Quais formas existem para fugir da dependência dos descontos e promoções, e entregar algo realmente valioso para os clientes.
Nem toda escolha é baseada em preço, mas passa essencialmente pela análise do custo benefício de um determinado produto ou serviço.
Existem públicos para todos os níveis, segmentos, preços e posicionamentos, por isso é importante definir qual público você deseja atacar.
Lembrando sempre que os públicos de maior poder aquisitivo são também os mais escassos e difíceis de impactar. Por isso, vamos ver ideias de como agregar valor e se manter viável!
Confira abaixo a lista com 7 insights para agregar valor aos seus produtos:
1. Quanto mais rápido melhor
A primeira maneira de aumentar o valor é simplesmente aumentar a velocidade com que você entrega o tipo de valor pelo qual as pessoas estão dispostas a pagar.
As pessoas de sucesso sabem que todo mundo é impaciente. Uma pessoa que não percebeu que queria seu produto ou serviço até hoje, agora quer ontem. As pessoas percebem uma correlação direta entre a velocidade e o valor da sua oferta.
Uma pessoa que pode fazer isso para você rapidamente é considerada uma pessoa melhor e competente, oferecendo um nível de qualidade mais alto do que uma pessoa que faz isso lentamente, ou sempre que consegue.
2. Oferecer melhor qualidade
A segunda chave para criar riqueza é oferecer melhor qualidade do que seus concorrentes pelo mesmo preço.
E lembre-se, qualidade é o que o cliente diz que é. A gestão da qualidade total pode ser melhor definida como: "Descobrir o que seu cliente quer e dar a ele ou ela mais rápido do que seus concorrentes".
Qualidade não significa apenas maior durabilidade ou excelência em design. Qualidade refere-se, antes de tudo, à utilidade, ao uso que o cliente precisa para colocar o produto ou serviço. É a necessidade específica do cliente, ou o benefício que o cliente busca, que define a qualidade em sua mente.
3. Agregar valor através da experiência
A terceira maneira de se tornar mais valioso é procurar maneiras de agregar valor a tudo o que você faz.
Lembre-se, se todos estão oferecendo a mesma coisa, esses fatores do produto ou serviço tornam-se o mínimo básico, ou a norma esperada no mercado.
Se você quer se destacar como pessoa ou como produtor, você precisa "adicionar" o que estiver fazendo para que seu cliente perceba você e sua oferta como superiores aos de seus concorrentes.
Você pode agregar valor a um produto ou serviço melhorando a embalagem ou o design. Você pode aumentar seu valor simplificando seu método de uso.
A Apple transformou todo o mundo dos computadores, tornando-os fáceis de usar para pessoas não sofisticadas.
A simplicidade tornou-se uma enorme fonte de valor agregado para a Apple e para inúmeras outras empresas que seguiram o mesmo caminho.
4. Aumente a conveniência
Outra forma de agregar valor é aumentando a conveniência de comprar e usar seu produto ou serviço.
Lojas de fast food aos milhares são um exemplo simples de quanto mais pessoas estão mais dispostas a pagar por conveniência do que atravessar a cidade para ir a um grande restaurante tradicional.
5. Melhore o Atendimento ao Cliente
Uma quinta maneira de criar valor e aumentar a percepção do seu negócio é melhorando o atendimento ao cliente.
As pessoas são predominantemente emocionais. Elas são muito impactadas pelo calor, simpatia e alegria dos representantes de atendimento ao cliente. Muitas empresas estão usando o atendimento ao cliente como a principal fonte de vantagem competitiva em um mercado em rápida mudança.
6. Mudando os Estilos de Vida
A sexta chave para agregar valor é mudar os estilos de vida e o impacto que eles estão tendo nos padrões e comportamentos de compra dos clientes em todo o país.
Há uma tendência nacional em direção ao casulo, ou ficar mais em casa e tornar o ambiente doméstico mais agradável. Os gostos das pessoas são muito diferentes dos gostos das pessoas da geração anterior.
Mais pessoas querem viajar e tirar férias, criando assim um boom nas indústrias de viagens, lazer, resorts e cruzeiros.
A mudança de estilo de vida e demografia pode criar oportunidades que permitirão que você ofereça um produto ou serviço a um mercado claramente identificável que pode torná-lo bem sucedido em um curto período de tempo.
7. Oferecer descontos planejados
A sétima chave para gerar valor é apenas o desconto planejado. Isso envolve encontrar maneiras de vender volumes cada vez maiores de produtos e serviços para mais e mais pessoas a preços cada vez mais baixos.
Como você poderia oferecer um produto ou serviço valioso a um preço mais baixo? Como você poderia reduzir os custos desse produto ou serviço ao cliente e repassar essa economia para ele?
Quando você começa a pensar em aumentar a velocidade com que entrega seu produto ou serviço, melhorar a qualidade, agregar valor em todas as etapas da produção, aumentar a conveniência para seus clientes, oferecer um melhor atendimento ao cliente, atender às mudanças de estilos de vida e tendências e encontrar caminhos para reduzir o custo real, você ficará surpreso com o incrível número de ideias e possibilidades que existem ao seu redor.
E lembre-se, uma ideia de insight para beneficiar os clientes de uma maneira que ninguém está oferecendo no momento pode ser o trampolim que o lança em direção ao sucesso.
Um abraço, Lucas Hahn | @lucasshahnn