Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Como agir sobre pressão no trabalho?

avatar GISELE VICTOR BATISTA
Gisele Victor Batistafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como agir sobre pressão no trabalho?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 22 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você já parou para se perguntar como transformar situações estressantes em experiências positivas?


Estamos vivendo num mundo "turbo" e cada vez mais acelerado, com agendas apertadas e multimídias para administrar, a ansiedade pode prejudicar até mesmo os líderes mais confiantes.


Associado a isso, a Pandemia da COVID-19 trouxe a necessidade de home office, o que demandou em aumento de carga horária de trabalho, em acúmulos de funções (sobretudo para as mulheres), em divisão de espaços domésticos e a adaptação destes para ambientes multifuncionais, etc.


A Harvard Business School publicou um estudo realizado por Sadun e Polzer (2020) com mais de 3,1 milhões de pessoas em 16 cidades globais, que revelou uma sobrecarga de trabalho no período de home office em 2020, durante a pandemia da COVID-19.


O estudo registrou um aumentou no número de e-mails enviados fora do horário do expediente e, também, o volume de reuniões, embora estas tenham reduzido o tempo de duração. Este acúmulo de tarefas tem afetado o humor e bem-estar dos trabalhadores.


Além disso, o dia de trabalho médio aumentou 8,2% - ou 48,5 minutos - durante as primeiras semanas da pandemia, dentre outros apontamentos. Apesar de a Covid estar sob controle sanitário, as pessoas (e especialmente as mulheres) ainda se sentem sobrecarregadas, tendo que se dividir entre as tarefas laborais e as domésticas.


Mas como poderemos buscar soluções práticas, sem comprometer nossa saúde mental e emocional?


Para administrar este novo momento, sigo as dicas de um artigo que apresenta três estratégias que ajudam reagir a situações estressantes no trabalho, transformando-as em experiências significativas. São elas:


1) Planeje seu resultado, idealizando-o, mas mantenha o foco na melhor execução da tarefa, permeando seus detalhes;


2) Idealize a tarefa como uma oportunidade de aprender e melhorar, como pessoa ou como profissional, independentemente do sucesso ou fracasso do resultado;


3) Concentre-se nos seus pontos fortes, ou seja, através de nossa motivação, somos capazes de melhoramos mais rapidamente e nos saímos melhor nas áreas em que somos fortes, que nas áreas em que não temos grandes habilidades ou vocação/paixão.


Na verdade, estamos apenas reprogramando nossas emoções para que sejam nossas aliadas em momentos extremos, voltando nossa atenção e nossa razão às áreas que temos maior controle e competência. 


A fórmula deve ser simples!


Manter a saúde mental deve ser uma tarefa diária.

Acredite em seu potencial e faça o trabalho que precisa ser feito, para alcançar seus objetivos, com leveza e praticidade.

Cultive a confiança em sua capacidade de realização e busque equilíbrio em todas as áreas de sua vida.

Siga firme para vencer os obstáculos, por mais desafiadores que eles possam parecer.

E a sua saúde mental, como você tem buscado o equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Busque fazer uma mentoria sobre propósito e carreira, para que você possa alcançar os resultados desejados, com leveza e satisfação!

avatar GISELE VICTOR BATISTA
Gisele Victor Batista
Top 10 LinkedIn Creator | Consultora ESG, Sustentabilidade e Responsabilidade Social | Mentora Liderança Sustentável e Desenvolvimento Humano | Palestrante Mudanças Climáticas, ODS-Agenda 2030 e Capitalismo Consciente.favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4649 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis