É fato que, quando pensamos em investir no setor de alimentação uns dos primeiros a surgir na mente dos empreendedores é a alimentação fora do lar, com certeza, vários podem até dizer que não, mas é! Isso acontece devido ao alto consumo de alimentos e também a baixa barreira de novos entrantes no mercado.
Porém, para isso necessita de muita dedicação, principalmente em relação a definição do público-alvo. Neste sentido, é preciso saber as definições de quais são as características desses clientes: sexo, idade, escolaridade, gostos e etc.
O ideal mesmo é criar personas que venham representar os clientes ideais, as tendências para deixar o faturamento excelente e ter uma boa comunicação, tecnologia de equipamentos modernos, espaços menores e mais produtivos.
Um exemplo que podemos citar é o autoatendimento por quilo, um sistema de comando eletrônico que deixa o atendimento muito mais ágil, também vem reduzir seus custos usando a tecnologia.
Pensando especificamente no público-alvo, temos que analisar qual o perfil de clientes com mais chances de procurar pelo seu estabelecimento, com o tipo de cardápio que será serviço, avaliar a localização que é um fator importante para determinar o cliente que você vai atrair e também, é preciso analisar os preços que serão cobrados porque eles influenciam nos dados demográficos que você atrai.
Vale também analisar os seus conceitos e estratégias para atrair a sua clientela, um exemplo é, se você quer atrair uma multidão entre 20 a 40 e poucos anos que estão procurando relaxar e se divertir num bar completo com televisões, um cardápio casual e uma atmosfera semelhante a um pub é provável que atrairá este público-alvo.
O que posso dizer é que a base de público-alvo é sem dúvidas um dos elementos mais importante para o seu setor de alimentação, seus clientes determinam seu sucesso e quando você atrai seu público certo, você certamente desfrutará do seu sucesso.
Diante de uma pesquisa também encontrei um projeto bem interessante no link: