Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Como a visão computacional pode ajudar seu negócio?

avatar VANESSA ALVES DE MACEDO
Vanessa Alves De Macedofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Como a visão computacional pode ajudar seu negócio?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 14 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Certamente você já percebeu que nosso cotidiano é cercado por diferentes tecnologias e entre elas a visão computacional tem se destacado muito recentemente, ocupando diferentes espaços, desde nossos inseparáveis smartphones até dispositivos e instrumentos médicos até plantas industriais. e os incríveis carros autônomos.

O fato é que a visão computacional está muito presente em nosso dia a dia, por isso é uma das áreas mais pesquisadas da inteligência artificial.

 

Mas o que é visão computacional?

Um dos ramos da inteligência artificial, a visão computacional estuda o processamento de imagens do mundo real, ou seja, dá às máquinas a capacidade de interpretar visualmente diversas informações.

Na prática, a visão computacional ensina computadores e dispositivos a reconhecer imagens e detectar movimento, replicando assim artificialmente a visão humana, e essa informação é processada por um sistema que decide como o computador ou o dispositivo deve se comportar em seguida.

Um exemplo muito simples de visão computacional que temos em nossos smartphones, em diferentes situações, com o uso de mecanismos como reconhecimento facial de usuários por exemplo ao tirar uma selfie ou ao desbloquear o dispositivo, entre outros.

 

Origens da visão computacional

Se a visão computacional tem algo a ver com a última geração em sua mente, então você tem que voltar algumas casas. De fato, os primeiros experimentos com visão computacional datam da década de 1950.

Claro, ainda longe de qualquer tecnologia atual, naquela época eles usavam algumas das primeiras redes neurais para detectar os limites de um objeto e poder classificá-los de uma maneira muito mais simples. é claro que em categorias como quadrados e círculos, só 20 anos depois ocorreu o primeiro uso comercial dessa tecnologia, em que os textos eram interpretados tanto manuscritos quanto datilografados.

Desta forma, conseguiu-se o reconhecimento óptico de caracteres, o que favoreceu muito os deficientes visuais.

Então, na década de 1990, quando a Internet estava crescendo, muitas imagens foram disponibilizadas na World Wide Web (www. dos endereços), resultando em programas populares de reconhecimento de objetos que usam visão computacional e reconhecimento facial, que podem até reconhecer pessoas em vídeos e fotos.

Com todos esses avanços, a visão computacional não só cresceu, como aprimorou e expandiu suas aplicações para os mais diversos campos.

 

Principais Aplicações da Visão Computacional

Como já mencionado, hoje existem muitas aplicações desta tecnologia, além dos smartphones que usamos todos os dias, mas também podemos contar com a visão computacional na:

Agronomia: Irrigação de lavouras e controle de qualidade de produtos;

Sistemas de segurança: Contabilização de entrada e saída de um ambiente capturando e detectando movimento, que pode ser usado tanto para limpar usuários como, por exemplo, reconhecer. Ele também pode ser usado no sistema de câmeras de trânsito da cidade para ler placas e detectar automaticamente veículos roubados ou veículos esperando em frente a postos de controle, e também pode ser usado muito bem por companhias de seguros.

Indústrias: na verificação não invasiva de materiais é possível verificar se o conteúdo das embalagens está completo, evitando, por exemplo, a necessidade de danificar a embalagem do produto. Também pode ser usado na inspeção de máquinas e estruturas e para prevenir acidentes como colisões de máquinas. Outro uso é o reconhecimento de padrões, como B. Identificar etiquetas impressas, códigos, letras e números.

Logística: gestão de frotas;

Esses são apenas alguns dos muitos usos inovadores da visão computacional em nosso dia a dia e, segundo especialistas, a tendência é que nos próximos anos vejamos máquinas cada vez mais inteligentes e capazes de enxergar o que está ao seu redor.

 

Vantagens da Visão Computacional

Sem dúvida na indústria podemos destacar como vantagens:

  • Controle de qualidade de produção no setor têxtil, automotivo ou mesmo alimentício, seguindo um padrão estabelecido;
  • Identificar erros que passariam despercebidos ao olho humano, antecipar problemas e evitar custos;
  • Reduzir riscos e prevenir acidentes;
  • Salve todas as informações na nuvem;
  • Tomada de decisão autônoma que agiliza as lojas físicas e reduz significativamente os custos operacionais, por exemplo, porque os clientes podem fazer suas compras sem precisar ir ao caixa.


Por fim, espera-se que a visão computacional, aliada a outros elementos da inteligência artificial, como as redes neurais, sejam capazes de fornecer resultados ainda mais precisos, e que em muito pouco tempo contribuam para tornar os Processos ainda mais eficientes para beneficiar múltiplos tipos de negócios. 

Como sua empresa cria e aplica em seus ambientes, a inovação?


avatar VANESSA ALVES DE MACEDO
Vanessa Alves De Macedo
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1377 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios