Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Como avaliar se meu negócio é viável

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como avaliar se meu negócio é viável
Criado em 27 JUL. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

É importante saber que, somente uma ideia boa não é o suficiente para que o negócio se desenvolva e alcance bons resultados, é preciso avaliar todas as questões que estão ligadas ao empreendedorismo e, então, traçar o caminho para o sucesso utilizando as seguintes etapas:


Análise estratégica

O primeiro passo é fazer a análise estratégica do negócio, ou seja, analisar a viabilidade que o negócio terá para se desenvolver. Isso ocorrerá mediante uma pesquisa aprofundada do mercado, analisando assim todas as questões pertinentes e que envolvam tal atividade, e, desta forma, a partir dessa estrutura, trabalhar para que todo planejamento alcance o resultado esperado.


Produto

Um dos pontos fundamentais a ser trabalhado é o produto que será ofertado. O produto precisa ser estudado minuciosamente, estabelecendo assim o mercado que será trabalhado para que a demanda pretendida seja alcançada.


Também é importante observar o nicho de atuação deste produto, ou seja, quem serão as pessoas que irão consumir ou adquiri-lo, isso será essencial para atingir o resultado esperado.


O produto precisa ser realmente eficaz e atender a uma classe de pessoas, abrangendo suas necessidades e atingindo suas expectativas.

Clientes

Ao pensar em clientes é preciso determinar quem será o público-alvo específico para o produto criado. Serão pessoas de determinado gênero? Ou com faixa etária específica? 


É de fundamental importância que essas questões sejam observadas para que toda a estrutura do negócio seja estabelecida. 


Definir o público-alvo é primordial, pensar em suas preferências e trabalhar para que as necessidades sejam atendidas é o que trará sucesso ao produto e, consequentemente, irá consolidar o negócio.


Concorrência

Em qualquer ramo de negócio haverá concorrência, mas o que trará resultado para o seu produto?


Estudar o mercado e, principalmente, os concorrentes, a forma de trabalho e a forma com que os clientes são recebidos pode ser a chave para tornar o seu negócio único, ou seja, trazer um diferencial para o negócio tornando-o ainda mais atrativo. 


Investimento

Após constatar a viabilidade do negócio e o público que irá direcioná-lo, é preciso lembrar que toda e qualquer atividade empreendedora requer investimento, em qualquer fase do negócio o investimento é importante, mas na fase inicial torna-se essencial. Portanto, estudar o quanto o negócio precisará inicialmente e se preparar para esse momento fará com que o negócio evolua de maneira mais efetiva.


E ao pensar em investimento, também é necessário saber em qual margem de lucro irá trabalhar, é preciso localizar o ponto de equilíbrio do negócio, desta forma, é possível trabalhar de forma mais segura com o quanto irá faturar para que todos os custos sejam efetivamente sanados sem qualquer desgaste. É importante lembrar que eventualmente possam surgir despesas extras, esteja preparado! 


Plano de negócio

Ao analisar cuidadosamente e estabelecer todos os pontos anteriores, no início de qualquer projeto é importante organizar todos os passos que irão acontecer para que o resultado seja atingido, então crie seu plano de negócio. 


Em um documento, é importante descrever todos os objetivos, cada passo que deverá ser tomado em todas as etapas do negócio.


Essa estratégia trará mais segurança para o momento de agir e diminuirá os riscos e incertezas encontrados ao longo do caminho.


Esse momento, ao montar seu plano de negócio, permite identificar previamente todos os eventuais erros do seu negócio evitando assim, que todos esses erros e demais situações que tragam instabilidades ocorram no mercado de trabalho.


Todo começo, principalmente ao abrir um negócio requer um esforço. Portanto, não existe caminho fácil a seguir, e sim, um caminho que deverá ser muito estudado e trabalhado para que o objetivo seja alcançado. Por mais interessante que a ideia e o produto seja, para que tudo ocorra conforme o planejado, dependerá de trabalho duro e dedicação.


Em muitos casos os empreendedores possuem uma infinidade de ideias, porém muitas vezes não possuem as ferramentas necessárias para que esse projeto se desenvolva e saia do papel, ou não possuem o foco e determinação requeridas por um negócio em sua fase inicial.


Portanto, estruturar o planejamento inicial do negócio, aliar foco e determinação, trará a qualidade necessária para trazer destaque a atividade empreendedora determinada, alcançando assim o resultado pretendido de forma mais rápida e eficaz. 



avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5311 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?