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Comércio ao vivo: como as empresas de e-commerce podem alavancar suas vendas

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Comércio ao vivo: como as empresas de e-commerce podem alavancar suas vendas
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Criado em 04 AGO. 2021
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Live commerce é um modelo de negócios no qual varejistas, influenciadores ou celebridades vendem produtos e serviços por meio de streaming de vídeo online: o apresentador demonstra, discute a oferta e responde a perguntas do público em tempo real. Uma sessão de transmissão ao vivo pode ocorrer em um site de comércio eletrônico ou em uma plataforma de mídia social. Pode ser específico da loja ou da marca; influenciadores também podem hospedar eventos de transmissão ao vivo promovendo itens de vários fornecedores.

Essa tendência começou na China e já ganhou adeptos em outros países. O TikTok se associou ao Walmart e apresentou seu primeiro evento de venda ao vivo em dezembro de 2020. Dez influenciadores promoveram os produtos do Walmart com algumas demonstrações experimentais durante o evento de uma hora. Os consumidores podiam navegar na lista de itens em destaque e até mesmo fazer um pedido diretamente no aplicativo TikTok durante a transmissão. 

A Amazon também lançou  sua plataforma ao vivo, em que influenciadores promovem itens e conversam com clientes em potencial. O Facebook e o Instagram estão explorando a integração entre comércio eletrônico e mídia social. Por exemplo, o novo recurso Loja no Instagram permite que os usuários naveguem pelos produtos e façam pedidos diretamente na plataforma uma forma de  comércio social.


Benefícios do comércio ao vivo

Muitas empresas ainda estão percebendo os benefícios do Live commerce. Usar esse meio de conteúdo em vendas, marketing e branding pode ajudá-lo a se conectar com seu público muito mais do que textos, imagens e outros conteúdos estáticos. Vamos dar uma olhada em alguns benefícios do Live commerce.

É envolvente

Você sabia que 80% das pessoas preferem assistir uma live de uma marca do que ler uma postagem em seu blog? A transmissão ao vivo é muito mais envolvente porque faz com que o público se sinta parte de discussões mais íntimas com as marcas. 

A natureza em tempo real da transmissão ao vivo pode ajudar seus espectadores a se sentirem como se estivessem em um bate-papo por vídeo com um amigo, em vez de assistir a um vídeo pré-gravado muito editado.

Quando um vídeo está sendo transmitido ao vivo, ele cria um pouco de FOMO (no inglês, fear of missing out medo de ficar fora do mundo tecnológico ou a não se desenvolver ao mesmo ritmo que a tecnologia). Os espectadores não querem perder o conteúdo e provavelmente irão imediatamente direcionar sua atenção para um vídeo que pode não estar disponível posteriormente.


Experiência de compra realista 

Embora muitos consumidores gostem de fazer compras online, ainda existem algumas pessoas que preferem comprar determinados produtos pessoalmente. Às vezes, as fotos não mostram realmente a qualidade de um produto, o que deixa alguns clientes desconfortáveis.

As roupas são um dos principais produtos que as pessoas gostam de comprar pessoalmente porque as fotos podem dificultar a visualização do corte e do tecido. No entanto, quando os varejistas ou influenciadores experimentam os looks em vídeo e mostram várias nuances das peças, os compradores têm uma ideia melhor de como são os produtos.

É acessível

Existem maneiras gratuitas de transmitir ao vivo por meio das redes sociais, mas até mesmo seguir uma rota mais profissional é bastante acessível.

Para o Live commerce, é possível fazer uma transmissão pelo seu smartphone ou tablet. Tudo que você precisa é de um aplicativo e uma solução de streaming profissional. Conforme você escala, provavelmente serão necessários investimentos adicionais, mas é muito simples e barato para começar. 

Embora a transmissão ao vivo diretamente pelo seu site dê a você mais controle sobre a marca e outros elementos que cercam o player de vídeo, muitos optam por ir ao vivo no Instagram ou no Facebook. O Live commerce nas redes sociais é totalmente gratuito e permite que você entre em sua comunidade online existente. 


Como usar a transmissão ao vivo no e-commerce

Como mencionamos, você pode usar o comércio ao vivo por meio de um mercado online ou de suas plataformas independentes.

Você pode usar o Live commerce em qualquer um desses tipos de plataformas de várias maneiras. As únicas restrições são sua imaginação e criatividade! Vamos examinar algumas das maneiras mais comuns que as marcas de comércio eletrônico usam a transmissão ao vivo.


Marketing de influência

O marketing de influência é uma tática que as marcas usam para promover seus produtos por meio de figuras públicas influentes com um público-alvo semelhante. 

Por exemplo, uma marca de roupas de bebê pode fazer parceria com uma mãe cuja marca é construída em torno da maternidade e de seus filhos. Uma empresa de videogame pode ser parceira de um jogador conhecido na comunidade de eSports.

O marketing de influência abre muitas portas para o comércio ao vivo. Em muitas parcerias dessa natureza, as marcas exigem que seu parceiro influenciador poste fotos, vídeos e postagens de blog deles usando produtos selecionados. Às vezes, as marcas dão aos influenciadores códigos promocionais especiais para oferecer a seus seguidores para acompanhar essas postagens. 

No entanto, existem algumas maneiras de incorporar streaming de vídeo ao vivo a esses contratos. Uma opção popular é fazer com que esses influenciadores desembrulhem seus produtos em transmissões ao vivo. Isso permite que o público veja suas reações e impressões reais sobre seus produtos.

Outra abordagem é co-hospedar transmissões ao vivo em suas plataformas de marca com influenciadores relevantes. Isso ajuda você a criar seguidores e "influenciar" os espectadores a comprar seus produtos.


Leilões de transmissão ao vivo

Leilões imobiliários e leilões de arrecadação de fundos são dois tipos populares de eventos que são transmitidos online. A natureza em tempo real desses leilões coloca um pouco de pressão sobre os licitantes, e essa urgência pode ajudar a aumentar as vendas.

Transmissão de eventos ao vivo

Muitas marcas usam Live streaming  para permitir que convidados remotos participem de grandes eventos. Desfiles de moda, revelações de produtos e outros



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