A pandemia do novo coronavírus deixou os consumidores mais atentos e reflexivos. Uma pesquisa realizada pela Mosaiclab em 17 países e apresentada durante a maior feira de varejo do mundo, a NRF Retails Big Show, evidenciou algumas das vontades deste novo perfil de cliente e o que ele espera do varejo. Por isso, o Sebrae Alagoas traz algumas dicas para que o empreendedor possa ficar atento aos principais aspectos novos dos consumidores e adeque o propósito da empresa ao público.
Segundo a pesquisa mencionada, os consumidores desejam ver no varejo nos próximos anos as seguintes características: intensificação de interação nas lojas digitais; interação digital nos restaurantes; lojas inteligentes; serviços de customização; conhecimentos específicos e treinamento; experiência de smart shop; experiência em loja; live commerce; economia compartilhada e entrega via drone.
Consumidores mais conectados
Com esse cenário, o cliente está cada vez mais conectado. Mas é preciso que o empreendedor perceba esse cliente no mundo online e offline e crie estratégias de forma híbrida, seja no mundo físico ou digital, o chamado Figital. Oferecer experiências ao cliente também é crucial.