Três coisas são necessárias para alcançar (e bater) as metas:
Querer tem relação com o compromisso da equipe. Conhecer o propósito da organização e reconhecer a justiça na distribuição dos lucros para a sociedade e para os empregados contribuem para o engajamento.
Mas, muitas vezes, basta que os colaboradores entendam a estratégia da empresa e de que forma seu trabalho contribui para o sucesso da missão.
Dica: Envolver o pessoal na escolha dos indicadores e no estabelecimento das metas contribui bastante para o envolvimento.
Acreditar tem a ver com o grau de desafio imposto pela meta. Ironicamente, quando um resultado é muito fácil de obter ele não é visto como motivo para esforço e, frequentemente, não é alcançado.
A melhor estratégia é estabelecer metas desafiantes, mas que as pessoas saibam que, com esforço, poderão alcançar. Comparar com resultados já alcançados por outros (benchmarks) também ajuda na confiança e estimula a superação.
Dica: Escalonar as metas ao longo do tempo, permitindo que os primeiros resultados sejam alcançados de forma mais rápida é uma boa prática.
Poder depende do apoio recebido dos gestores dos níveis mais altos, da autonomia para agir e da disponibilidade de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e de conhecimento que permitam efetuar as melhorias necessárias para a busca dos resultados pretendidos.
Dica: Regras claras de delegação, tanto de autoridade quanto orçamentária, comunicam claramente o poder para realização.
Para refletir
Tua equipe conta com os três requisitos para bater as metas? Qual deles precisa ser melhor tratado?
Não nos elevamos aos nossos objetivos, descemos ao nível de nossos sistemas. - James Clear