A Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico.
No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial.
Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema:
Como a Geração Z Gasta seu Dinheiro? Estudos apontam as tendências de consumo...
Levantamento da NG.CASH destaca que a posse de bens de consumo duráveis não faz parte dos planos dos jovens; e estudo do Itaú Unibanco, aponta que fastfood e aplicativos de transporte estão entre os gastos mais recorrentes. Os jovens nascidos entre 1995 e 2010, na chamada Geração Z, estão cada vez mais cobiçados pelas empresas, devido a sua entrada no mercado de trabalho e aumento de renda, tornando-os potenciais consumidores.
De acordo com o estudo realizado pelo NG.CASH, com mais de 1 milhão de participantes dessa geração, o público elegeu o PIX como seu principal método de pagamento, correspondendo a 49% das respostas, e o cartão de crédito continua forte, ocupando pouco mais de 40% das transações.
Outra tendência destacada no estudo mostra que os Gen Z ganharam 12% a mais no primeiro trimestre em relação a 2022, e mais ganhos significa mais gastos. Tratando-se das marcas, as duas primeiras colocações foram destinadas a jogos, sendo eles Free Fire e Roblox. Transporte e alimentação aparecem logo em seguida, com destaque para a Uber e para o iFood.
Já o levantamento do Itaú Unibanco aponta que os gastos com jogos eletrônicos e aparelhos de videogames cresceram 519% entre 2022 e 2023. Esses jovens também passaram a gastar muito mais com sites de emprego. Assim, assinaturas em sites como LinkedIn, e outros, cresceu 403% no período que compara os dois primeiros meses do ano passado a este ano.
Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links deste Alerta de Inteligência.
Desta forma, será possível você acessar as fontes de informação que foram utilizadas na construção deste conteúdo, bem como acessar aos links que dão acesso para as Oportunidades de Financiamento.