Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Como anda a comunicação com sua equipe?

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como anda a comunicação com sua equipe?
Criado em 28 ABR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Várias são as características que um líder precisa desenvolver sempre para levar sua equipe a conquistar todos as metas e objetivos traçados.

Podemos observar que sem uma comunicação eficaz, nenhum relacionamento se sustenta. Muito menos de um líder com sua equipe.

E então vem a pergunta: 

Como anda a sua comunicação com sua equipe?

A comunicação é um processo social que envolve a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Assim, podemos pensar na comunicação do líder com cada um dos integrantes e com a equipe como um todo.

Podemos classificar a comunicação em: verbal – não verbal – escrita e visual. E em todas elas, você precisa ter um cuidado especial.

Quando você desenvolve uma comunicação efetiva e eficaz com sua equipe, promove também a comunicação efetiva e eficaz entre os membros dessa equipe, uma vez que o ser humano aprende muito pelo exemplo.

Alguns fatores são importantes nesse desenvolvimento como por exemplo, o contato dos olhos

Quando você olha alguém nos olhos, transmite confiança, segurança e verdade naquilo que fala e isso é muito importante para sua comunicação.

Você pratica a escuta ativa? Sabe realmente o que é? 

Um fator importante para o desenvolvimento da comunicação, a escuta ativa é uma forma de tornar os diálogos mais eficientes, uma vez que você dedica plena atenção no ouvir e compreender o que o outro tem a dizer. Escutar é tão importante quanto falar.

Preste atenção na sua linguagem corporal e no tom de voz

Sabia que ao conversar com alguém com os braços cruzados, você está transmitindo uma mensagem de que está fechado para a comunicação? Isso mesmo, o seu corpo também comunica, seus gestos, sua postura e até seu tom de voz. Ao falar em um tom muito alto você transmite autoridade e pode parecer até austero. Porém, ao falar baixo demais, você transmite insegurança, medo e até inferioridade.

Ao se comunicar, seja sempre verdadeiro. Suas atitudes falam até mais que suas palavras, então tome cuidado – seja autêntico. Como líder você está sempre sendo observado. Se quiser o comprometimento de sua equipe, seja comprometido!

Cuidar da sua comunicação é também cuidar do que você fala, de qual a mensagem você transmite, então seja inspirador. Qual será a reação de sua equipe se você já começar o dia falando de todos os problemas, dificuldades e erros? Sabe aquela pessoa que só fala desgraça? Ninguém quer ficar ao lado de alguém assim. Busque a solução, enalteça os pontos positivo, os acertos de sua equipe.

Com toda certeza, você terá momentos necessários e importantes onde deverá apontar as falhas para corrigir. Faça isso no particular, elogie no colégio e corrija no particular. Quando você demonstra o respeito de corrigir em particular, cria confiança com sua equipe.

Nesses momentos, use o feedback sanduíche. Eu já falei dele aqui em algumas colunas. É uma técnica onde você começa falando de um ponto positivo, algo de bom. No segundo passo você aponta e corrige uma ação e por fim, novamente fala de um ponto positivo. Essa técnica traz motivação, respeito e engajamento.

Mas porque se empenhar tanto? Uma comunicação aberta no ambiente de trabalho aumenta a produtividade, reduz os conflitos, aumenta a motivação e o espírito de equipe dos funcionários – aumentando o engajamento.

Quer uma equipe mais motivada, produtiva e feliz? Invista na sua comunicação!

 


Profa. Ms. Giovana Quini

Consultora, Mentora, Coach e Palestrante.

Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza

Professora Universitária na área de Gestão Empresarial

www.giovanaquini.com.br

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3855 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?