Nós somos, acima de tudo seres emocionais!
Nascemos com emoções primitivas e desenvolvemos muitas outras durante a vida.
E são essas emoções que direcionam, muitas vezes, as nossas decisões e atitudes. Assim, elas podem interferir em todas as áreas de nossa vida.
É claro que nossa atuação profissional não foge à essa regra!
Mesmo
que no ambiente profissional seja muito mais exigido que tenhamos foco, postura
e atitudes mais profissionais, é impossível separar nosso lado cognitivo do
lado emocional.
Por
isso, é cada vez mais urgente que cada gestor entenda a necessidade e a
importância de desenvolver a Inteligência Emocional em sua equipe.
Mas, o que é Inteligência Emocional?
Em
linhas gerais, podemos dizer que Inteligência Emocional é a capacidade de
identificar emoções e saber lidar com elas. E não apenas com nossas próprias
emoções, mas com as emoções das pessoas que nos cercam.
E isso se torna tão importante em um mercado que é essencialmente pessoas!
Gestor, seu público é formado de pessoas e seu maior bem é o capital humano que
você tem seus profissionais, ou seja, pessoas!
Então,
entender de pessoas é vital para que você entenda do seu negócio!
Um
gestor que se preocupa, investe e desenvolve a Inteligência Emocional própria e
de sua equipe, conquista uma equipe mais motivada, engajada e produtiva,
diminuindo indicadores como o absenteísmo (faltas e atrasos), turnover (demissões
e admissões) e reclamações trabalhistas.
Já
pensou ter uma equipe motivada, engajada e produtiva? Aumentar o faturamento de
sua empresa, com profissionais que vestem a camisa e ter um clima gostoso dentro
da sua empresa, onde os clientes se sintam bem e queiram voltar?
Pois
o desenvolvimento da Inteligência Emocional pode trazer essa leveza para as
relações e construir relacionamentos mais fortes e saudáveis.
Como
fazer?
Isso
é assunto para a próxima coluna.
Mas
se quiser saber algumas dicas antes, me segue no Instagram pois esse é o
assunto da semana!