A Live commerce é um modelo de negócios no qual varejistas, influenciadores ou celebridades vendem produtos e serviços por meio de streaming de vídeo online: o apresentador demonstra, discute a oferta e responde a perguntas do público em tempo real.
Uma sessão de transmissão ao vivo pode ocorrer em um site de comércio eletrônico ou em uma plataforma de mídia social. Pode ser específico da loja ou da marca, influenciadores também podem hospedar eventos de transmissão ao vivo promovendo itens de vários fornecedores.
Essa tendência começou na China e já ganhou adeptos em outros países. O TikTok se associou ao Walmart e apresentou seu primeiro evento de venda ao vivo em dezembro de 2020.
Dez influenciadores promoveram os produtos do Walmart com algumas demonstrações experimentais durante o evento de uma hora. Os consumidores podiam navegar na lista de itens em destaque e até mesmo fazer um pedido diretamente no aplicativo TikTok durante a transmissão.
A Amazon também lançou sua plataforma ao vivo, em que influenciadores promovem itens e conversam com clientes em potencial. O Facebook e o Instagram estão explorando a integração entre comércio eletrônico e mídia social. Por exemplo, o novo recurso Loja, no Instagram, permite que os usuários naveguem pelos produtos e façam pedidos diretamente na plataforma, uma forma de comércio social.
Muitas empresas ainda estão percebendo os benefícios do Live commerce. Usar esse meio de conteúdo em vendas, marketing e branding pode ajudá-lo a se conectar com seu público muito mais do que textos, imagens e outros conteúdos estáticos. Vamos dar uma olhada em alguns benefícios do Live commerce.
Você sabia que 80% das pessoas preferem assistir uma live de uma marca do que ler uma postagem em seu blog?
A transmissão ao vivo é muito mais envolvente, porque faz com que o público se sinta parte de discussões mais íntimas com as marcas.
A natureza em tempo real da transmissão ao vivo pode ajudar seus espectadores a se sentirem como se estivessem em um bate-papo por vídeo com um amigo, em vez de assistir a um vídeo pré-gravado muito editado.
Quando um vídeo está sendo transmitido ao vivo, ele cria um pouco de "FOMO" (no inglês, Fear Of Missing Out, medo de ficar fora do mundo tecnológico ou a não se desenvolver ao mesmo ritmo que a tecnologia). Os espectadores não querem perder o conteúdo e provavelmente irão imediatamente direcionar sua atenção para um vídeo que pode não estar disponível posteriormente.
Embora muitos consumidores gostem de fazer compras online, ainda existem algumas pessoas que preferem comprar determinados produtos pessoalmente. Às vezes, as fotos não mostram realmente a qualidade de um produto, o que deixa alguns clientes desconfortáveis.
As roupas são um dos principais produtos que as pessoas gostam de comprar pessoalmente, porque as fotos podem dificultar a visualização do corte e do tecido. No entanto, quando os varejistas ou influenciadores experimentam os looks em vídeo e mostram várias nuances das peças, os compradores têm uma ideia melhor de como são os produtos.
Existem maneiras gratuitas de transmitir ao vivo por meio das redes sociais, mas até mesmo seguir uma rota mais profissional é bastante acessível.
Para o Live commerce, é possível fazer uma transmissão pelo seu smartphone ou tablet. Tudo que você precisa é de um aplicativo e uma solução de streaming profissional.
Conforme você escala, provavelmente serão necessários investimentos adicionais, mas é muito simples e barato para começar.
Embora a transmissão ao vivo diretamente pelo seu site dê a você mais controle sobre a marca e outros elementos que cercam o player de vídeo, muitos optam por ir ao vivo no Instagram ou no Facebook.
O Live commerce nas redes sociais é totalmente gratuito e permite que você entre em sua comunidade online existente.
Como mencionamos, você pode usar o comércio ao vivo por meio de um mercado online ou de suas plataformas independentes.
Você pode usar o Live commerce em qualquer um desses tipos de plataformas de várias maneiras. As únicas restrições são sua imaginação e criatividade! Vamos examinar algumas das maneiras mais comuns que as marcas de comércio eletrônico usam a transmissão ao vivo.
O marketing de influência é uma tática que as marcas usam para promover seus produtos por meio de figuras públicas influentes com um público-alvo semelhante.
Por exemplo, uma marca de roupas de bebê pode fazer parceria com uma mãe cuja marca é construída em torno da maternidade e de seus filhos.
Uma empresa de videogame pode ser parceira de um jogador conhecido na comunidade de e-Sports.
O marketing de influência abre muitas portas para o comércio ao vivo. Em muitas parcerias dessa natureza, as marcas exigem que seu parceiro influenciador poste fotos, vídeos e postagens de blog deles usando produtos selecionados. Às vezes, as marcas dão aos influenciadores códigos promocionais especiais para oferecer a seus seguidores para acompanhar essas postagens.
No entanto, existem algumas maneiras de incorporar streaming de vídeo ao vivo a esses contratos. Uma opção popular é fazer com que esses influenciadores desembrulhem seus produtos em transmissões ao vivo. Isso permite que o público veja suas reações e impressões reais sobre seus produtos.
Outra abordagem é co-hospedar, transmissões ao vivo em suas plataformas de marca com influenciadores relevantes. Isso ajuda você a criar seguidores e "influenciar" os espectadores a comprar seus produtos.
Leilões imobiliários e leilões de arrecadação de fundos são dois tipos populares de eventos que são transmitidos online. A natureza em tempo real desses leilões coloca um pouco de pressão sobre os licitantes, e essa urgência pode ajudar a aumentar as vendas.
Transmissão de eventos ao vivo
Muitas marcas usam Live streaming para permitir que convidados remotos participem de grandes eventos. Desfiles de moda, revelações de produtos e outros eventos semelhantes se enquadram na categoria de comércio ao vivo. Você pode transmitir praticamente qualquer evento que hospedar!
Se você decidir iniciar um canal de transmissão ao vivo, siga estas dicas para maximizar a eficácia.
Interaja com seus seguidores e estabeleça vínculo social. O comércio eletrônico ao vivo é um canal altamente interativo. Uma sessão de transmissão ao vivo não trata apenas de promover seus produtos, mas também de promover e manter relacionamentos de longo prazo com seus clientes. Posteriormente, eles poderão advogar pelo seu negócio. E como construir uma base leal leva tempo, você não pode simplesmente experimentar a transmissão ao vivo por algumas semanas e depois abandoná-la.
Use ofertas e brindes para aumentar o engajamento. Quando os usuários acessam um novo canal, eles não têm certeza do que esperar. Recompensas imediatas, como cupons ou outras ofertas, dão motivos para eles ficarem lá por mais tempo, explorar o que você tem a oferecer e até mesmo fazer pedidos.
Garanta uma experiência omnichannel perfeita. A facilidade de compra é crucial para o sucesso de uma sessão de transmissão ao vivo. Os espectadores devem ser capazes de fazer compras sem esforço diretamente no canal. Vincular os itens às suas páginas de detalhes do produto e oferecer opções de pagamento com um clique pode reduzir o número de etapas na finalização da compra.
Respeite a imagem de sua marca, mas seja ágil e acomode os perfis de seus espectadores. O espectador da transmissão ao vivo pode ser um pouco diferente da maioria do seu público; certifique-se de usar a linguagem certa ao interagir com ele.
Ouça o feedback e coloque-o em prática. Novos canais são novas aventuras para empresas; contratempos e erros são inevitáveis durante a fase preliminar. Solicite ativamente o feedback dos seguidores que participam das sessões de transmissão ao vivo. Saiba o que eles querem e coloque as informações na estrutura e no conteúdo da sua transmissão ao vivo.