Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Como aproveitar a Black Friday na sua empresa

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como aproveitar a Black Friday na sua empresa
Criado em 23 NOV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A Black Friday está chegando, mas se você ainda não decidiu como aproveitar essa data que agita o mercado mundial, ainda dá tempo! Leia nossas dicas e lance hoje mesmo a sua promoção de Black Friday para alavancar suas vendas.


Vamos falar sobre dicas para o segmento do varejo, bares e restaurantes, salões de beleza e negócios digitais! Mas primeiro, alguns dados:



Esta imagem faz parte do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner


Os gastos dos consumidores na black de 2021 foi distribuído entre esses segmentos, o que mostra que o varejo, em especial de roupas e acessórios, recebe grande parte da atenção dos consumidores, seguido pelos serviços de beleza, alimentação e saúde.


Apesar disso, a proximidade com o natal e a vontade de aproveitar boas oportunidades, tornam este momento propício para o aumento de conversões em todos os segmentos.


E se você ainda tem dúvidas sobre o quando a Black Friday se tornou uma data importante para o consumo no Brasil, dá uma olhada nesses dados:



Esta imagem faz parte do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner



A cada ano que passa, percebemos um aumento significativo no volume de faturamento das empresas nessa data, além de um crescimento no ticket médio, o que deve se manter como uma tendência.


Então vamos conferir as dicas para aproveitar a Black no seu negócio!



1) Varejo

Considere tudo que você tem em estoque suficiente para atender a demanda que venha da promoção. Tão importante quanto vender é conseguir entregar todos os produtos vendidos.


A ideia é lançar algo atrativo, que proporcione ao consumidor a sensação de estar realmente tendo uma vantagem na realização da compra. Para isso, talvez seja necessário conceder um desconto agressivo, superior a sua margem de lucro. Mas se não tiver lucro, por que vender?


Quando você usa um produto como isca, a intenção é fazer o upsell, ou seja, vender outros produtos juntamente ao produto originalmente ofertado, ganhando assim nos demais produtos. Além disso, outro objetivo é aumentar a sua base de clientes, que poderão ser acionados e trabalhados em ações futuras.


Outra consideração importante é em relação ao LTV, ou valor do cliente ao longo do tempo, ou seja, quanto um novo cliente pode render à sua empresa ao longo do tempo. Geralmente existem recompras, retornos, indicações, e tudo isso pode trazer um valor maior que o desconto concedido, em um primeiro momento.


Você pode considerar o valor do desconto acima da margem de lucro, como um custo de marketing, que deverá ter seu retorno no médio prazo.


Um desconto atrativo para esse período gira em torno de 50%.


2) Bares e Restaurantes

A taxa de retorno de clientes nesse segmento é muito alta, o que significa que o maior desafio é trazer o cliente pela primeira vez. Pensando nisso, a oportunidade de Black aqui está em conquistar novos clientes e se tornar mais conhecido.


Uma boa forma de fazer isso é usando sua atual base de clientes! Que tal dar 5% de desconto a cada pessoa presente na mesa? Com um limite, claro, de até 50%, por exemplo. Isso faria com que as pessoas buscassem mais amigos e familiares para visitar seu estabelecimento, logo, a tendência é que muitas pessoas conheçam seu bar ou restaurante pela primeira vez.


O importante é lembrar sempre que, mais do que o retorno momentâneo, seu ganho será de longo prazo.


3) Salões de Beleza

Um dos segmentos que mais faturam com a Black Friday, os salões tem uma oportunidade de ouro nas mãos para potencializar o retorno nesse período.


O consumo dos serviços de beleza se caracteriza pela recorrência, já que os resultados têm um prazo curto de duração. Então esse é o momento de convencer as clientes a experimentar novos serviços!


Que tal montar combinações? Descontos cumulativos? Pacotes com mais sessões?


Quando um novo serviço é experimentado, isso pode se tornar um hábito e trazer um ganho de longo prazo.


4) Negócios Digitais

O objetivo da grande maioria dos negócios digitais é aumentar a base de clientes! Quem atua com SAS, venda de infoprodutos, softwares, assinaturas entre outros negócios online, estão sempre à procura da atração de novos leads para o seu funil.


Então aqui é onde mora a oportunidade da Black Friday. Se o seu negócio é digital, você deve ter mais familiaridade com as ferramentas de divulgação, indicadores de performance e canais de atendimento, então usar esse conhecimento é a chave para obter mais resultados.


Primeiro, crie escassez. Um produto digital pode ser infinitamente replicável, então limitar o tempo da oferta, o número de pessoas ou a data da abertura, por exemplo, são estratégias chave para criar o sentimento de escassez e acelerar a tomada de decisão por parte dos clientes. 


Mesmo podendo vender milhares de produtos em sua oferta, coloque um limite, como "as 100 primeiras pessoas", por exemplo. Além disso, você pode anunciar com antecedência que no dia da Black seus produtos estarão com 50% de desconto, ou 3 meses gratuitos, ou outra oferta atrativa, porém deixar claro que as vendas se iniciam às 00h00 e encerram as 23h59.


Segundo, alcance o maior número de pessoas. Para aumentar a sua base é necessário aumentar o seu alcance, e para isso uma estratégia P2P é ideal para viralizar e alcançar mais pessoas.


Quando você fecha o acesso a uma promoção ou oportunidade apenas para pessoas "convidadas" por outras, está tornando aquilo mais raro, mais desejado, impulsionando também o desejo dos clientes em ter acesso ao que está sendo ofertado, além de aumentar o alcance da mensagem através de seus próprios clientes. 


Isso quer dizer que não são todas as pessoas que terão a oportunidade de efetuar a compra com a condição de Black Friday, mas apenas quem receber a indicação, um código especial, um convite de quem já é cliente.


E, além de dar condições especiais para os novos clientes que forem convidados, conceder vantagens para os atuais clientes a partir de suas indicações também é uma alternativa muito rentável.


5) Turismo

Aproveite a retomada do turismo no pós-pandemia com promoções de Black Friday! Saiba como aproveitar ao máximo as oportunidades da alta temporada neste momento.


Primeiro, é preciso levar em conta que o setor foi profundamente afetado pela pandemia. Tivemos isolamento social, cancelamento de viagens, fechamento de fronteiras e o constante medo de contaminação que fez a venda de ingressos despencar. Sem falar nos períodos em que sua atração teve de realmente fechar as portas e não receber ninguém.


Mas, agora, estamos lentamente entrando em um momento de pós-pandemia, com uma retomada no turismo. As pessoas já estão voltando a viajar e não veem a hora de retomar uma normalidade em seus passeios, depois de quase dois anos em distanciamento social.


Para se destacar nesta Black Friday, entregar a melhor experiência ao visitante é crucial. Afinal, a pandemia potencializou o crescimento das redes sociais e um visitante satisfeito provavelmente vai compartilhar sua atração em fotos, vídeos, comentários e muito mais.


Isso fortalecerá sua presença digital e atrairá mais pessoas, afinal, todo mundo quer uma experiência positiva.


Pensando nisso, busque maneiras de otimizar a visita. Um ótimo exemplo é o uso de um totem de autoatendimento. Além de facilitar a venda, ele reduz as filas, cria uma experiência mais tranquila e evita a aglomeração de pessoas. 


Como você já sabe, ser atrativo é fundamental para destacar o seu negócio na Black Friday.


Portanto, temos algumas dicas para você de como fazer isso de uma forma estratégica e eficiente: 


Crie cupons de desconto 

Cupons de descontos são ótimas alternativas, por serem simples e práticas quando o objetivo é atrair clientes. 


Além de criar uma dinamicidade para o seu negócio, pois quem ver o cupom poderá compartilhar com pessoas conhecidas, isso fará com que os consumidores prestem mais atenção na sua atração pelas oportunidades de compra que ela estará oferecendo. 


Pacotes promocionais e brindes 

Construir pacotes promocionais é uma estratégia muito utilizada em diversos segmentos e, também, uma das que mais funciona para atrair clientes. Você pode formar pacotes com preços reduzidos para grupos de visitantes durante a alta temporada, por exemplo.


Com isso, você aumentará o lucro da sua empresa e mostrará para seus clientes o que aquele passeio tem de mais interessante, desde que utilize uma boa estratégia de marketing. 


Outra dica é oferecer a compra de um passeio e a pessoa ter a oportunidade de ganhar outro como um brinde, ou poder levar um acompanhante. Com essas estratégias você terá a chance de aumentar suas vendas. 


Pense no seguinte exemplo: um grupo de pessoas que está querendo viajar e se depara com a sua oferta e acaba trazendo mais pessoas para a viagem por conta dela. Isso não será uma perda de dinheiro, mas fará com que seus serviços se tornem mais conhecidos e mais proveitosos para seus clientes. 


Outra possibilidade é oferecer lembranças e souvenires da visita como brindes. Podem ser canecas, camisetas, bonés ou outros itens que façam o visitante lembrar e espalhar a experiência para mais pessoas. 


Por fim, para todos os segmentos existe uma dica geral, que é fazer sua mensagem chegar até seu público-alvo. Mesmo a melhor promoção de Black Friday, se não for divulgada, não trará o retorno esperado.


Então utilize sua base de contatos existente, envie e-mails, mensagens de WhatsApp, poste nas suas redes sociais, impulsione, use todos os canais que estiverem ao seu alcance, para que as pessoas saibam da promoção que você está oferecendo e até quando elas terão acesso a isso.


Um abraço e boas vendas!


Acea Ratcheva | @acearatcheva

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1784 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?