Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Participe da 14ª edição da Semana do MEI

avatar DANIELE MARTIN NALINI KALIL
Daniele Martin Nalini Kalilfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Participe da 14ª edição da Semana do MEI
Criado em 22 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Começou hoje a 14ª edição da Semana do MEI! Ao longo dos anos, já foram mais de 2 milhões de clientes atendidos, e agora é a sua vez de participar deste evento imperdível.


Mas antes, você sabe o que é ser MEI? 


Ser um Microempreendedor Individual (MEI) é uma forma simplificada de iniciar e formalizar um negócio no Brasil. O MEI foi criado pelo governo para incentivar a formalização de pequenos empreendedores, oferecendo benefícios e facilidades na legalização e administração de suas atividades. 


Quem pode ser MEI?


É destinado a pessoas que trabalham por conta própria e possuem uma atividade econômica de pequeno porte. Pode ser um empreendedor individual que atue sozinho ou que tenha no máximo um funcionário. É importante ressaltar que algumas atividades específicas não são permitidas para o registro como MEI, como, por exemplo, atividades intelectuais de natureza técnica ou científica, consultorias, entre outras.


Uma das principais vantagens de ser MEI é a simplicidade do processo de registro e a redução de burocracia. 


Como posso me tornar MEI?


Para se tornar um MEI, basta acessar o Portal do Empreendedor, preencher um cadastro com informações pessoais e do negócio, e obter o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Após essa etapa, o MEI recebe um Certificado de Microempreendedor Individual, que oficializa a sua situação empresarial. 


 

Você sabia que ao se tornar MEI, o empreendedor passa a contar com diversos benefícios?


  • Legalização da empresa, o que proporciona segurança jurídica e a possibilidade de emitir notas fiscais para seus clientes. 

  • Acesso facilitado a serviços bancários, como abertura de conta jurídica e acesso a linhas de crédito especiais. 

  • O MEI também possui uma carga tributária simplificada e reduzida. O empreendedor paga um valor fixo mensal, conhecido como DAS (Documento de Arrecadação Simplificada), que engloba os impostos devidos. 

  • Esse valor varia de acordo com a atividade exercida e é destinado ao INSS (Previdência Social), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e/ou ISS (Imposto sobre Serviços). Dessa forma, o MEI fica em dia com suas obrigações fiscais sem a necessidade de lidar com complexas declarações ou cálculos tributários.

  • Outra vantagem é a cobertura previdenciária do MEI. Ao contribuir mensalmente com o INSS, o empreendedor tem acesso aos benefícios da Previdência Social, como aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte. 
 

Limitações do MEI


Existe um limite de faturamento anual máximo estabelecido pelo governo, que é atualizado anualmente. Caso o faturamento ultrapasse esse limite que é R$ 81.000,00, o MEI precisará migrar para outra categoria empresarial, como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP)Saiba a diferença entre elas aqui.


 

Chegou a sua vez!


Se você tem o desejo de empreender, está buscando se formalizar como MEI ou já é um microempreendedor individual, a Semana do MEI é especialmente para você! Este evento proporcionará uma oportunidade única de aprendizado, conexões valiosas e experiências que podem transformar sua vida e seu negócio.


Durante os dias do evento, abordaremos uma ampla gama de tópicos relevantes para o empreendedorismo. Discutiremos sobre comportamento empreendedor, estratégias para formalizar ou impulsionar seu negócio, orientações para obter crédito, gestão financeira eficaz, inovação, transformação digital, atendimento ao cliente excepcional, técnicas para vender mais e melhor, marketing e muito mais.


Estamos oferecendo eventos tanto online quanto presenciais em todo o país. Confira a programação e garanta sua participação na Semana do MEI 2023


Não perca tempo! Venha fazer parte dessa jornada de conhecimento, networking e crescimento profissional. Inscreva-se agora mesmo e marque presença na Semana do MEI 2023.


De 22 a 26 de maio

Clique aqui para ver a programação



avatar DANIELE MARTIN NALINI KALIL
Daniele Martin Nalini Kalil
Atualmente atuo como curadora de conteúdo na comunidade Sebrae, que é uma plataforma valiosa para os empreendedores, e estou orgulhosa em fazer parte deste time. Sou formada em Comunicação Digital com pós em Design Gráfico. Amo criar e desenhar. favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7382 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?