Por: Luciano Do Marco Campos
A algum tempo atrás a vaidade foi considerada um atributo apenas para o público feminino, os homens que eram vaidosos eram prejulgados. Nos dias de hoje, podemos ver que os homens estão cada dia mais preocupados com a aparência corporal, esses cuidados masculinos podem estar conectados muitas vezes ao bem-estar, autoestima e sucesso profissional e pessoal. Diante disso, a vaidade masculina está impulsionando o mercado da beleza no mundo e no Brasil. As mulheres ainda estão liderando o setor, mas cada vez mais, os homens têm sido importantes no mercado de beleza brasileiro.
São muitos itens só para homens: creme para barbear, creme para cabelo, esmalte, tintura para cabelos, creme pra depilar, para tirar ruga, para reduzir abdômen, cintas modeladoras e etc...
Uma das motivações que impulsionam o setor tomando como base a mudança do comportamento masculino em relação à própria beleza são as:
- Boa imagem como forma de promover um bom marketing pessoal:
- Buscar por satisfação com a própria imagem:
- Envelhecimento da população:
- Melhora na autoestima:
- Ser mais saudável:
- Estilo
A vaidade masculina está em constante expansão e a profissionalização dos profissionais de estética e de novos produtos se fazem necessários para melhorar o atendimento desse público. O mercado global de beleza masculina alcançou o valor de US$ 57,7 bilhões em 2017, segundo relatório da Research & Markets. A previsão da consultoria é de que a soma chegue aos US$ 78,6 bilhões em 2023. O mercado brasileiro é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos EUA. Quando se fala em cosméticos, o Brasil está sempre nas primeiras colocações dos rankings, afirma o coordenador de varejo da FGV, Maurício Morgado.
De acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em 2016, 45% dos entrevistados se declararam vaidosos. Tratamentos para o cabelo e pele entraram na rotina masculina. Segundo os dados, 54% dos homens afirmaram que vão com frequência ao salão e 40% deles agendaram consultas com dermatologistas (ABIHPEC, 2018).
Enfim, vaidade não é mais coisa de mulher: os homens estão cada vez mais rigorosos com seu bem-estar e aparência, e esse público tem impulsionado o mercado da beleza no Brasil e no mundo.
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