Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Superando Adversidades: A Inspiração de um Empreendedor Determinado

avatar CARLOS ALBERTO FELIX DOS SANTOS
Carlos Alberto Felix Dos Santosfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Superando Adversidades: A Inspiração de um Empreendedor Determinado
Criado em 26 JUL. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

São as adversidades da vida que nos trazem crescimento e fortalecimento para dias ainda mais difíceis. 


Temos essa ótica toda vez que voltamos ao passado e recordamos quantos desafios e obstáculos que, naquele momento, achávamos que seriam intransponíveis.


Minha experiência de vida e profissional

  

Quero passar aqui um pouco de minha experiência de vida e profissional onde, ao sair do sistema de contratação por CTPS, iniciei minha jornada como empreendedor, justamente num intervalo de um afastamento por motivo de saúde do qual, quando terminou, saí da empresa que trabalhava e comecei um pequeno negócio de multi serviços gráficos, com xerox, encadernação, edição e conversão de vídeos de VHS/DVD, fotografia, entre outros, na cidade de Cuiabá-MT.


Permaneci um ano com o negócio que, por falta de público, ponto fraco e de reserva de caixa, acabei fechando. 


A empresa que nasceu em meio ao caos

  

Me vi numa situação difícil, embaraçosa, porém, aproveitei os cacos que sobraram dessa aparente derrota e, reciclando uma "empena", a mídia do negócio falido, a transformei numa cobertura para uma churrasqueira que emprestei de um primo meu e comecei a assar carne e frango nos finais de semana de fronte à minha casa, no quintal. Afinal, não poderia ficar exposto à chuva, uma vez que a casa onde eu morava não tinha sequer garagem coberta. 


Deste recomeço, nasceu a OFFICINA SAPORE, nome que remete a "laboratório do sabor", onde passei a desenvolver receitas, busquei aperfeiçoamento técnico com curso de molhos e massas Italianas na cidade de São Paulo (Faculdade do Senac) e desde lá, pela graça de Deus, venho superando dificuldades com muita determinação e inovação provocada pela busca constante de conhecimento técnico e de mercado. 


Passado aquela crise inicial e refeito o susto, os resultados positivos começaram a surgir e, percebendo que o ponto comercial em casa não era o mais adequado, resolvi investir na aquisição de um food truck para vender massas e molhos na rua. Mais uma vez, uma guinada para baixo, pois apesar de muito bem elaborado o projeto, percebi que o clima da cidade não combinava com o cardápio e resolvi mudar para o Paraná, onde o clima é mais ameno e que tenho muita afinidade,  Estado em que havia morado em minha juventude na companhia de meus pais.


Neste meu retorno, inicialmente para cidade de Umuarama, por um período de dois anos, percebi que o problema do negócio do foodtruck não render o necessário não era o conflito do clima com o cardápio (massas), mas do público circulante. Sim, o tráfego de consumidores na rua era para lanches e não para massas. Meu cardápio era focado para o público AB, que geralmente não come em trailer's, pois prefere lugares mais confortáveis. 


Sempre há como recomeçar


Com essa nova recaída nas vendas, resolvi mudar-me com a família para Paranavaí, minha cidade predileta no noroeste paranaense, onde há mais de 20 anos eu tive a oportunidade de morar e trabalhar numa empresa de pavimentação onde deixei na ocasião as portas abertas.


Procurei meu ex-patrão e pedi um apoio de indicação de algum trabalho temporário até eu passar aquele momento transitório. Daí percebi o valor de ser honesto e de agir corretamente onde trabalhamos, pois além de me oferecer um serviço temporário de três meses para organizar o almoxarifado da empresa, meu amigo e ex patrão indicou um trabalho para minha esposa num hospital da cidade, como nutricionista, sua formação.


Aprendi que para evoluir se faz necessário estudar. Por isto, cursei também a faculdade de Processos Gerenciais já aqui na cidade de Paranavaí, que além de me proporcionar conhecimento técnico de gestão, veio de brinde uma importantíssima rede de relacionamento (network) que fez várias pontes para meu negócio crescer.


Passados estes períodos de adaptação, enquanto eu trabalhava na empresa, fazíamos pães em casa para reforçar o orçamento, uma vez que resolvi vender o foodtruck e não poderia gastar todo este recurso resultante da venda do veículo.


Terminei a faculdade, minha esposa não se adaptou no hospital e firmamos o propósito de trabalhar realmente como empresa e fomos a luta.


Desenvolvemos uma receita do Ciabatta (pão Italiano à base de azeite de oliva), pães caseiros simples e recheados, pães de batata, pão integral, um doce assado chamado de samantha e as massas Italianas sob encomenda. 


Começamos a produzir diariamente e eu saí às ruas desta cidade que amamos muito e fui fazer minha clientela. A notícia foi passando de boca em boca e, graças a Deus, desde então não paramos de crescer, sempre buscando novos clientes e desenvolvendo novas receitas.


Nossos clientes são nosso maior patrimônio. Os tratamos da melhor maneira possível, inclusive, dando-lhes o mimo de retirarmos ou incluirmos ingredientes de acordo com seus gostos pessoais, exclusividade total, pois temos como missão servir o nosso melhor sempre.


As lutas sempre foram acirradas, mas todas elas vencidas!

 

A mensagem que quero passar aqui é que não devemos desistir de nossos sonhos e até mesmo de nossa sobrevivência por conta das adversidades, pois sempre haverá uma alternativa à nossa mão para nos livrarmos do dia da angústia. Basta olhar ao redor, ver o que sobrou, buscar dentro de si a experiência ou conhecimento que já tem e começar imediatamente com iniciativa,  uma reação positiva de não aceitar a adversidade como derrota, mas como ensinamento buscar nova atividade.


Considerar sempre que tem um Deus que é justo e fiel para nos amparar em nossas fraquezas e nos revitalizar para um novo tempo de esperança de dias melhores. Mas, tem que crer e agir instantâneamente. 


Temos muito ainda a aprender, a desenvolver, mas estamos felizes pelo que Deus já nos ajudou a realizar. 


Somos conhecidos na cidade pela qualidade de nossos produtos, atendemos vários moradores de condomínios de alto padrão, como também os queridos comerciantes, comerciários e donas de casa, pois todos tem a mesma importância para nós, nossa bela comunidade de Paranavaí, amamos viver aqui!


Queremos passar nosso know-how para outras pessoas que queiram empreender, através de palestras e treinamentos, para que estas possam, até mesmo a partir de suas casas, produzirem e gerarem suas rendas.


Gratidão!

Carlos Felix

Officina Sapore.




avatar CARLOS ALBERTO FELIX DOS SANTOS
Carlos Alberto Felix Dos Santos
Empresa individual M.E.I., fundada em 2013 na cidade de Cuiabá-MT, atualmente sediada na cidade de Paranavaí-PR, trabalhando na produção de produtos de panificação artesanais de pães caseiros e massas Italianas gourmet, grissinis e doces assados. Atuando na praça há mais de 7 anos, com venda direta e indireta, através de PDVs e de entregas delivery. Tendo por missão oferecer sempre os melhores produtos, elaborados de maneira adequada e com segurança alimentar e muito sabor. favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7440 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?