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Como criar um infoproduto em 6 passos

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Como criar um infoproduto em 6 passos
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Criado em 31 JUL. 2023
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Com a expansão mundial da internet a partir dos anos 2000, o mercado foi se tornando cada vez mais digital, possibilitando o surgimento de novas formas de comunicação.


Nesse contexto podemos identificar a criação de inúmeras estratégias voltadas para gerar valor às marcas e atrair cada vez mais clientes fidelizados com a empresa. Uma das principais técnicas utilizadas atualmente é a elaboração de infoprodutos. 


Infoprodutos são produtos feitos para o ambiente virtual/digital, como por exemplo: e-books; cursos on-line; webinários; entre outros. Os infoprodutos podem ser disponibilizados somente para acesso on-line ou também podem ser baixados para utilização off-line. 


                  

                              E-books são um exemplo de infoproduto. Freepik®. 



Conheça agora os 6 passos para criação e lançamento de um infoproduto.


1 - Pesquisa de mercado: 


Com o constante crescimento que o mercado de infoprodutos teve nos últimos anos, torna-se indispensável realizar uma pesquisa de mercado antes de começar efetivamente a desenvolver um infoproduto. 


Entre os tópicos que deverão ser abordados por esta pesquisa, estão a segmentação do público-alvo (faixa etária, gênero, localização, etc) e o desenvolvimento da persona que se pretende atingir. 


Também é necessário identificar quais são as tendências a curto e médio prazo no nicho de mercado que está sendo trabalhado.


Caso outros players já tenham lançado infoprodutos semelhantes, uma das táticas que podem ser empregadas é a de benchmarking, a fim de fazer um levantamento dos produtos já existentes no mercado. 


Nesta etapa também podem ser traçados os diferenciais do infoproduto em comparação aos concorrentes do mesmo segmento. 


                    

                                            Etapa de pesquisa. Freepik®. 


2 - Planejamento do processo de produção 


Após a conclusão da pesquisa de mercado podemos seguir para o próximo passo que será a definição e estruturação do processo de produção do infoproduto. Para isso é necessário preencher um checklist, como o exemplo abaixo: 

  • O que será necessário para criar esse infoproduto?
  • Quantas etapas o processo de produção terá? 
  • Qual a estimativa do tamanho do time e quais são as funções pré-determinadas? Compensa terceirizar alguma etapa?

Todas essas perguntas vão variar de acordo com o tipo de infoproduto que se pretende desenvolver, por exemplo, se o escolhido for um curso online, outras questões podem ser adicionadas ao checklist, como:

  • Quais os temas deste curso?
  • Onde serão feitas as gravações? 
  • Quem são as pessoas que irão ministrar o curso?
  • Como será feita a edição desse material?
  • Em qual plataforma ele vai ser disponibilizado?


3 - Estruturar as etapas de produção 


Após responder o checklist anterior podemos dar início a produção do infoproduto, com detalhes definidos como espaço de trabalho, recrutamento e seleção de profissionais, e escopo do projeto é hora de arregaçar as mangas e começar a produzir!


4 - Acompanhamento do fluxo de produção 


É fundamental acompanhar o processo de produção acontecendo, a fim de colher dados e métricas de cada etapa, buscando otimizar os resultados.


Com o acompanhamento constante do processo de produção podemos identificar qual etapa pode ter um gargalo de tempo/investimento, permitindo a reavaliação do processo. 


Em geral as etapas de briefing e criação, como por exemplo a definição de uma identidade visual, são as mais demoradas para a elaboração de um infoproduto.


É importante compreender que o desenvolvimento de um infoproduto leva tempo, e por isso é necessário estimar, em média, quanto dura cada etapa.


Existem diversos softwares que podem auxiliar na gestão do projeto, gerando dados e métricas que poderão ser utilizados na tomada de decisões.

                        

                    Acompanhamento digital do processo de produção. Freepik®.


5 - Lançamento do infoproduto


Para que o seu infoproduto tenha destaque no mercado é necessário estabelecer estratégias de lançamento, que devem ser pensadas com um prazo de antecedência da divulgação oficial do infoproduto. 


Neste caso uma das estratégias que pode ser utilizada é a criação de um cronograma com as inúmeras ações que serão desenvolvidas antes da divulgação oficial.  


Entre as estratégias utilizadas para divulgação e lançamento de infoprodutos, temos:

  • Definir se o lançamento será presencial ou on-line;
  • Identificar possíveis digitais influencers para o nicho que se pretende atingir; 
  • Realizar eventos, workshops, webinários, entre outros. 


6 - Acompanhamento contínuo do infoproduto 


Por se tratar de um infoproduto é importante haver um acompanhamento contínuo após o lançamento, pois poderão ser necessárias correções, atualizações, e eventuais alterações no material.


Nada melhor do que o infoproduto rodando para identificar a aceitação do público, sendo que além disso com o acompanhamento contínuo também é possível a coleta de dados, que permitem um constante aprimoramento do material.


Dica bônus - Crie uma comunidade


Com o infoproduto divulgado trace um perfil dos usuários e crie uma comunidade, utilizando para isso canais de comunicação específicos, como posts direcionados nas redes sociais e e-mail marketing. 

Também é possível distribuir outros infoprodutos de relevância, como por exemplo uma masterclass exclusiva para a comunidade que foi criada, gerando uma sensação de pertencimento e valorização. 



E agora é hora de aplicar esse conhecimento, criando o infoproduto que vai valorizar ainda mais a sua marca.

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Alana Milcheski
Graduação e mestrado na área de História da Publicidade, com especialização em Formação Docente para o EAD e em Design Educacional. Experiência com criação e gestão de cursos on-line, tendo desenvolvido ações em diversas etapas desse processo, como estudo de mercado para considerar a viabilidade dos infoprodutos educacionais, e elaboração de campanhas e estratégias digitais para a captação de leads e comercialização dos cursos ofertados. Expertise em análise de dados e acompanhamento de métricas voltadas para o diagnóstico das ações desenvolvidas. Vasta experiência em docência e produção de conteúdo para o ensino superior, em diversas áreas, como História, Pedagogia, Serviço Social, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.favorite_outline Seguir Perfil
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