Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Como começar a divulgar meu negócio na internet?

avatar FERNANDO CASTELLON DO AMARAL
Fernando Castellon Do Amaralfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como começar a divulgar meu negócio na internet?
Criado em 20 ABR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você já deve ter percebido como o mercado digital vem crescendo ano a ano, tornando-se um dos principais meios de divulgação. Principalmente no último ano, em decorrência da pandemia de Covid-19, a internet se transformou na principal forma de conexão entre as pessoas. E todo esse alcance se revela uma excelente oportunidade de divulgação de produtos e serviços.

Uma situação que muitos clientes trazem quando presto consultoria de Marketing, são dúvidas sobre: 'Por onde eu devo começar a divulgar?', 'Qual é o melhor caminho para a minha empresa?' e 'Como trazer bons resultados para o meu negócio?'. 

Ainda sinto que as pessoas entendem que Marketing é apenas Facebook, porém Marketing é muito mais que isso, afinal existe uma vértebra do Marketing, chamada Marketing Digital, e dentro dela estão as redes sociais.

Porém, antes mesmo de sua empresa começar a divulgar através de canais de comunicação como Facebook, Instagram, TikTok etc. Existem algumas ferramentas que são essenciais para empresas que estão começando agora.

Infelizmente, muitas ainda não são muito conhecidas pela maioria dos empreendedores. Por isso, neste artigo vou apresentar para você algumas dessas ferramentas e como você poderá utilizá-las em seu negócio. Confira!

Google Meu Negócio

Pensando em quem está começando o seu negócio e empreendedores que ainda não podem fazer grandes investimentos, mas que querem uma força para começar suas divulgações e assim, ser encontrado pelos seus consumidores, a minha dica é: tenha um perfil no Google Meu Negócio

A ferramenta gratuita do Google é um recurso que permite que a empresa se conecte com seus clientes através de uma ficha com informações do negócio, isso pela Busca do Google e pelo Google Maps.

Veja no exemplo abaixo, como o perfil da minha empresa, Motion Publicidade, aparece no Google. Temos o nome da empresa, fotos da empresa, serviços, endereço, horário de funcionamento, site, telefone.

Além disso, você sabe que a opinião do consumidor é cada vez mais importante, principalmente na internet, por isso no Google Meu Negócio, é possível ver avaliações de clientes sobre a empresa.

Segundo o Google, empresas que respondem a avaliações são consideradas 1,7x mais confiáveis do que aquelas que não respondem. Ganhe a confiança de seus clientes!

Dr. Guilherme Roça - Cirurgião Plástico - Cliente: Motion Publicidade - Desde 2016

Ah, Fernando. Mas a minha empresa ainda não tem um site. Não se preocupe com isso! O Google Meu Negócio, oferece para você a oportunidade de criar um site simples para poder divulgar o seu negócio. E tudo isso, de forma prática e muito fácil.

Outra função muito bacana e que não posso deixar de comentar, é que no perfil de sua empresa, você poderá incluir informações sobre quais produtos ou serviços oferece. Ou seja, com o Google Meu Negócio, você pode mostrar o que sua empresa tem de melhor e quanto melhores as informações aplicadas, mais chances de sua empresa ser encontrada no mundo digital.

Google Para Pequenos Negócios - Google PME

Esses dias conheci mais uma ferramenta gratuita do Google, o Google Para Pequenos Negócios. Ao acessar o site você responderá algumas perguntas sobre o seu negócio, e a partir das suas respostas, o sistema cria um plano personalizado de Marketing Digital envolvendo as principais ferramentas da plataforma Google. Com essa ferramenta fantástica, você terá novos insights e estratégias para a sua empresa. 

Além disso, através da aba 'Últimas Notícias' você poderá ficar informado sobre tudo o que acontece na área de Empreendedorismo e Marketing. Outra função incrível do Google Para Pequenos Negócios e que poderá te ajudar muito, é que através dele você terá acesso diversos cursos gratuitos sobre Marketing Digital.

Ainda tem dúvidas se essas ferramentas poderão mesmo ser uma excelente oportunidade para a sua empresa?

Vamos fazer um comparativo entre Facebook/Instagram e Google. Qual a diferença de um para o outro? A forma como as pessoas utiliza as mesmas no seu dia-a-dia.

As redes sociais têm trabalhado muito ainda para que as pessoas pesquisem nelas, seja em grupos, publicações ou até a própria barra de pesquisa. Mas a verdade é que quando alguém tem um problema a ser resolvido, ela vai direto ao Google. Você mesmo já deve ter feito isso várias vezes, não é mesmo? 

Então! O Google é um ótimo lugar para começar a divulgar o seu negócio. Sem dúvidas, considero essa como uma das melhores estratégias.

Algum tempo atrás, escrevi um conteúdo sobre Análise SWOT, que poderá te ajudar muito nesses primeiros passos em sua empresa. Não deixe de conferir.

E se você gostou desse conteúdo que trouxe hoje e ele te ajudou de alguma forma, então compartilhe em suas redes sociais e deixar um comentário aqui no post.

 

avatar FERNANDO CASTELLON DO AMARAL
Fernando Castellon Do Amaral
Publicitrio de formao, apaixonado por empreendedorismo, vendas e startup!CEO - Motion Publicidade / CMO - market4u / CMO - BioGrupofavorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2871 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?