidades pessoais. Se você precisa melhorar sua comunicação, por exemplo, tente fazer um curso ou uma aula de oratória, aceite se expor mais em situações que exijam de você a comunicação em público, peça feedbacks e dicas para colegas que possuem uma boa comunicação.
Você deve se concentrar em você e buscar entender quem você é, tomando consciência de quais habilidades precisa desenvolver. As pessoas podem evoluir e aprender investindo algum tempo para aprimorar suas Soft Skills. Aqueles candidatos que expressam seu desejo de desenvolver suas habilidades pessoais geralmente são muito bem vistos pelos recrutadores nos processos seletivos.
Não se trata apenas de conseguir um bom emprego ou impressionar o empregador. Trazer suas habilidades para o jogo pode ajudar a tornar o trabalho mais produtivo e agradável. Invista um pouco e se esforce para desenvolver suas habilidades. No final, você estará muito melhor e mais feliz.