Toda empresa existe para dar lucro, certo? Muitos empresários, no entanto, não sabem como calcular sua margem e acabam aplicando preços fora da realidade ou que não trazem o tão desejado retorno. Mesmo que você não seja craque nas finanças, precisa entender como funciona a tal margem de lucro e aprender a calcula-la.
Para começar, entenda que lucro é sempre aquilo que sobra das vendas. Há dois tipos principais de lucro: o bruto e o líquido.
O lucro bruto é o valor total das vendas em um determinado período menos o custo que você teve para produzir ou comprar as mercadorias.
O lucro líquido é o valor total das vendas menos todas as despesas que você teve para manter o negócio funcionando naquele período (aluguel, salários, investimentos em marketing e por aí vai), além de empréstimos e juros de financiamentos.
Vamos usar alguns valores hipotéticos para ficar mais fácil a compreensão:
Em um mês, a receita total de uma loja de bolos, ou seja, tudo que ela obteve nas vendas foi R$ 5 mil. Mas, para fazer esses bolos, foi gasto R$ 1 mil em ingredientes e embalagem. Portanto, para acharmos o lucro bruto da loja de bolos, a conta é:
Lucro bruto do mês: 5.000 (receita mensal) 1.000 (custos de produção) = 4.000
Já o cálculo do lucro líquido é um pouco mais complexo. Nessa conta entram todos os outros gastos que é preciso para manter a loja como água, luz, internet, funcionários, além dos impostos e, novamente, os custos de produção. Continuando com o exemplo da loja de bolos:
Lucro líquido do mês: 5.000 (receita mensal) 500 (impostos e tributação dos produtos e da loja) 1.000 (custos de produção) 1.000 (despesas fixas e variáveis: luz, água, internet, telefone e campanha de links patrocinados) = 2.500
A margem de lucro ou porcentagem de lucro é obtida dividindo o lucro pela receita. E, novamente, você pode calcular tanto a margem líquida como bruta. Veja o exemplo dos bolos:
Margem bruta de lucro: 4.000 (lucro bruto do mês) /5.000 (receita mensal) = 0,8 ou 80%
Margem líquida de lucro: 2.500 (lucro líquido do mês)/ 5.000 (receita mensal) = 0,5 ou 50%
Quanto maior a margem de lucro, melhor o seu negócio está se saindo. E o se o resultado está negativo, significa que, mesmo faturando, você está levando prejuízo.
Fonte: Meu Negócio UOL
Me conta o que achou nos comentários e continue nos acompanhando
Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente