Várias são as características que um líder precisa desenvolver sempre para levar sua equipe a conquistar todos as metas e objetivos traçados.
Podemos observar que sem uma comunicação eficaz, nenhum relacionamento se sustenta. Muito menos de um líder com sua equipe.
E então vem a pergunta:
Como anda a sua comunicação com sua equipe?
A comunicação é um processo social que envolve a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Assim, podemos pensar na comunicação do líder com cada um dos integrantes e com a equipe como um todo.
Podemos classificar a comunicação em: verbal – não verbal – escrita e visual. E em todas elas, você precisa ter um cuidado especial.
Quando você desenvolve uma comunicação efetiva e eficaz com sua equipe, promove também a comunicação efetiva e eficaz entre os membros dessa equipe, uma vez que o ser humano aprende muito pelo exemplo.
Alguns fatores são importantes nesse desenvolvimento como por exemplo, o contato dos olhos.
Quando você olha alguém nos olhos, transmite confiança, segurança e verdade naquilo que fala e isso é muito importante para sua comunicação.
Você pratica a escuta ativa? Sabe realmente o que é?
Um fator importante para o desenvolvimento da comunicação, a escuta ativa é uma forma de tornar os diálogos mais eficientes, uma vez que você dedica plena atenção no ouvir e compreender o que o outro tem a dizer. Escutar é tão importante quanto falar.
Preste atenção na sua linguagem corporal e no tom de voz.
Sabia que ao conversar com alguém com os braços cruzados, você está transmitindo uma mensagem de que está fechado para a comunicação? Isso mesmo, o seu corpo também comunica, seus gestos, sua postura e até seu tom de voz. Ao falar em um tom muito alto você transmite autoridade e pode parecer até austero. Porém, ao falar baixo demais, você transmite insegurança, medo e até inferioridade.
Ao se comunicar, seja sempre verdadeiro. Suas atitudes falam até mais que suas palavras, então tome cuidado – seja autêntico. Como líder você está sempre sendo observado. Se quiser o comprometimento de sua equipe, seja comprometido!
Cuidar da sua comunicação é também cuidar do que você fala, de qual a mensagem você transmite, então seja inspirador. Qual será a reação de sua equipe se você já começar o dia falando de todos os problemas, dificuldades e erros? Sabe aquela pessoa que só fala desgraça? Ninguém quer ficar ao lado de alguém assim. Busque a solução, enalteça os pontos positivo, os acertos de sua equipe.
Com toda certeza, você terá momentos necessários e importantes onde deverá apontar as falhas para corrigir. Faça isso no particular, elogie no colégio e corrija no particular. Quando você demonstra o respeito de corrigir em particular, cria confiança com sua equipe.
Nesses momentos, use o feedback sanduíche. Eu já falei dele aqui em algumas colunas. É uma técnica onde você começa falando de um ponto positivo, algo de bom. No segundo passo você aponta e corrige uma ação e por fim, novamente fala de um ponto positivo. Essa técnica traz motivação, respeito e engajamento.
Mas porque se empenhar tanto? Uma comunicação aberta no ambiente de trabalho aumenta a produtividade, reduz os conflitos, aumenta a motivação e o espírito de equipe dos funcionários – aumentando o engajamento.
Quer uma equipe mais motivada, produtiva e feliz? Invista na sua comunicação!
Profa. Ms. Giovana Quini
Consultora, Mentora, Coach e Palestrante.
Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza
Professora Universitária na área de Gestão Empresarial