O mercado pet no Brasil é o segundo maior do planeta!
150 milhões de animais de estimação, dos 1,6 BI do mundo, estão no Brasil. Esses dados da Euromonitor e Abinpet ainda mostram um crescimento de 22% em 2021.
Outro dado interessante é que 60% das pessoas consideram o pet como membro da família e 30% como filhos!
Esse mercado movimenta 40 BI no Brasil, entre produtos e serviços oferecidos em todos os nichos do setor.
Desse total, 50% são do segmento de alimentação (Petfood). Apenas 10% do mercado está concentrado em grandes empresas (Petz e Cobasi), sendo 90% de pequenos negócios de diversos nichos. Já no e-commerce, são 18 milhões de acessos mensais, uma parcela ainda pequena de todo o mercado.
No online Petz e Cobasi dominam com mais de 70% de participação, o que demonstra que tem muita oportunidade para negócios mais nichados, que ainda tem pouca participação no digital.
Veja 3 etapas do planejamento para abrir um Pet Shop Virtual e faça o download do Plano de Negócios completo ao final.
Modelo de Negócios
Produtos
As margens brutas (markup) de revenda ficam em média em 1,7x o preço de custo, sendo que rações tem uma margem mais baixa (1,3x) e maior para outros itens como roupas e acessórios (2,0x).
O ticket médio de venda no e-commerce em torno de R$150,00 com taxa de conversão aproximada de 1,5%
Sazonalidades
As sazonalidades do setor pet são mais constantes ao longo do ano, com exceção do inverno, onde roupas para cachorro tem maior demanda do que no restante do ano.
Plano de Negócios Completo
Faça o download e conheça mais sobre o setor: