Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Como a Geração Z Gasta seu Dinheiro? Estudos apontam as tendências de consumo

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como a Geração Z Gasta seu Dinheiro? Estudos apontam as tendências de consumo
Criado em 13 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico. 


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial. 


Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema


Como a Geração Z Gasta seu Dinheiro? Estudos apontam as tendências de consumo...


Levantamento da NG.CASH destaca que a posse de bens de consumo duráveis não faz parte dos planos dos jovens; e estudo do  Itaú Unibanco, aponta que fastfood e aplicativos de transporte estão entre os gastos mais recorrentes. Os jovens nascidos entre 1995 e 2010, na chamada Geração Z, estão cada vez mais cobiçados pelas empresas, devido a sua entrada no mercado de trabalho e aumento de renda, tornando-os potenciais consumidores.


De acordo com o estudo realizado pelo NG.CASH, com mais de 1 milhão de participantes dessa geração, o público elegeu o PIX como seu principal método de pagamento, correspondendo a 49% das respostas, e o cartão de crédito continua forte, ocupando pouco mais de 40% das transações. 


Outra tendência destacada no estudo mostra que os Gen Z ganharam 12% a mais no primeiro trimestre em relação a 2022, e mais ganhos significa mais gastos. Tratando-se das marcas, as duas primeiras colocações foram destinadas a jogos, sendo eles Free Fire e Roblox. Transporte e alimentação aparecem logo em seguida, com destaque para a Uber e para o iFood.


Já o levantamento do Itaú Unibanco aponta que os gastos com jogos eletrônicos e aparelhos de videogames cresceram 519% entre 2022 e 2023. Esses jovens também passaram a gastar muito mais com sites de emprego. Assim, assinaturas em sites como LinkedIn, e outros, cresceu 403% no período que compara os dois primeiros meses do ano passado a este ano.




Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links deste Alerta de Inteligência. 


Desta forma, será possível você acessar as fontes de informação que foram utilizadas na construção deste conteúdo, bem como acessar aos links que dão acesso para as Oportunidades de Financiamento.




avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3804 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?