Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Como dar o primeiro passo para fazer o negócio voltar a crescer em 2022 - ARRUMANDO A CASA!

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Viotifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt4
Como dar o primeiro passo para fazer o negócio voltar a crescer em 2022 - ARRUMANDO A CASA!
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 16 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Mas, por que o assunto ARRUMAR A CASA toma nossa pauta como um primeiro passo para crescer?

Nesse post vamos abordar um tema já conhecido, mas de extrema necessidade e prioridade para o momento nos negócios, independentemente de setor ou tamanho da empresa. O assunto tem a ver com MUDANÇA - melhorar e acertar o passo da gestão, organizar e preparar a equipe, adaptar e ajustar estrutura, processos, equipamentos e os produtos para atender as novas necessidades da sociedade.    

E por que ARRUMAR A CASA é um dos primeiros assuntos na ordem das prioridades na empresa para o momento?

Quanto mais preparada a empresa estiver com sua estrutura, equipe, gestão e produto; mais preparada estará para ganhar novos clientes, vender mais crescer.

Com 2 anos de retração da economia e todas as dificuldades que ocorreram por conta da pandemia, percebemos que muita coisa mudou e não podemos mais voltar exatamente da mesma forma que funcionavam os negócios. Na retomada, mesmo que ainda parcialmente; essas mudanças necessárias são muito significativas dentro das empresas, pois impactam na gestão, nas pessoas, nos produtos, na maneira como se fazem as coisas, nos níveis de prioridades, nos recursos financeiros e até nas novas alternativas de matéria prima para substituir outras em escassez e preço elevado.

Também percebemos uma aceleração em transformar o negócio não só físico (loja/indústria), mas necessariamente, também de forma digital para não perder clientes e continuar crescendo e vendendo os produtos. Assim como, o trabalho de alguns funcionários, podem ser executados de forma remota sem estar presencialmente na empresa.

Perante este novo cenário global, a boa dica é que façamos uma boa avaliação do nosso cenário interno da empresa, elencando necessidades de mudanças, mas antes proponho uma primeira etapa de avaliação pessoal para compreender a mudança de hábitos do líder empreendedor, o que trará inspiração para a condução das mudanças na empresa também.  

1ª. Parte - Um convite a mudanças de hábitos do líder empreendedor

Podemos começar com uma avaliação de nossos hábitos para mudar pequenas coisas na nossa postura como pessoa e como empresário que dificulta ou facilita para as mudanças acontecerem também dentro da empresa. É preciso pensar nas pequenas mudanças para chegar nas mudanças maiores no negócio. No livro Hábitos Atômicos, o autor James Clear no capítulo 1 – O Surpreendente Poder dos Hábitos Atômicos, trazábitos Atômicos muitas dicas para avaliar nossos pequenos hábitos que geram grandes transformações em nossas vidas. Um bom exemplo é, uma dose de positivismo por dia, impacta a equipe, que produz mais e melhor e o resultado financeiro melhora também.

Conforme Clear, “Veja como a matemática funciona: se você conseguir ficar 1% melhor a cada dia durante um ano, acabará sendo 37 vezes melhor quando terminar. Por outro lado, se ficar 1% pior a cada dia durante um ano, você declinará quase a zero. O que começa como uma pequena vitória ou um pequeno contratempo se acumula em algo muito maior”. Ele também diz que – “Hábitos, são os juros compostos do auto aperfeiçoamento. Da mesma forma que o dinheiro se multiplica com juros compostos, os efeitos de seus hábitos se multiplicam à medida que você os repete..... Uma ligeira mudança em seus hábitos diários pode direcionar sua vida para um destino muito diferente.... O sucesso é resultado de hábitos diários – não de transformações únicas na vida.”   

Por isso, convido o leitor a refletir:

·         Quais mudanças como pessoa e como líder de uma equipe desejo promover?

·         Quais são meus desejos para o final de 2022 com relação à minha gestão?

·         Que líder eu sou e quero ser?

·         Que gestão eu quero?

·         Que modelo de empresa eu quero?

·         Qual legado quero deixar?

Faça sua lista e comece a trabalhar que o resultado positivo virá, mas não deixe de consultar o Sebrae Paraná para te auxiliar nos conhecimentos e orientações, caso necessite, assim como, informações de acesso a crédito!

2ª. Parte – Um convite as mudanças na empresa

Estudos de cenários e tendências, como o da Euromitor International - https://go.euromonitor.com/white-paper-EC-2022-Top-10-Global-Consumer-Trends-PG.html), apontam que 2022 será um ano de crescimento na economia e aqueles negócios mais adaptados para atender as novas necessidades mais exigentes do mercado e dos clientes, são aqueles que estarão vendendo mais e crescendo. O estudo conclui que:

“QUEM SEREMOS EM 2022? A mudança foi a única constante nos últimos dois anos. Alterações radicais no estilo de vida levaram os consumidores a tomar decisões intencionais, conscientes e ambiciosas. Agora o mundo está se recuperando. Os consumidores estão colocando seus planos em ação, arriscando-se e aproveitando o momento. Acesso e ação são as forças motrizes por trás das 10 principais tendências globais de consumo para 2022. A resiliência e a adaptabilidade dos consumidores foram testados em 2021, fazendo com que renunciassem ao controle e abraçassem o desconhecido. Neste ano, os consumidores estão retomando o controle e pavimentando um caminho a frente com base em suas paixões e em seus valores.”

 

Convido-o a estudar com mais profundidade este conteúdo, pois pode trazer inspirações para as mudanças que se fazem necessárias no seu negócio, ou seja, ajudará a ARRUMAR A CASA PARA VOLTA A CRESCER. Por isso, elencamos algumas proposições para promover suas mudanças na empresa:

Liste quais pontos positivos tem o seu negócio.

2.    Quais são seus diferenciais da empresa e dos seus produtos?

3.    Quais pontos negativos (a melhorar) no seu negócio.

4.    O que os seus concorrentes estão fazendo de diferente?

5.    O que os seus clientes estão pedindo?

6.    Quais as oportunidades que percebe no mercado para seus produtos/serviços, mesmo que sejam necessárias pequenas mudanças?

7.    Analise se a sua equipe de colaboradores está preparada para os avanços que precisam na empresa? Se falta conhecimento, quais capacitações são necessárias?  

8.    Quais mudanças, onde precisam ser feitas e em que prazo é necessário (financeiro, processo/estrutura, comercial, RH, Marketing).

9.    E por último, reunir a equipe com todas as informações e estudar os caminhos e decisões a tomar para promover as mudanças/melhorias na empresa.

10  E se necessitar de recursos financeiros e acesso à crédito, entre em contato com a área de Crédito do Sebrae.  

Enfim, é possível mudar, é necessário mudar e se adaptar ao novo cenário. É importante e fundamental para crescer, ARRUMAR A CASA e promover um realinhamento da gestão e do negócio para continuar ainda mais forte e competitivo.  

Por isso, conte sempre com as soluções que o Sebrae Paraná pode oferecer de conhecimentos e apoio as empresas, bem como informações de acesso ao crédito, quando seu negócio necessitar.

Acompanhe a Comunidade Crédito, estamos sempre divulgando orientações sobre a gestão empreendedora e acesso à crédito e oportunidades de recursos disponíveis para fomentar e inovar em seus projetos e negócios. Acesse a comunidade e compartilhe os posts.

 

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administrao Estratgica de Negcios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas reas: Estratgia empresarial, sustentabilidade, inovao e storytelling empresarial.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4570 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.