O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica de lealdade do cliente criada por Frederick F. Heichheld, em 2003, e publicada num artigo da revista Harvard Business Review, da Harvard University.
O objetivo desta medição é avaliar o grau de lealdade dos clientes, das empresas e de qualquer segmento, evidenciando aspectos da experiência e satisfação dos clientes.
Esse indicador é amplamente utilizado em virtude da sua simplicidade, confiabilidade e flexibilidade.
Para aplicar este método, a empresa realiza a seguinte pergunta objetiva aos seus clientes:
Os clientes que respondem com uma nota de 0 a 6 são considerados detratores, ou seja, estão insatisfeitos com a sua marca, produto, serviço, atendimento ou algum aspecto da sua empresa. Eles provavelmente não realizarão novas compras e deixarão de ser uma fonte de receita recorrente para o negócio, com uma grande possibilidade dessas pessoas falarem mal da sua empresa para os amigos e parentes, denegrindo a marca.
Os clientes que fornecem uma nota 7 ou 8 são considerados neutros ou passivos. Não estão insatisfeitos nem são leais. Podem indicar alguns pontos de atenção sobre o modelo de negócio, visto que, não estão fidelizados, mas também, não desejam abandonar seus produtos ou serviços, ao menos enquanto não surgir um concorrente ou alternativa.
Já os clientes que respondem com uma nota 9 ou 10 são considerados promotores. São aqueles que adoram os produtos, serviços ou atendimento de sua empresa, e provavelmente recomendam para amigos, até mesmo nas redes sociais. São consumidores muito valiosos que podem ser usados para trabalhar seu buzz marketing (boca a boca).
1. Ignore as respostas neutras;
2. Calcule os percentuais:
% CLIENTES PROMOTORES = Somatório da quantidade de notas 9 e 10 / Nº total de clientes que votaram
% CLIENTES DETRATORES = Somatório da quantidade de notas 0 a 6 / Nº total de clientes que votaram
3. Calcule o NPS = % CLIENTES PROMOTORES - % CLIENTES DETRATORES.
As notas médias podem variar de acordo com o ramo de atuação de empresa. Uma pesquisa realizada em 2018 pela Customer Gauge listou o NPS médio por setor, com base no comportamento do mercado americano.
Em resumo, quando alguém paga ou utiliza seus produtos e serviços, ele é um mero comprador. Para fidelizar um cliente, a experiência como usuário ou consumidor deve ser encantadora, superando as expectativas.
Encantar é construir promotores de marca.
E clientes que promovem são o maior patrimônio de qualquer empresa. O bom e velho boca a boca sempre foi e sempre será o melhor marketing de todos os tempos.