Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Como as startups ajudam no desenvolvimento da sociedade e da economia

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como as startups ajudam no desenvolvimento da sociedade e da economia
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 20 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A tecnologia está em constante progresso, e diariamente surgem diversas empresas com o objetivo de inovações para a sociedade. Nesse contexto, o surgimento das startups é uma tendência, e o número de empresas criadas nesse modelo vem ajudando no desenvolvimento da sociedade e da economia do país.


O que é uma startup


Uma startup é uma empresa em sua fase inicial, mas não se limita apenas a isso. Ela precisa possuir um modelo de negócio que pode ser replicado e alavancado, a fim de atingir um público cada vez maior, que possua uma demanda por determinado serviço ou produto que gere facilidade na vida das pessoas ou das empresas.


O surgimento das primeiras startups está ligado ao período conhecido como a bolha da internet, que ocorreu entre os anos de 1996 e 2001, no Vale do Silício. Durante esse período, diversos projetos de empresas com grande potencial começaram a surgir, e muitas delas desenvolveram soluções tecnológicas ou voltadas para a internet. Foi nessa época que as bases para o surgimento dessas organizações foram estabelecidas.


As pequenas empresas que tinham o potencial de atingir um grande número de pessoas ficaram conhecidas como startups, e desde então, empresas que estão iniciando são chamadas dessa forma.


O cenário das startups no Brasil  


Atualmente, no Brasil, existem cerca de 14 mil startups, conforme divulgado em 2022 no Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups, realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups). A grande maioria delas se concentra na região Sudeste, com 53,2% de todas as startups do Brasil, seguida pela região Sul, com 12,6%, Nordeste, com 13,1%, Centro-Oeste, com 5,1%, e Norte, com 5%.


As startups desempenham um papel fundamental na sociedade e na economia, uma vez que oferecem soluções inovadoras para os problemas e desafios enfrentados pelas empresas tradicionais. Essas soluções impulsionam avanços tecnológicos significativos e estimulam o crescimento econômico, além de contribuírem para a criação de novos empregos.


Uma das características das startups é a capacidade de iniciar suas atividades com investimentos menores e enfrentar menos barreiras de entrada no mercado. Isso resulta em uma disseminação crescente, tornando-se cada vez mais acessível para pessoas que desejam transformar ideias inovadoras em realidade.


O grande crescimento e a internacionalização das startups também ajudam no desenvolvimento de outras empresas do mercado, já que elas dependem também de outros serviços, como a tradução juramentada, entre muitos outros serviços para desenvolver seus projetos.


As startups podem desempenhar um papel ainda maior no cenário econômico e no desenvolvimento do Brasil. Porém, para isso, é necessário que investimentos sejam realizados na área, como a criação de ecossistemas de inovação tecnológica, para que o crescimento sustentável do país seja cada vez mais avançado e estimule novos projetos.


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5313 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?