Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Como controlar as emoções da equipe

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como controlar as emoções da equipe
Criado em 14 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Não ter a certeza do que pode ou não acontecer no futuro, nos dá a sensação de insegurança, levando à ansiedade. Nesse momento de pandemia é exatamente o que todos estamos vivendo!

Na última segunda feira, em diversas cidades de nosso país, os salões de beleza estão autorizados a realizarem atendimentos. E o sentimento é de incerteza e ansiedade.

Não sabemos ao certo qual será o comportamento do cliente. Muitos ainda estão com medo e o retorno será lento. E isso pode trazer desânimo para sua equipe. O que fazer?

Um líder precisa estar preparado para lidar com as emoções de sua equipe, motivar e levá-los a alcançar suas metas e objetivos.

Assim, é importante em primeiro lugar preparar sua equipe. Treinamento nesse momento é essencial. Muitas são as dúvidas quanto aos protocolos de biossegurança, a utilização dos EPIS e a abordagem do cliente.

Não é à toa, que nos protocolos que retomada, é exigido um treinamento de toda a equipe para essa retomada.

Quando a equipe recebe o devido treinamento, se sente segura para o atendimento. Saber que a gestão do salão está preocupada não só com o cumprimento das normas, mas com a saúde de seus profissionais traz também segurança, conforto e pertencimento, o que melhora muito o clima organizacional.

O próprio gestor precisa nesse momento controlar suas emoções para transmitir para toda a equipe a segurança e o apoio necessário.

De nada vai adiantar o profissional ser firme em não atender o cliente sem máscara, por exemplo, se o gestor amolecer e permitir o atendimento sem o cumprimento das normas.

Todos precisam falar a mesma língua.

Outra maneira de ajudar a controlar as emoções de quem faz parte de sua equipe é trabalhar para que a harmonia e o bom clima organizacional aconteçam sempre.

Mas como fazer isso?

O bom clima depende de diversos fatores: bom relacionamento interpessoal, valorização do talento de cada profissional, respeito a cada indivíduo.

Reuniões regulares são fundamentais para um relacionamento transparente da equipe. No início podem ser difíceis, mas com o tempo, a cada reunião, conseguimos levar cada profissional a respeitar mais o outro e assim, trazer a harmonia aos relacionamentos.

Invista em sua equipe! Ela é seu bem maior!

Nas próximas colunas, vou falar um pouco mais sobre a gestão de pessoas na indústria da beleza, seus desafios e ferramentas para lidar com a área.

Para saber mais sobre esse assunto, participe da Comunidade Serviços de Beleza.

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3848 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?