Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Comece do ZERO com pouco R$

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Comece do ZERO com pouco R$
Criado em 16 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Por isso, abrir um novo negócio pode ser a solução para muitas pessoas. 


Mas, essa pode não ser uma tarefa fácil, principalmente se tiver pouco ou nenhum recurso necessário para começar essa fase no mundo dos negócios. O primeiro passo é pensar que ao abrir uma empresa, a maior parte do seu tempo será destinada a ela, ou seja, pense o que te dá prazer, o que você gostaria de depositar seu tempo, investimento e vontade?


Olhar para as opções de mercado que já foram testadas, como as franquias, não é uma má ideia. Mas também, não se pode descartar, de primeira, que a sua paixão e/ou vocação seja uma boa proposta. Então, nada melhor do que escolher um tipo de investimento que seja agradável para você, não é mesmo?


Tenho vontade ou sonho de iniciar um negócio, mas não tenho muito dinheiro. Não se preocupe, com as dicas certas é possível iniciar uma atividade empreendedora e alcançar grandes resultados. 



Dicas para iniciar um negócio do zero

As fases iniciais no processo de abrir um negócio costumam ser mais complicadas. Porém, aos poucos o caminho vai se aplainando e o empreendedor vai aprendendo a lidar com os desafios que um novo negócio pode trazer.


E, com muito trabalho e as dicas e metas certas, esse caminho vai se tornando mais tranquilo e os resultados positivos vão aparecendo.


Vamos aprender qual é o melhor caminho para iniciar essa nova jornada?



Planejamento

Estruturar um plano de negócios é o primeiro passo na fase inicial de qualquer empreendedor.

A organização é um fator crucial quando se trata de um novo negócio, principalmente quando não possui os recursos necessários. Somente com a devida organização que essa fase e o processo como um todo poderá alcançar resultados positivos.


O plano de negócio é fundamental, pois é através dele que são realizadas pesquisas de mercado, possibilitando ao empreendedor planejar todos os caminhos e etapas do seu negócio.


Assim, executar e atingir todas as metas se torna mais fácil, podendo prever eventuais imprevistos ao longo da trajetória.


Público-alvo

Quem você quer atingir com seu produto ou serviço? Ao saber quem é o público-alvo que você pretende alcançar, ajudará a entender qual é o melhor lugar para abrir o negócio, quais as melhores estratégias a serem utilizadas e, principalmente, todos os detalhes que o produto deverá possuir.


É preciso conhecer todas as características do seu cliente.


Realize uma pesquisa no mercado para ter conhecimento de quem são, qual gênero, faixa etária e o que o seu produto ou serviço poderia oferecer para se tornar diferencial para essa classe de pessoas.


Solucionar as dores do seu público-alvo é o objetivo do produto ou serviço. Ao demonstrar que você consegue solucionar esse desejo, sua marca terá destaque no mercado, proporcionando soluções que os produtos ou serviços concorrentes não oferecem e, consequentemente, os resultados positivos começam aparecer.



Marketing

Investir em marketing desde a fase inicial do negócio é o que trará os resultados que você espera. 

O marketing na fase inicial irá garantir que os clientes de grande potencial sejam alcançados, pois o seu negócio irá ganhar visibilidade, mesmo ainda, não tendo grande circulação no mercado.


Isso, poderá trazer possíveis sócios e alcançar o público alvo pretendido. 


Um negócio não consegue ir longe sem um bom plano de marketing. Você precisa que, o quanto antes, o seu negócio seja notado, assim conseguirá atingir mais pessoas e começar a girar o seu negócio e alcançar o sucesso almejado.



Parcerias

Não queira abraçar o mundo sozinho. Procure ajuda. A escolha de um sócio pode trazer muitos benefícios, pois nesse caso é possível agregar conhecimento de mercado e, também, dividir todos os gastos com recursos iniciais.


Mas, é necessário que todos os envolvidos possuam os mesmos objetivos e expectativas para que a sociedade se torne cada vez mais produtiva e alcance grandes resultados.


Não só na fase inicial, mas como em todos os momentos do mundo do empreendedorismo é preciso ter muita cautela, é preciso conhecer e estudar muito o mercado que vai atuar, estar atualizado de todas as tendências e mudanças propostas e conhecer questões burocráticas relacionadas à administração para que todo o processo ocorra de forma segura e previamente planejada.


Todo conhecimento alinhado ao planejamento bem estruturado faz com que o negócio alcance as metas traçadas e permaneça em níveis de crescimento contínuo, por isso pensar em todas as fases de desenvolvimento do negócio é de fundamental importância.  


Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5333 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?