Realizado pela Ebit | Nielsen desde 2001, o Webshoppers é o estudo de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro e a principal referência para os profissionais do segmento.
Conheça a seguir os principais insights que coletei da edição número 43 da Webshoppers que traz um comparativo do e-commerce brasileiro de 2019 versus 2020, com indicadores muito impactados pela pandemia causada pela COVID-19.
Crescimento do e-commerce
O e-commerce nacional chega a marca histórica de mais de R$87 Bi em vendas em 2020, um aumento de 41% comparado a 2019, além de representar a maior variação de crescimento durante o período analisado (desde de 2011).
Fonte: Ebit | Nielsen Webshoppers 43
Conquista de novos consumidores
Com certeza, algo que contribuiu para este aumento foi o fato de o e-commerce brasileiro ter conquistado 13 milhões de novos consumidores no ano passado, o que aumentou em 23% o total de novos clientes online em relação a 2019.
Fonte: Ebit | Nielsen Webshoppers 43
Outro dado positivo em relação aos novos consumidores na pesquisa é que 83% deles declararam que voltariam a fazer compra online.
Expressivo aumento de Pedidos e do Ticket Médio
Tanto o número de pedidos quanto o ticket médio (valor médio gasto pelos consumidores) tiveram variação positiva de 2019 para 2020, tendo a segunda maior variação nos últimos 10 anos tanto em relação a pedidos quanto a ticket médio.
Fonte: Ebit | Nielsen Webshoppers 43
Caso você tenha interesse em conhecer estratégias práticas de como aumentar o ticket médio da sua empresa, leia o meu artigo Melhore as vendas por meio do aumento do Ticket Médio!
No caso prático deste estudo do Webshoppers, o número de pedidos com frete grátis cresceu 41%, o que mostra que esta estratégia de aumento de ticket médio tem sido muito utilizado e dado certo, visto que geralmente este benefício é ofertado a partir de determinado valor de compra.
Análise por segmentos de lojas
Os principais segmentos de loja selecionados no estudo têm crescimento expressivos em 2020, tendo como exceção somente os segmento automotivo e de bebidas.
Neste ponto, vale o destaque para o crescimento do segmento de petshop, o que reforça o levantamento da Euromonitor International, que diz que o Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos pet do mundo, com 6,4% de participação, perdendo apenas para os Estados Unidos que têm 50% do mercado.
Fonte: Ebit | Nielsen Webshoppers 43
Como os clientes chegam às lojas?
Os sites de busca e redes sociais são os principais caminhos para as lojas, porém, em alguns segmentos, o comportamento do consumidor possui variações tendo ou meios mais relevantes que o levaram até a loja.
Fonte: Ebit | Nielsen Webshoppers 43
O que os resultados desta perguntar sobre como os clientes chegaram na loja reforçam é importância de conhecer a jornada dos clientes e, principalmente, a partir disso, elaborar estratégias que melhorem a atração e a conversão em vendas destes clientes nestes canais.
Resultados em datas sazonais/comemorativas
As datas sazonais/comemorativas têm um forte crescimento no online, impulsionado pela pandemia, representando 34% do faturamento do Total e-commerce.
Fonte: Ebit | Nielsen Webshoppers 43
Ainda em relação às datas sazonais, o Dia dos Namorados apresentou o maior crescimento dentre as datas sazonais com 91% de crescimento em faturamento, movimento cerca de R$4,1Bilhões.
Já o Dia das Mães se destaca com crescimento de 64% em pedidos versus 2019, além disso, o Dia das mães também é a data sazonal com a maior entrada de novos consumidores.
E agora, o que fazer a partir do conhecimento destes dados?
Se você atua principalmente no setor de comércio, é essencial que você faça primeiro um diagnóstico de como está a sua maturidade digital e, em seguida, elaborar um plano de ação para explorar oportunidades e minimizar ameaças do mercado. Conte com o Sebrae para isso, acesse Diagnóstico Maturidade Digital: Descubra seu perfil de vendas online.
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Rafael de Souza (Instagram, Linkedin, Facebook e Telegram)