Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Como desenvolver competências na sua equipe? (Pílulas de Conhecimento)

avatar ESDRAS MAGNO RIBEIRO
Esdras Magno Ribeirofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como desenvolver competências na sua equipe? (Pílulas de Conhecimento)
Criado em 08 JUN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 AVISO: A Comunidade Sebrae vai mudar! Para não ficar de fora, atualize seus dados cadastrais e faça parte automaticamente da nova plataforma Clique na sua foto > dados pessoais > preencha corretamente > salvar! Pronto, em breve você terá acesso a NOVA COMUNIDADE SEBRAE.

Antes de entendermos como é possível desenvolver, se faz necessário compreendermos o que de fato significa a palavra Competência.

Competência é a qualidade ou estado de ser, funcionalmente adequado, ou ter suficiente conhecimento, julgamento, habilidades ou força para uma determinada tarefa. Este mix de aspectos positivos denomina o que chamamos de Competência.

A Competência está intimamente ligada com a intenção, ou em ser intencional.

Toda Competência sugere que será desenvolvida com o intento de alcançar algo, de promover, de realizar, de executar bem. Exemplificando, uma pessoa altamente gabaritada em Recursos Humanos, que domina técnicas avançadas de recrutamento, psicologia, tem habilidades de relacionamento interpessoal, domina estas vertentes com a intenção de ser competente no que faz.

Baseado nisso, como é possível desenvolver essas competências na sua equipe de trabalho? Existem elementos que evidenciam como pode ser feito isso. Vamos tratar deles?

1° - Provocar senso de pertencimento

Um dos maiores desafios da liderança é gerar nos seus liderados este tipo de sentimento. Dado que, eventualmente algumas pessoas chegam às organizações com diferentes tipos de culturas e valores, bloqueios emocionais, complexos de inferioridade. E pelo fato de carregarem consigo todas essas marcas (muitas vezes geradas na família), em determinados momentos se sentem rejeitadas. O líder deve acolher, acompanhar, incentivar, mostrar o caminho, conversar, trazer para perto, e acima de tudo, externalizar o porquê esta pessoa é tão importante para construção de resultados do coletivo;

2° - Entender que Treinamentos não são passivos, mas sim são ativos

 Infelizmente algumas organizações mundo afora ainda tem o pensamento limitado, que treinar colaboradores é um custo desnecessário. Competências estão interligadas com: conhecimento, habilidade, força para executar. E não existe outra forma de desenvolver tudo isso sem capacitar! Existe uma máxima no ecossistema militar que diz assim: É melhor suar exaustivamente no treinamento, do que sangrar no campo de batalha.

3° - Vender a visão com emoção

 A Visão da empresa não deve ficar clara apenas para os clientes do mercado de atuação, mas especialmente para o time. Ou seja, para aonde a organização está se encaminhando? Isso demonstra o porquê à equipe deve estar sendo lapidada diariamente. Existe um propósito, há uma razão bem definida, e isso não deve ficar obscuro!

 

Esses 3 pontos se forem respeitados disciplinadamente tem o poder de transformar uma equipe mediana, em uma equipe que performa, que entrega mais, e que tem a capacidade de gerar mais confiabilidade ao seu público alvo.

avatar ESDRAS MAGNO RIBEIRO
Esdras Magno Ribeiro
Administrador de Empresas, credenciado no CRA - PR, especialista em Liderana e Coaching. Consultor Empresarial, Treinador Corporativo e responsvel por mentorear diretamente mais de 90 empresas no Litoral Paranaense nos ltimos 4 anos.favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4620 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?