Existe uma parcela numerosa de Gestores que não sabem aplicar um Feedback. Isto é evidenciado pela quantidade de problemas que acontecem dentro das Empresas, e que poderiam ser evitados se o mesmo fosse sabiamente praticado.
O Feedback trabalha com a definição de dar uma resposta a uma atitude ou comportamento. É a reação gerada após a observação de uma ação. E dentro deste sentido, ele poderá ser na linha da correção, de buscar lapidar, melhorar algo. Assim como, poderá ser na linha do reconhecimento, de exaltação, elogio. Há um protocolo que precisará ser seguido por parte do interlocutor e do ouvinte. O interlocutor deverá direcionar a mensagem com detalhes, clareza, respeito e empatia. O ouvinte deverá ouvir mais e falar o necessário.
Quais são os pontos chaves que qualificam um bom Feedback?
1º Foco - Atentar-se ao propósito da mensagem, a que de fato precisa ser corrigido ou reconhecido. O Feedback precisa seguir um foco, pois quem não cria foco, cria confusão na mensagem;
2º Empatia O lugar do outro é o lugar que deve ser imaginado por quem está entregando o Feedback. Coloque-se na posição de quem vai receber. Se a mensagem for dura, use termos com muita sabedoria, tenha inteligência emocional, autocontrole. Se a mensagem for de reconhecimento, elogie, mas nada exageradamente, cuidado para não massagear o ego. Ressalte as qualidades, a disciplina, o profissionalismo, com cautela;
3º Crie um Contexto do Feedback Nenhuma mensagem se sustenta sem evidências, aprovação, e análise de indicadores. O contexto direciona a razão e como será a aplicabilidade;
4º Objetividade O Feedback não se trata de uma opinião, mas uma resposta sobre alguma coisa que aconteceu, algum fato ou algum comportamento. Ser objetivo, é reagir a este fato criando o contexto sem ser prolixo, indo aos acontecimentos, com muita diligência e habilidade de comunicação;
5° Mensure os Resultados Nos dias posteriores à mensagem cheque os resultados, as mudanças, as evoluções. A resposta do bom Feedback é a capacidade de melhorias;
6° - Ambiente da entrega Busque uma sala de reuniões, que propicie paz e o conforto necessários para uma discussão. Evite interrupções, ruídos, desconfortos no ambiente. A mensagem fica comprometida quando o ambiente é insalubre;
O Feedback não é uma opção, é uma obrigação de uma boa gestão. E quando há prática, a boa gestão se revela no mercado e os frutos são diretamente proporcionais à entrega.
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