Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Como desenvolver a Inteligência Emocional e utilizar melhor esta Soft Skill?

avatar RAFAEL DE SOUZA
Rafael De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como desenvolver a Inteligência Emocional e utilizar melhor esta Soft Skill?
Criado em 09 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Antes de falar sobre a Inteligência Emocional, vou lhe trazer um dado alarmante que mostra a importância de desenvolvermos esta Soft Skill (habilidades e competências relacionadas a comportamento humano).

Segundo a pesquisa Tracking  the Coronavirus 2020, realizada pela Ipsos, como consequência do novo surto do coronavírus 41% dos brasileiros têm sofrido de ansiedade, sendo que as mulheres são as mais afetadas, enquanto 49% se declaram ansiosas, 33% dos homens estão lidando com o sintoma no momento.

É de se esperar tal sintoma entre outros emocionais! Afinal, como lidar com isolamento social, restrição de funcionamento presencial da empresa, queda no faturamento, medo de ser contaminado pela COVID-19 ou de perder alguém querido para esta doença e, por fim, lidar diariamente com outras tantas imprevisibilidades causadas pela pandemia?

Antes de responder a esta pergunta, você já parou para refletir que a pandemia antecipou muitos avanços tecnológicos e exigiu que as empresas inovassem? Pois bem, inovar exige que o empreendedor saia da zona de conforto para enfrentar o novo, isto também gera ansiedade.

Para sobreviver no cenário contextualizado até aqui é imprescindível que o empreendedor desenvolva sua Inteligência Emocional, é com esta soft skill que ele conseguirá explorar todo o seu potencial.

Mas, o que é Inteligência Emocional?

De acordo com o escritor e palestrante sobre o tema, Daniel Goleman é...

A capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.

Empreendedor, conheça a seguir 10 dicas para o desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, elas podem lhe ajudar nesta jornada de desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo que você supere os desafios diários de forma mais equilibrada entre racional e emocional.

  1. Busque o autoconhecimento, se possível com um apoio profissional. Existem muitas ferramentas que podem lhe ajudar a entender melhor o seu perfil, qualidades e pontos a melhorar para você aproveitar melhor suas competências. Exemplo: Análise DISC e Teste de Personalidade.
  2. Observe e analise o seu comportamento, tenha cuidado para levar a própria vida no piloto automático, fique atendo com os gatilhos que despertam cada uma das suas emoções básicas (medo, tristeza, alegria, raiva e nojo). Lembra do filme Divertidamente? Ele pode lhe ajudar.
  3. Gerencie as suas emoções, não adianta apenas observar e analisar o seu comportamento se você não conseguir gerenciar suas emoções. Estou te lembrando de um conselho que possivelmente já ouviu dos seus avós, conte até 10 e não aja por impulso, possivelmente você falará coisas e tomará decisões no calor da emoção que não atrairão bons resultados.
  4. Foque em atuar dentro da sua Zona de Influência, ou seja, saiba identificar o que é de sua responsabilidade e atue como protagonista para agir, além de delegar o que pode para sua equipe. Nada de terceirizar toda a culpa de maus resultados da empresa, faça a sua parte.
  5. Seja empático, O 'outro' tem uma história de vida, valores, crenças, entendimentos, emoções e necessidades que são só dele. A empatia está relacionada a entender o outro nas necessidades e expectativas dele (calçar os sapatos do outro), não é oferecer ao outro o que você gostaria de receber.
  6. Saiba se comunicar, esta competência lhe ajudará em muitas atividades como: liderar melhor sua equipe, fazer boas negociações, desenvolver uma valiosa rede de contatos para parcerias, atrair e fidelizar clientes pelo bom atendimento.
  7. Conheça seus limites e busque apoio sempre que precisar. Nada de achar que é o Super Homem ou a Mulher Maravilha, permita-se a errar, descansar, compartilhar suas fragilidades com quem pode lhe ajudar a se desenvolver, querer ser forte 100% do tempo pode se tornar a sua maior fraqueza.
  8. Trabalhe o seu modelo mental, busque atuar no modelo de crescimento em que você seja uma pessoa de atitude, que tem autoconhecimento, que gerencia suas emoções, que foca na solução e sempre vê o copo meio cheio, afinal, enquanto alguns choram outros vendem lenço.
  9. Não crie problemas de estimação, aqueles os quais você se apoia para se manter na zona de conforto, tais como: não tenho tempo (ou seria prioridades?), ...e se não der certo?(mais e se der certo?), nunca fiz isso, não sou capaz (você já não fez tudo que sabe pela primeira vez?).
  10. Pratique todas as dicas anteriores todos os dias, assim como ir apenas um dia na academia não lhe torna mais forte e saudável, praticar a Inteligência Emocional um dia ou outro também não lhe permitirá se desenvolver,  é necessário constância, disciplina e os bons hábitos.

Empreendedor, quer saber mais como o desenvolvimento da Inteligência Emocional contribui para seus Comportamentos Empreendedores? Leia meu artigo sobre Inteligência emocional para empreendedores.

Gostou do conteúdo? Por favor, deixe um comentário, seu feedback nos ajudar a continuar e a melhor nossos conteúdos.

Rafael de Souza (InstagramLinkedinFacebook e Telegram)

avatar RAFAEL DE SOUZA
Rafael De Souza
Consultor, Produtor de Conteúdo e Palestrante do Sebrae-SP, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios. Apaixonado por empreendedorismo e admirador de empreendedores!favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4649 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?