Não ter a certeza do que pode ou não acontecer no futuro, nos dá a sensação de insegurança, levando à ansiedade. Nesse momento de pandemia é exatamente o que todos estamos vivendo!
Na última segunda feira, em diversas cidades de nosso país, os salões de beleza estão autorizados a realizarem atendimentos. E o sentimento é de incerteza e ansiedade.
Não sabemos ao certo qual será o comportamento do cliente. Muitos ainda estão com medo e o retorno será lento. E isso pode trazer desânimo para sua equipe. O que fazer?
Um líder precisa estar preparado para lidar com as emoções de sua equipe, motivar e levá-los a alcançar suas metas e objetivos.
Assim, é importante em primeiro lugar preparar sua equipe. Treinamento nesse momento é essencial. Muitas são as dúvidas quanto aos protocolos de biossegurança, a utilização dos EPIS e a abordagem do cliente.
Não é à toa, que nos protocolos que retomada, é exigido um treinamento de toda a equipe para essa retomada.
Quando a equipe recebe o devido treinamento, se sente segura para o atendimento. Saber que a gestão do salão está preocupada não só com o cumprimento das normas, mas com a saúde de seus profissionais traz também segurança, conforto e pertencimento, o que melhora muito o clima organizacional.
O próprio gestor precisa nesse momento controlar suas emoções para transmitir para toda a equipe a segurança e o apoio necessário.
De nada vai adiantar o profissional ser firme em não atender o cliente sem máscara, por exemplo, se o gestor amolecer e permitir o atendimento sem o cumprimento das normas.
Todos precisam falar a mesma língua.
Outra maneira de ajudar a controlar as emoções de quem faz parte de sua equipe é trabalhar para que a harmonia e o bom clima organizacional aconteçam sempre.
Mas como fazer isso?
O bom clima depende de diversos fatores: bom relacionamento interpessoal, valorização do talento de cada profissional, respeito a cada indivíduo.
Reuniões regulares são fundamentais para um relacionamento transparente da equipe. No início podem ser difíceis, mas com o tempo, a cada reunião, conseguimos levar cada profissional a respeitar mais o outro e assim, trazer a harmonia aos relacionamentos.
Invista em sua equipe! Ela é seu bem maior!
Nas próximas colunas, vou falar um pouco mais sobre a gestão de pessoas na indústria da beleza, seus desafios e ferramentas para lidar com a área.
Para saber mais sobre esse assunto, participe da Comunidade Serviços de Beleza.