Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Como a inteligência coletiva pode ajudar a acelerar a inovação nas empresas

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Como a inteligência coletiva pode ajudar a acelerar a inovação nas empresas
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 19 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O compartilhamento de conhecimento, a profusão de ideias, a combinação de diversas visões de mundo, a liberdade de expressar opiniões, criar e cocriar são as raízes de um dos maiores ativos das empresas: a inteligência coletiva.


É o que permite  a experimentação com rapidez, a flexibilidade para mudar de direção rapidamente e inovar. Especialmente em tempos incertos e complexos, é essa capacidade que levará as empresas adiante, apesar dos obstáculos e desafios que foram impostos inesperadamente ao longo do caminho.

 

Mais do que nunca, é urgente estabelecer modelos de funcionamento em que a colaboração, a multidisciplinaridade e a autonomia sejam alicerces. Estruturas hierárquicas horizontais, divididas por equipes que reúnem profissionais das mais diversas áreas em torno de um fluxo de valor  e para atender às necessidades dos clientes é a peça-chave para que sua empresa seja verdadeiramente digital e capaz de gerar impactos em escala para clientes, empresas e sociedade. Mas como juntar esses talentos?



Crie novas conexões



O que uma empresa precisa, depois de ter recuperado sua capacidade de inovar e ter clareza sobre quais são suas áreas de especialização, para desencadear o processo de ideação e reduzir o tempo necessário para passar da ideia ao produto? É aqui que a inteligência coletiva realmente entra em jogo. 


Para se tornar efetiva, a inteligência coletiva requer desconstruir o que faz a inteligência individual e reconstruir um novo padrão de pensamento, em escala mais ampla, por meio da criação de novas conexões a fim de ampliar a criatividade.



Crie uma boa colaboração em equipe



Vários fatores influenciam a boa colaboração dentro de um grupo, incluindo um ambiente amigável e a forma como todos têm voz. A inteligência coletiva nas empresas garante esses dois pontos. Em geral, a natureza da colaboração está intimamente ligada à natureza da produtividade.


A inteligência coletiva incentiva a distribuição equitativa da palavra e  os membros a se expressarem. Busca a qualidade de cada pessoa e desenvolve habilidades.


A liberdade de expressão melhora a confiança, que por sua vez gera uma atmosfera calorosa. Tudo isso leva a um ambiente produtivo e à realização de projetos. E como dizem: você não pode mudar uma equipe vencedora.



Desenvolvendo as habilidades das pessoas



A inteligência coletiva nos negócios é considerada a capacidade intelectual de uma equipe ou grupo de pessoas. É o resultado das interações entre as competências individuais e promove o seu desenvolvimento. Uma equipe composta por diversos perfis é ideal para entender sua importância.


A inteligência coletiva permite que cada membro encontre facilmente seu lugar no grupo. Apresenta uma visão comum, ao mesmo tempo que desenvolve os diferentes talentos. Desta forma, os membros são apreciados tanto por suas qualidades individuais quanto por sua contribuição para a satisfação do interesse da empresa.


Em outras palavras, significa que ninguém é esquecido (todos são de fato reconhecidos por seus esforços e pelo seu verdadeiro valor). Isso faz com que os membros se empenhem mais pela causa comum,  impactando no bem-estar da equipe.



Estabeleça um objeto preciso



Outra vantagem da inteligência coletiva nas empresas é trabalhar na modalidade de projeto, ou seja, estabelecer um objetivo preciso. Cria-se assim um verdadeiro centro de sinergia e lucro dentro do grupo, com o objetivo final de satisfação do usuário. Além disso, permite que os membros se auto-organizem, ganhem flexibilidade e assumam responsabilidades.


É importante observar que para que essa modalidade seja bem-sucedida, a inteligência coletiva oferece a possibilidade de escolha do líder do projeto. Como o coletivo tem precedência sobre todo o resto, o líder do projeto é escolhido por suas habilidades de comunicação (e não por subjugar o grupo). Ele também acompanha, orienta e incentiva seus colegas. Com tanto impulso, a meta é rapidamente alcançada e a equipe fortalecida.


Motivação do treinamento e ganho de responsabilidade



Ao trazer entendimento ao grupo, a inteligência coletiva nos negócios torna os objetivos mais precisos. Todos têm uma visão geral do projeto e seus objetivos.


Juntamente com a atmosfera calorosa do ambiente de trabalho, esses objetivos dão motivação extra ao grupo (cargas de trabalho significativas são sempre apreciadas). Ao mesmo tempo, o bem-estar da equipe aumenta.


Em outro nível, a inteligência coletiva aumenta a responsabilidade dos funcionários. Quanto mais motivada a equipe, mais autonomia ela ganha. Assim, cada pessoa traz suas próprias habilidades para a empresa, ficando comprometida até que o projeto seja concluído.



Efeito positivo no grupo



O desenvolvimento da boa vontade dentro da equipe também faz parte do patrimônio da inteligência coletiva. Essa benevolência é gerada pelo compartilhamento de talentos, habilidades, ideias, cultura de troca etc., um efeito positivo em todo o grupo.


A inteligência coletiva é uma das melhores soluções para dar vida nova às suas equipes. Em particular, incentiva o desenvolvimento das competências de cada pessoa, a criação de um bom ambiente e o trabalho em modo de projeto. 


Une e motiva os membros e melhora a sua criatividade. Todos esses fatores levam ao sucesso da empresa.


E você, tem trabalhado a inteligência coletiva com sua equipe? Conte para a gente nos comentários!

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5317 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?