Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Como a Inteligência Emocional pode ajudar minha equipe?

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Como a Inteligência Emocional pode ajudar minha equipe?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 17 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Em primeiro lugar quero te perguntar;  você sabe o que é Inteligência Emocional? 

Esse termo tem sido amplamente usado nos últimos anos e até parece moda, mas não é!


O termo surgiu em 1990 pelos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer, mas se tornou realmente conhecido em 1995 por Daniel Goleman. Hoje temos muitos pesquisadores que estudam e ensinam sobre o tema. 


Particularmente acompanho dois grandes nomes que também podem te ajudar: Paulo Vieira e Geronimo Theml.


Inteligência Emocional é um conceito da Psicologia que descreve a capacidade que desenvolvemos de reconhecer os próprios sentimentos e os sentimentos das outras pessoas ao nosso redor e a capacidade de lidar com tudo isso.


Vamos lá.


Sabe aquela sensação de alegria repentina que surge às vezes? Ela tem um motivo para acontecer. Quando você consegue desenvolver a capacidade de identificar qual é esse motivo, você desenvolveu uma parte da Inteligência Emocional.


Essa emoção pode vir de uma música que você ouviu e te trouxe uma lembrança boa ou de algo que alguém te falou. A Inteligência Emocional te ajuda a identificar e lidar com essas emoções.


Agora você já imaginou conseguir identificar o que te leva a ter determinadas emoções e conseguir lidar com elas? Controlar emoções negativas que atrapalham seu dia, sua produtividade e suas relações?


Esse é um dos benefícios do desenvolvimento da Inteligência Emocional. Em meus cursos, palestras e treinamentos, eu sempre conto a história de uma manicure que desenvolveu Inteligência Emocional e consegui identificar que a TPM dela a levava à um extremo de emoções negativas.


Ela literalmente brigava com ela mesma!


Com a Inteligência Emocional, ela conseguiu identificar também que uma determinada cliente tinha um comportamento mais ríspido quando não tinha o carinho e a atenção que ela exigia. Então, o que essa manicure fazia? Simplesmente evitava atender a essa cliente no período de sua TPM!


Isso é a Inteligência Emocional identificando os gatilhos que te levam à certas emoções, identificando as emoções do outro e lidando com situações delicadas.


E principalmente não deixando a raiva, a angústia, a tristeza, ou qualquer outra emoção negativa tomar conta do seu momento, do seu dia e atrapalhar seus relacionamentos, sua produtividade e sua vida!


Geronimo Theml fala que Inteligência Emocional; é a capacidade de lidar com nossas emoções. É extrair o melhor de nós mesmos e dos outros!


Mas, você deve estar se perguntando qual a relação de tudo isso com você, gestor de um Salão de Beleza!


Pois saiba que a Inteligência Emocional é considerada hoje uma das melhores ferramentas para desenvolver equipes em qualquer mercado. Sim, desenvolver a Inteligência Emocional em você gestor e na sua equipe trará motivação, engajamento e produtividade.


Vamos entender melhor esses benefícios:


1.  A Inteligência Emocional irá desenvolver melhores relacionamentos interpessoais e isso claramente fará com que sua equipe tenha um engajamento melhor. Eles vão se entrosar e trabalhar melhor em equipe. Sem falar é claro, na relação do profissional com seu público.


2. Desenvolvendo a Inteligência Emocional em você, gestor e em sua equipe, irá melhorar a produtividade e diminuir a procrastinação. Ou seja, aquela mania que temos de deixar tudo para depois isso é causado por ansiedade e estresse, o que será melhorado com o controle das emoções.


3. Você e sua equipe vão aprender a lidar melhor com as próprias falhas. Sabemos que não somos perfeitos, mas aceitar as próprias falhas, aprender e lidar com elas é um grande crescimento para você e para sua equipe.


4. Ações impulsivas serão impedidas. O desenvolvimento da Inteligência Emocional não vai garantir que nunca mais vamos explodir em emoções e errar em nossas atitudes. Mas saber identificar os gatilhos emocionais nos trará maior controle sobre as ações impulsivas.


5. Tanto você gestor, quanto sua equipe desenvolverão a automotivação. Com a Inteligência Emocional, irão saber encontrar dentro de cada um a motivação necessária para cumprir as metas e alcançar todos os objetivos.


6.  Já pensou em diminuir o nível de ansiedade e stress? Sabemos dos problemas que isso traz hoje em dia. A ansiedade e o stress são alguns dos causadores da baixa produtividade e até de faltas ao trabalho. Com o desenvolvimento da Inteligência Emocional, você consegue controlar suas emoções, baixando os níveis de ansiedade e stress.


7.   Diminuir o absenteísmo e a rotatividade. Se você está cansado de contratar e demitir e de ver seus profissionais faltaram e se atrasarem, precisa urgentemente desenvolver a Inteligência Emocional, ela é capaz de dar a estrutura para sua equipe crescer de forma sólida e diminuir com esses problemas.


8. Persistir diante de obstáculos e desafios é possível, quando desenvolvemos a Inteligência Emocional, uma vez que conseguimos identificar nossas emoções e controlar aquilo que nos desanima, nos desmotiva.


9. Criar uma equipe MEP - Motivada, Engajada e Produtiva, você precisa desenvolver a Inteligência Emocional em você gestor, e em todos os profissionais. Essa é a base do meu método Lapidando Pedras Preciosas, onde te ensino a criar e desenvolver uma equipe MEP.


10. Aumento da Autoestima e Autoconfiança. Quando aprendemos a identificar e lidar com nossas emoções e com as emoções e reações de outras pessoas, passamos a acreditar mais em nós mesmos, em nosso potencial e em nossa capacidade. E o gestor ainda ganha o respeito de toda sua equipe.


Sem dúvida alguma, aprender a identificar os gatilhos que nos levam à determinadas atitudes é uma ferramenta que nos auxilia em todo e qualquer relacionamento, seja consigo mesmo ou com o próximo e isso trará crescimento à sua equipe.


Pense nisso e se precisar de ajuda, me chame. Em meus programas de mentoria, trabalho o desenvolvimento da Inteligência Emocional tanto do gestor quanto do profissional do mercado da beleza. 


E em meu método: Lapidando Pedras Preciosas eu te ensino o passo a passo para criar e desenvolver a equipe MEP Motivada, Engajada e Produtiva que vai levar sua empresa ao sucesso!


Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3790 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?