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Como atualizar o preço de venda ?

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Como atualizar o preço de venda ?
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Criado em 14 JAN. 2022
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A adequada formação do preço de venda de um produto ou de um serviço cobre os custos de produção e as despesas, gera o lucro objetivado pela empresa e, ainda, é aceito pelo mercado.

As variações existentes nos preços de matérias primas, insumos e demais custos e despesas comprometem a margem de lucro objetivada nos preços. Assim, para manter as margens praticadas, periodicamente será necessária a atualização ou o reajuste nos preços.

A atualização ou o reajuste nos preços não pode ser confundido com aumento de preços. A atualização ou o reajuste mantém a margem de lucro praticada. O aumento de preços aumenta a margem de lucro praticada

Para a correta atualização ou reajuste no preço a empresa deverá manter atualizados todos os seus controles de custos e despesas. Os instrumentos utilizados para controlar e avaliar os custos e as margens praticadas são:


  • Controle dos custos de matérias primas e insumos (indústria);
  • Controle dos custos da mercadoria vendida (comércio);
  • Controle dos custos dos serviços prestados (serviços);
  • Controle dos custos e despesas fixas e variáveis e;
  • Demonstrativo de Resultados da Empresa.


Para o controle dos custos de matérias primas, insumos ou da mercadoria vendida é de fundamental importância o controle efetivo dos estoques. Com esse controle é possível o acompanhamento das variações existentes nos custos. No caso da prestação de serviços é necessário o controle do custo da mão de obra envolvida e suas variações.


O controle dos custos fixos e variáveis, considerados custos indiretos (não são alocáveis diretamente a um produto específico) permite o acompanhamento dos mesmos e a análise das variações existentes. O mesmo ocorre com as despesas.

O Demonstrativo de Resultado da Empresa, além de apurar o resultado, permite a elaboração de uma série de indicadores.

Considerando a formação do preço, os indicadores necessários são: representatividade dos custos e despesas fixas e variáveis e dos impostos incidentes na venda.

Para atualização ou reajustes nos preços devem ser analisadas as variações nos custos diretos e no conjunto de indicadores considerados na formação (custos e despesas fixas e variáveis). Destaca-se que a análise será efetuada nas variações dos indicadores (representatividade em percentual) e não no valor monetário dos mesmos.

Para a obtenção do índice de atualização ou reajuste nos preços o procedimento será:

  • Apurar os custos atuais das matérias primas e insumos (indústria);
  • Custo da mercadoria vendida (comércio) ou os custos dos serviços prestados (serviços);
  • Apurar a representatividade dos custos e despesas fixas e variáveis (indicadores em percentual);
  • Elaborar o novo preço de venda, considerando a mesma margem de lucro objetivada anteriormente;
  • Comparar o novo preço de venda com o preço praticado anteriormente e calcular a variação percentual entre os dois.

A variação percentual obtida entre os dois preços analisados será o índice de atualização ou reajuste dos mesmos. O índice apurado será por produto e não no conjunto de produtos.

Essa prática deve ser considerada, uma vez que, as variações nos custos diretos de cada produto serão diferentes, produzindo indicadores diferentes.


É importante lembrar que antes da atualização ou reajustes nos preços é imprescindível a análise de outros fatores, tais como a possibilidade de redução dos custos e a substituição ou melhorias nos processos de produção, dentre outros.


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Ana Caroline Dos Santos Bini
Especialista em Gestão da Inovação | Assistente Sebrae PR - Reg. Centrofavorite_outline Seguir Perfil
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