Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Como as criptomoedas podem ser úteis para empresas?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como as criptomoedas podem ser úteis para empresas?
Criado em 06 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A adoção de criptomoedas pelas empresas tem se tornado uma grande tendência. A facilidade nos pagamentos e a segurança das transações são uma garantia de bons negócios tanto para clientes quanto para fornecedores.


Além do mais, garantem à empresa a participação nesse tipo de ativo, que não para de valorizar. Grandes empresas já estão apostando na tecnologia e conseguindo ótimos resultados!


Dados da Receita Federal apontam que, apenas no mês de agosto de 2022, mais de 15 mil empresas já negociaram em criptomoedas, um recorde no país. As principais vantagens percebidas pelas empresas na utilização de criptomoedas nas transações financeiras são, para além das já citadas, a maior comodidade nas negociações, já que são totalmente online, e a inexistência de cobrança de taxas, comuns aos métodos conhecidos de pagamentos dos bancos tradicionais. 


As moedas virtuais como o Bitcoin e o Ethereum movimentam fortunas, mesmo em tempos de flutuação nos seus valores. A aceitação cada vez maior e a difusão do uso destes ativos têm permitido até mesmo uma melhora na visibilidade das empresas que adotam criptomoedas.


É o que demonstra a pesquisa da CoinsPaid, uma processadora de pagamentos. Nela, mais de 50% dos entrevistados brasileiros dizem ter uma melhor imagem de empresas que aceitam criptomoedas.


A possibilidade de efetuar transações com qualquer pessoa ou empresa de qualquer lugar do mundo expande as fronteiras de qualquer negócio, um grande incentivo perto de outras formas de pagamento, como cartão de crédito.


A tecnologia blockchain garante a autenticidade da transação e a privacidade de ambas as partes, graças à criptografia, sem falar da segurança. As transações não têm como serem falsificadas, devido à verificação de autenticidade de cada cripto.


Para adotar a criptomoeda para sua empresa, é necessário, em primeiro lugar, abrir uma carteira atrelada a um CNPJ em uma corretora. Feito isso, um endereço é estabelecido, e, por meio dele, você poderá receber e enviar criptomoedas.


No caso de uma empresa que está se constituindo, as moedas digitais podem até mesmo ser utilizadas para composição do capital social. Porém, para fins fiscais, todas as transações com criptomoedas devem ser declaradas para a Receita Federal, pela razão de terem caráter de bens de investimento.


Por ora, a legislação nacional caminha para uma maior flexibilização no uso das criptomoedas até mesmo para pagamento de funcionários, regulamentando o setor e garantindo mais segurança jurídica.


Porém, ainda se esbarra em algumas dificuldades. Algumas delas são estritamente técnicas, pois a tecnologia é relativamente nova e muita coisa ainda está em teste. Outras são devido às oscilações dos valores no mercado e também à vulnerabilidade contra alguns crimes virtuais.


No entanto, as vantagens são maiores e mais proveitosas do que os contras. São várias as oportunidades que a utilização de criptomoedas pela sua empresa oferece, ainda mais quando cada vez mais empresas entram nesse mundo.


Agora que você sabe o que é Bitcoin, é fácil optar por essa tecnologia que veio para ficar.


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4587 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?