Antes de falar sobre a Inteligência Emocional, vou lhe trazer um dado alarmante que mostra a importância de desenvolvermos esta Soft Skill (habilidades e competências relacionadas a comportamento humano).
Segundo a pesquisa Tracking the Coronavirus 2020, realizada pela Ipsos, como consequência do novo surto do coronavírus 41% dos brasileiros têm sofrido de ansiedade, sendo que as mulheres são as mais afetadas, enquanto 49% se declaram ansiosas, 33% dos homens estão lidando com o sintoma no momento.
É de se esperar tal sintoma entre outros emocionais! Afinal, como lidar com isolamento social, restrição de funcionamento presencial da empresa, queda no faturamento, medo de ser contaminado pela COVID-19 ou de perder alguém querido para esta doença e, por fim, lidar diariamente com outras tantas imprevisibilidades causadas pela pandemia?
Antes de responder a esta pergunta, você já parou para refletir que a pandemia antecipou muitos avanços tecnológicos e exigiu que as empresas inovassem? Pois bem, inovar exige que o empreendedor saia da zona de conforto para enfrentar o novo, isto também gera ansiedade.
Para sobreviver no cenário contextualizado até aqui é imprescindível que o empreendedor desenvolva sua Inteligência Emocional, é com esta soft skill que ele conseguirá explorar todo o seu potencial.
Mas, o que é Inteligência Emocional?
De acordo com o escritor e palestrante sobre o tema, Daniel Goleman é...
A capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.
Empreendedor, conheça a seguir 10 dicas para o desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, elas podem lhe ajudar nesta jornada de desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo que você supere os desafios diários de forma mais equilibrada entre racional e emocional.
- Busque o autoconhecimento, se possível com um apoio profissional. Existem muitas ferramentas que podem lhe ajudar a entender melhor o seu perfil, qualidades e pontos a melhorar para você aproveitar melhor suas competências. Exemplo: Análise DISC e Teste de Personalidade.
- Observe e analise o seu comportamento, tenha cuidado para levar a própria vida no piloto automático, fique atendo com os gatilhos que despertam cada uma das suas emoções básicas (medo, tristeza, alegria, raiva e nojo). Lembra do filme Divertidamente? Ele pode lhe ajudar.
- Gerencie as suas emoções, não adianta apenas observar e analisar o seu comportamento se você não conseguir gerenciar suas emoções. Estou te lembrando de um conselho que possivelmente já ouviu dos seus avós, conte até 10 e não aja por impulso, possivelmente você falará coisas e tomará decisões no calor da emoção que não atrairão bons resultados.
- Foque em atuar dentro da sua Zona de Influência, ou seja, saiba identificar o que é de sua responsabilidade e atue como protagonista para agir, além de delegar o que pode para sua equipe. Nada de terceirizar toda a culpa de maus resultados da empresa, faça a sua parte.
- Seja empático, O 'outro' tem uma história de vida, valores, crenças, entendimentos, emoções e necessidades que são só dele. A empatia está relacionada a entender o outro nas necessidades e expectativas dele (calçar os sapatos do outro), não é oferecer ao outro o que você gostaria de receber.
- Saiba se comunicar, esta competência lhe ajudará em muitas atividades como: liderar melhor sua equipe, fazer boas negociações, desenvolver uma valiosa rede de contatos para parcerias, atrair e fidelizar clientes pelo bom atendimento.
- Conheça seus limites e busque apoio sempre que precisar. Nada de achar que é o Super Homem ou a Mulher Maravilha, permita-se a errar, descansar, compartilhar suas fragilidades com quem pode lhe ajudar a se desenvolver, querer ser forte 100% do tempo pode se tornar a sua maior fraqueza.
- Trabalhe o seu modelo mental, busque atuar no modelo de crescimento em que você seja uma pessoa de atitude, que tem autoconhecimento, que gerencia suas emoções, que foca na solução e sempre vê o copo meio cheio, afinal, enquanto alguns choram outros vendem lenço.
- Não crie problemas de estimação, aqueles os quais você se apoia para se manter na zona de conforto, tais como: não tenho tempo (ou seria prioridades?), ...e se não der certo?(mais e se der certo?), nunca fiz isso, não sou capaz (você já não fez tudo que sabe pela primeira vez?).
- Pratique todas as dicas anteriores todos os dias, assim como ir apenas um dia na academia não lhe torna mais forte e saudável, praticar a Inteligência Emocional um dia ou outro também não lhe permitirá se desenvolver, é necessário constância, disciplina e os bons hábitos.
Empreendedor, quer saber mais como o desenvolvimento da Inteligência Emocional contribui para seus Comportamentos Empreendedores? Leia meu artigo sobre Inteligência emocional para empreendedores.
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