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Como calcular Ticket médio: Up-selling e Cross-Selling

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Como calcular Ticket médio: Up-selling e Cross-Selling
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Criado em 26 MAR. 2022
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Você sabe a forma correta de calcular o ticket médio? Consegue enxergar sua importância como indicador de que a receita de sua loja vai bem, e até mesmo, permitir planejar as próximas ações?

Então, apesar de toda sua importância, muitos empreendedores ainda subestimam o Ticket Médio, um indicador que é capaz de mostrar como está a performance de vendas do seu negócio, assim como, o desempenho dos seus vendedores.

Por isso, é tão importante contar com a ajuda de profissionais da área de finanças, até mesmo, terceirizar esse serviço, apostando em empresas como a conta ideal, por exemplo, que oferece a acessória que sua empresa precisa sem que isso pese em seu bolso.

Mas, afinal, o que é ticket médio?

Ticket médio serve para indicar o valor médio de compras de um cliente em sua loja, num determinado período permitindo que, de uma forma super simples, consiga identificar o perfil do cliente que mais consome em seu comércio.

Dentre outras coisas, permite que, através dele, consiga elaborar ações, estratégias, um plano de vendas eficiente para melhorar os resultados do seu negócio, até mesmo, implementando metas desafiadoras para seus vendedores.

E mais, permite não apenas saber quanto seu cliente têm gasto, mas também, quanto a sua empresa precisa vender em um determinado período para conseguir ter lucros.

Calcular o ticket médio de vendas não é nenhum bicho de sete cabeças, basta, seguir esses passos:

  1. Determine o período a ser calculado, podendo ser por dia, semana ou mês;
  2. Após determinar o período de apuração, verifique a quantidade de vendas nesse meio tempo, assim como, o valor de venda registrado;
  3. Então, agora é só somar o valor de todas as vendas registradas, e dividir pela quantidade de vendas.

E é isso, agora já sabe exatamente como calcular o ticket médio do seu negócio.

Dicas para aumentar o ticket Médio da sua empresa

Certamente, quem tem qualquer negócio, quer elevar o ticket médio, para isso, no entanto, é preciso montar estratégias assertivas e lançar mão de algumas técnicas para movimentar o seu negócio. Dentre elas:

Cross selling

Sem dúvida, quem deseja melhorar o ticket médio não pode deixar de apostar em  Cross selling, que é uma excelente técnica, na qual, você estimula o cliente a comprar produtos complementares à compra inicial.

Um bom exemplo de empresa que usa essa técnica é a rede de fast-food McDonald’s, na qual, ao pedir qualquer sanduíche o atendente certamente vai perguntar “Você gostaria de levar batata e bebida por X valor?”.

Se quiser usar essa técnica, vale pensar nos produtos que fazem mais sentido para seu cliente e oferecer descontos, caso leve outros produtos complementares.

Mas, atenção, é fundamental treinar muito bem a equipe e até criar uma campanha de bonificação para os vendedores que baterem as metas de aumento de ticket médio utilizando cross selling.

Ups Selling

Outra poderosa técnica para ajudar a aumentar o ticket médio é o Up selling, que funciona de forma parecida com a Cross Selling mas, ao invés da empresa indicar produtos complementares, ela vai indicar itens similares, mas com um valor der mercado mais alto.

O foco dessa técnica é sugerir itens que possam oferecer mais vantagens, por uma pequena diferença de preço.

Geralmente, essa técnica é muito empregada em lojas de produtos eletrônicos, tanto físicas quanto virtuais.

E, mais uma vez, a rede de fast-food McDonald’s pode também servir como exemplo, pois são imbatíveis nessas técnicas para aumento do ticket médio como, no caso da batata frita, quando acabam sempre oferecendo a imperdível batata frita bem maior por apenas R$1,00 a mais.

E é isso, certamente, agora já sabe um pouco mais sobre o que é Ticket médio, sua importância e como usar as técnicas de Up selling e Cross Selling para conseguir elevá-lo.


Você já usar essas técnicas? Compartilha conosco.

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