A adequada formação do preço de venda de um produto ou de um serviço cobre os custos de produção e as despesas, gera o lucro objetivado pela empresa e, ainda, é aceito pelo mercado.
As variações existentes nos preços de matérias primas, insumos e demais custos e despesas comprometem a margem de lucro objetivada nos preços. Assim, para manter as margens praticadas, periodicamente será necessária a atualização ou o reajuste nos preços.
A atualização ou o reajuste nos preços não pode ser confundido com aumento de preços. A atualização ou o reajuste mantém a margem de lucro praticada. O aumento de preços aumenta a margem de lucro praticada
Para a correta atualização ou reajuste no preço a empresa deverá manter atualizados todos os seus controles de custos e despesas. Os instrumentos utilizados para controlar e avaliar os custos e as margens praticadas são:
Para o controle dos custos de matérias primas, insumos ou da mercadoria vendida é de fundamental importância o controle efetivo dos estoques. Com esse controle é possível o acompanhamento das variações existentes nos custos. No caso da prestação de serviços é necessário o controle do custo da mão de obra envolvida e suas variações.
O controle dos custos fixos e variáveis, considerados custos indiretos (não são alocáveis diretamente a um produto específico) permite o acompanhamento dos mesmos e a análise das variações existentes. O mesmo ocorre com as despesas.
O Demonstrativo de Resultado da Empresa, além de apurar o resultado, permite a elaboração de uma série de indicadores.
Considerando a formação do preço, os indicadores necessários são: representatividade dos custos e despesas fixas e variáveis e dos impostos incidentes na venda.
Para atualização ou reajustes nos preços devem ser analisadas as variações nos custos diretos e no conjunto de indicadores considerados na formação (custos e despesas fixas e variáveis). Destaca-se que a análise será efetuada nas variações dos indicadores (representatividade em percentual) e não no valor monetário dos mesmos.
Para a obtenção do índice de atualização ou reajuste nos preços o procedimento será:
A variação percentual obtida entre os dois preços analisados será o índice de atualização ou reajuste dos mesmos. O índice apurado será por produto e não no conjunto de produtos.
Essa prática deve ser considerada, uma vez que, as variações nos custos diretos de cada produto serão diferentes, produzindo indicadores diferentes.