Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Como criar um ambiente propício à inovação?

avatar LARRISA CORTEZ
Larrisa Cortezfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como criar um ambiente propício à inovação?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 17 NOV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Para que a organização de qualquer setor tenha destaque no mercado, sem dúvida é preciso contar com inovação. O ambiente contribui muito e de maneira positiva para que haja um bom relacionamento com os funcionários, aumento da motivação, da produtividade e também um bom relacionamento com seu público.


A implementação de boas estratégias contribui muito para gerar inovação e manter um clima organizacional ainda mais saudável. Fique atento às dicas que trouxe para você implantar no seu negócio!


1.  É preciso ter um propósito claro em mente acerca da inovação: sem um claro entendimento e uma visão ampla, fica difícil promover mudanças no ambiente e mover as pessoas para trazer estratégias que alcancem a inovação. Para atingir esse propósito, é preciso planejamento, boa comunicação e troca de ideias.


2.  Não esqueça, é preciso errar para aprender: é fato que se fosse para escolher, todos seriam assertivos, mas errar é inevitável, ainda mais na busca de estratégias por melhorias no ambiente organizacional. Pense que o erro que cometemos nesse processo inovativo trará mais aprendizado, busca pela evolução e resultados ainda melhores.


3.  A diversidade é uma forte aliada: nesse contexto você concorda que quanto mais diversidade de experiências, visões de mundo e uso de tecnologias, maior as chances de soluções mais criativas e diversificadas no negócio? Experiências diferentes trazem mais riquezas e, com isso, bons frutos na forma de encarar os desafios impostos pela inovação.


4.  Colaboração é uma das máximas para inovar: posso dizer que é uma tendência global. Esse modelo organizacional nos mostra que quanto maior o incentivo aos colaboradores, mais eficiência, produtividade e otimização nos processos são gerados. Reforce o time de pessoas inovadoras, invista em capacitação, busque por metodologias que supram carências e ajudem na proatividade do todo.


Essas dicas e essa operação de forma geral resultam em um progresso contínuo na organização, porque levando em consideração, haverá um crescimento genuíno, sustentabilidade a longo prazo e, como já mencionado anteriormente, haverá um relacionamento melhor entre líderes, equipes e clientes, além do progresso da organização.

avatar LARRISA CORTEZ
Larrisa Cortez
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1366 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios