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Antes de entendermos como é possível desenvolver, se faz necessário compreendermos o que de fato significa a palavra Competência.
Competência é a qualidade ou estado de ser, funcionalmente adequado, ou ter suficiente conhecimento, julgamento, habilidades ou força para uma determinada tarefa. Este mix de aspectos positivos denomina o que chamamos de Competência.
A Competência está intimamente ligada com a intenção, ou em ser intencional.
Toda Competência sugere que será desenvolvida com o intento de alcançar algo, de promover, de realizar, de executar bem. Exemplificando, uma pessoa altamente gabaritada em Recursos Humanos, que domina técnicas avançadas de recrutamento, psicologia, tem habilidades de relacionamento interpessoal, domina estas vertentes com a intenção de ser competente no que faz.
Baseado nisso, como é possível desenvolver essas competências na sua equipe de trabalho? Existem elementos que evidenciam como pode ser feito isso. Vamos tratar deles?
1° - Provocar senso de pertencimento
Um dos maiores desafios da liderança é gerar nos seus liderados este tipo de sentimento. Dado que, eventualmente algumas pessoas chegam às organizações com diferentes tipos de culturas e valores, bloqueios emocionais, complexos de inferioridade. E pelo fato de carregarem consigo todas essas marcas (muitas vezes geradas na família), em determinados momentos se sentem rejeitadas. O líder deve acolher, acompanhar, incentivar, mostrar o caminho, conversar, trazer para perto, e acima de tudo, externalizar o porquê esta pessoa é tão importante para construção de resultados do coletivo;
2° - Entender que Treinamentos não são passivos, mas sim são ativos
Infelizmente algumas organizações mundo afora ainda tem o pensamento limitado, que treinar colaboradores é um custo desnecessário. Competências estão interligadas com: conhecimento, habilidade, força para executar. E não existe outra forma de desenvolver tudo isso sem capacitar! Existe uma máxima no ecossistema militar que diz assim: É melhor suar exaustivamente no treinamento, do que sangrar no campo de batalha.
3° - Vender a visão com emoção
A Visão da empresa não deve ficar clara apenas para os clientes do mercado de atuação, mas especialmente para o time. Ou seja, para aonde a organização está se encaminhando? Isso demonstra o porquê à equipe deve estar sendo lapidada diariamente. Existe um propósito, há uma razão bem definida, e isso não deve ficar obscuro!
Esses 3 pontos se forem respeitados disciplinadamente tem o poder de transformar uma equipe mediana, em uma equipe que performa, que entrega mais, e que tem a capacidade de gerar mais confiabilidade ao seu público alvo.