Você sabe como captar leads usando o Instagram? Se já tem ou pretende ter um negócio, precisará saber como dominar essa ferramenta para encontrar novos clientes pela Internet.
Atualmente, o Instagram é uma das mais populares redes sociais do mundo. No Brasil, são 66 milhões de usuários, cerca de 31% da população brasileira.
Já em Portugal, são 68% da população no Instagram, o que faz da rede social uma das ferramentas mais importantes do país para arranjar leads.
Portanto, seja você uma agência digital em Lisboa ou um empreendedor independente em São Paulo, saber como captar leads usando o Instagram é um conhecimento essencial para ter sucesso.
Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Entenda as fases de como captar leads usando o Instagram
O primeiro passo para saber como captar leads usando o Instagram é entender como funciona esse processo nas redes sociais. Não adianta por exemplo, tentar criar uma página e nunca postar nada e esperar que leads surjam do nada.
Portanto, é necessário estabelecer um processo de captação de leads em três etapas. São elas:
- Atração de novos seguidores;
- Estímulo de engajamento;
- Conversão de leads.
Assim, a sua estratégia de Instagram deve contar com ideias de conteúdos que funcionem para essas três fases, pensando sempre nas dores e necessidades da sua persona.
Saiba que horário postar para obter o maior engajamento
Os perfis comerciais no Instagram contam com alguns benefícios que os perfis normais não têm. Um deles por exemplo, é um conjunto de métricas sobre os seus seguidores.
Nessas métricas, é possível perceber qual os horários em que a maior parte do seu público está online. Assim, dá para planejar o seu conteúdo (posts e stories) para serem publicados nesse horário de maior audiência.
Isso aumenta as chances do seu conteúdo ter sucesso e gerar maior engajamento com o seu público.
Use os Stories para criar um maior vínculo emocional
No Instagram, é possível criar posts em 4 formatos. São eles:
- Fotos no feed;
- Vídeos no feed;
- Vídeos no IGTV;
- Stories.
De todos, os Stories são os de consumo mais fácil. Por causa disso, costumam ter maior audiência e impacto com o público.
Portanto, use os Stories para criar vínculos emocionais (desejo, diversão, curiosidade) com o seu público.
Poste vídeos curtos mostrando os bastidores da empresa, os produtos sendo produzidos, entregas para os consumidores e outros tipos de conteúdos que ajudem a despertar gatilhos emocionais no seu público.
Crie uma lista de público Lookalike para sua página
Aos poucos, a sua página no Instagram deverá começar a crescer. Assim que tiver um número considerável de seguidores (mais de 1000), uma boa ideia é criar uma lista de público Lookalike.
Essa ferramenta é disponibilizada pelo Facebook para que você possa encontrar outras pessoas com as mesmas características de quem já é um seguidor da sua página. Assim, é provável que as pessoas nessa lista também se interessem pelo seu conteúdo.
Com a lista do público Lookalike, você poderá investir em anúncios e impulsionamentos para conseguir novos seguidores e gerar novos leads.
Faça parcerias com influenciadores digitais
Os influenciadores digitais estão entre os principais elementos de destaque nas redes sociais, especialmente no Instagram.
Por isso, eles são excelentes oportunidades de gerar novos leads para o seu negócio. Basta estabelecer parcerias produtivas com eles.
Em primeiro lugar, é necessário entender quais são os influenciadores mais importantes do seu ramo. Se você vende, digamos, fones de ouvido para jogos digitais, busque saber quem são os influencers de maior destaque para gamers.
Em seguida, monte uma lista com os possíveis influenciadores que podem ajudar a sua empresa. Separe-os por nível de verba para as ações e o nível de engajamento.
Com base nesses elementos, entre em contato com os influencers e proponha a parceria. Assim, você conseguirá expor a sua marca para os seguidores deles e capturará mais leads.
Entenda os gatilhos mentais do engajamento
O engajamento é essencial para uma estratégia de Marketing no Instagram. Se você quer saber como captar leads usando o Instagram, precisa entender como gerar engajamento.
Existem diversos gatilhos mentais que estimulam o engajamento das pessoas com o seu conteúdo. Se você dominá-los, conseguirá aumentar a sua exposição e gerar mais resultados.
Um gatilho muito comum é a necessidade que temos de corrigir alguma coisa. Por isso, um post com um erro de português intencional pode gerar muito engajamento. Depois de gerar o engajamento inicial para fazer o post virar uma tendência, basta consertar o erro. No entanto, essa é uma técnica que não é muito bem vista pelo público.
Apesar disso, ela mostra como é possível explorar gatilhos mentais para conseguir mais curtidas e comentários e fazer um post se tornar tendência no seu Feed e ganhar novos seguidores.
E aí, aprendeu como captar leads usando o Instagram? Deu para ver que não é tão difícil como parece, certo?!
Agora é só colocar as nossas dicas em ação para conseguir novos clientes para o seu negócio na Internet!