Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Como conciliar o seu propósito com a sua carreira?

avatar GISELE VICTOR BATISTA
Gisele Victor Batistafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como conciliar o seu propósito com a sua carreira?
Criado em 15 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A vida deve ser um equilíbrio entre muitas pequenas coisas, as quais precisam ser experimentadas e saboreadas, de forma flexível e harmônica.


Se pararmos para pensar, na maior parte das vezes, as recompensas mais surpreendentes são resultados de ações desinteressadas, feitas de maneira espontânea, numa entrega genuína ao mundo.

 

Em nossa jornada diária, se pudermos reconhecer no esforço de nosso desenvolvimento pessoal a nossa fonte primária de felicidade, nós teremos sucesso no desafio mais importante de nossas vidas: alcançarmos o valor de nos tornarmos melhores para o mundo.


Se estivemos conectados com nossa essência, encontrando satisfação e proveito conosco mesmos, a plateia não será necessária!

 

Isto porque, muitas vezes, nos enganamos sobre quais são as nossas prioridades e o grau de importância delas em nossas vidas. Buscamos fazer coisas para recebermos recompensas e, se não as conquistamos, estamos sujeitos a um sentimento de frustração e descontentamento.

 

Encontrar o propósito pode tornar a vida mais feliz e realizada. Mas é importante começar através de pequenas ações, sem pressão ou racionalização dos sentimentos, apenas harmonizando-se com o fluxo da vida e buscando reconhecer a alegria nas coisas mais singelas.

 

Esta consciência interior é o combustível necessário para que possamos seguir em frente, com plenitude e estado de presença. É o bastar-se, vivendo no aqui e agora.

 

Neste estágio, não seremos mais carentes de reconhecimento pelo nosso trabalho ou esforço, não nos tornaremos dependentes da opinião ou julgamento alheio.


A plateia não será mais necessária e não procuraremos por recompensas no mundo exterior, pois estaremos tão absorvidos no fluxo da vida, de maneira tão intensa, que a satisfação encontrada em cada atividade se tornará nutritiva.

 

Então, o trabalho se tornará um fim, por si só, ao contrário de ser uma coisa a ser suportada, como um instrumento para se alcançar um objetivo material. O trabalho não se dará pelo dinheiro, mas pela satisfação embutida na possibilidade de sua própria realização.


É um momento de libertação e desapego de coisas materiais e superficiais, para vivenciar algo extraordinário e profundamente pleno: saber o grau de importância de nosso trabalho para a construção de um mundo melhor. Isto é propósito!!


E, assim, a vida se torna coerente, criativa e feliz...


Nós conseguimos reconhecer em nós mesmos a fonte de toda a realização, e trabalhar pelo propósito dará sentido de vida e preencherá o vazio existencial, que possivelmente possa estar nos corroendo.


O IKIGAI, uma filosofia japonesa nos mostra 05 passos para que possamos encontrar uma motivação de vida e sermos mais felizes:


1) Começar pequeno;

2) Libertar-se;

3) Harmonia e Sustentabilidade;

4) A alegria das pequenas coisas; e

5) Estar no aqui e agora.


Sustentabilidade de dentro para fora!! Fonte: Ken Mongi. IKIGAI. 2018

avatar GISELE VICTOR BATISTA
Gisele Victor Batista
Top 10 LinkedIn Creator | Consultora ESG, Sustentabilidade e Responsabilidade Social | Mentora Liderança Sustentável e Desenvolvimento Humano | Palestrante Mudanças Climáticas, ODS-Agenda 2030 e Capitalismo Consciente.favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4645 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis